No último domingo (2) aconteceu um festival de rock no Mercenários Gastrobar a fim de arrecadar doações para o Rio Grande do Sul, em solidariedade às fortes chuvas que atingiram o estado no último mês.

Nesta terça-feira (4) os alunos do PET História da UEPG (Programa de Educação Tutorial de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa) promoveram a doação de caixas de leite para a instituição Lar das Vovozinhas Balbina Branco, em Uvaranas. Foram doados mais de mil reais em caixas de leite para cumprir a demanda feita pela instituição, antes do grupo desenvolver trabalho de história oral com os idosos.

A Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa arrecada agasalhos no concerto “Música para aquecer o coração: Grandes Aberturas”. Realizado no Cine Teatro Ópera, na noite do último domingo (2), teve como ingresso a doação de roupas para a comunidade carente do município.

A última quarta-feira (29) foi marcada pela marcha Maio Furta-Cor em prol da conscientização sobre a saúde mental materna. O movimento teve início na praça Barão de Guaraúna e saiu em passeata até o parque Ambiental.

O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa arrecadou, nas últimas semanas, mais de uma tonelada de donativos para o Rio Grande do Sul, e já enviou  todo o material (água, roupas, alimentos, material de higiene, calçados) em 58 carregamentos. O estado gaúcho precisou da ajuda dos brasileiros, em razão das fortes chuvas que atingiram o sul do país, provocadas por mudanças climáticas. Segundo dados do Laboratório de Ciências do Clima e do Ambiente da Universidade Paris-Saclay, da França, essas  mudanças foram causadas pelo próprio homem. O que aconteceu na região é resultado da interferência humana no meio ambiente e, por isso, por exemplo, Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo atualmente tem 15% mais precipitação do que no ano passado.  Mesmo com o período para doações encerrado, o trabalho voluntário ainda ocorrerá por mais uma semana no 2° Grupamento de Bombeiros. A intenção é reunir o restante dos itens recebidos da comunidade para encaminhar aos municípios gaúchos afetados pelas enchentes.

A Comunidade Servos dos Pobres, formada em 2016, atua há vários anos trabalhando para amenizar o sofrimento das pessoas em situações de extrema pobreza. Os membros trabalham com o oferecimento de conforto espiritual, doações, visitas realizadas por voluntários que atendem às urgências das famílias necessitadas, fabricação e distribuição de fraldas geriátricas, obtenção de empréstimo de cadeiras de rodas, cama de banho, camas hospitalares, colchões, muletas e bengalas.

 

O Ginásio Jamal Farjallah Bazzi foi sede da segunda edição do RecreaTEA em Ponta Grossa. A Recreação do Transtorno do Espectro Autista ocorreu na sexta-feira (12) oferecendo atividades recreativas, palestras, jogos e modalidades esportivas. Cerca de 100 autistas e pais participaram da atividade organizada pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Secretaria de Educação. O evento era gratuito para a comunidade.

No último dia de evento, a representatividade feminina esteve presente para defender o combate a violência contra a mulher

No último domingo (7), no Ginásio Zukão, ocorreu o “Encontro de Capoeira - Identidade Feminina” dentro da Semana Municipal da Capoeira. O evento reuniu escolas e grupos de capoeira de várias cidades paranaenses em torno de uma programação de combate à violência contra a mulher, com dinâmicas sobre musicalidade na capoeira, classificação das cantigas na capoeira, maculelê e roda.

A Gerar é uma organização não governamental que oferta cursos para jovens de baixa renda em Ponta Grossa. O projeto atua na região dos Campos Gerais desde 2021, com o objetivo de atender o maior número jovens que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho e possuem entre 14 e 24 anos. Para participar dos cursos é necessário se inscrever através do site gerar.org.br. Após o candidato realizar a inscrição, ele passa por uma pré-seleção que confere se o perfil atende aos requisitos da vaga.

Dos dias 21 de novembro a 3 de dezembro, a Biblioteca Pública Professor Bruno Enei recebeu a ‘Casa dos Sentidos’, uma mostra interativa sobre vivências de crianças e adolescentes com autismo. A exposição é produzida pela Guanabara Produções Culturais, com apoio da Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa.

Com 30 anos de projeto, a moradora de Ponta Grossa, Maria de Lourdes Passos, arrecada doces e brinquedos que são distribuídos, alguns dias antes do Natal, nas seguintes vilas: Costa Rica, Andorinhas, Londres, Panamá e Padre Roque. A distribuição ocorre por meio de uma carreata que circula nesses locais. Esse é o momento em que Maria de Lourdes veste-se de Mamãe Noel juntamente com amigos para distribuir os doces e brinquedos para a criançada.

Neste ano, a Campanha Bom Pastor iniciou em agosto com a chegada de cartas destinadas enviadas ao Papai Noel.  A ação social, organizada por Dacio dos Santos, divulga a campanha nas redes sociais e arrecada doces, roupas, brinquedos, além de atender pedidos feitos pelas crianças. 

Camila Souza Ferreira, Heloisa Ribas Bida, Larissa Lillo Del Pozo e Tayná Landarin Rodrigues, alunas do terceiro ano de Jornalismo da UEPG, conquistaram o segundo lugar no projeto “‘Adote uma Causa” do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). As acadêmicas produziram um vídeo utilizando Inteligência Artificial (IA) sobre o Núcleo Assistencial Pequeno Anjo, instituição que realiza acolhida de crianças vulneráveis em Ponta Grossa. O projeto “Adote uma causa” envolve acadêmicos e profissionais da área da comunicação, gestão e tecnologia, e produz trabalhos sociais voltados a ONG 's e OSC ‘s associadas ao GRPCOM. 

 

A capoterapia é a modalidade da capoeira direcionada principalmente aos idosos. A atividade tem como objetivo fortalecer a saúde física e mental dos praticantes da melhor idade, além de estimular a independência e a sociabilidade. A prática utiliza expressões culturais e músicas da capoeira. A ideia surgiu em Brasília em 1998 e chegou até Ponta Grossa em 2022, por iniciativa de Edenilson Aparecido Pereira, mais conhecido como "mestre dengue". O Dia Nacional da Capoterapia é comemorado na primeira sexta de outubro e neste ano foi celebrado ontem, 06 de outubro. Para marcar a data foram realizadas atividades especiais no Centro de Convivência (CECON) Raio de Sol, Vila Cipa, em Ponta Grossa.

Atividades especiais acontece nas APAEs do Brasil entre os dias 21 e 28 de agosto

Com o tema "Conectar e somar para construir inclusão", a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. A ação tem como objetivo conscientizar e romper as barreiras do preconceito e da exclusão. Em Ponta Grossa, os alunos participam de atividades diferenciadas diariamente, como apresentação artística e cinema na escola, passeio no parque e baladinha para os estudantes.

WhatsApp Image 2023 07 17 at 15.46.42 1

 Estudantes de quatro diferentes colégios Maristas do Paraná realizam trabalhos comunitários no bairro

Já imaginou trocar suas férias escolares para fazer trabalho voluntário em outra cidade? Foi isso que jovens estudantes de vários Colégios Maristas do Paraná fizeram na última semana quando participaram do Missão Solidária Marista (MSM). Alunos de Maringá, Curitiba e Ponta Grossa estiveram no Bairro Santa Mônica, em Ponta Grossa, desenvolvendo atividades manuais e recreativas com as crianças e , também, fazendo visitas aos moradores locais.