A Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP) promoveu, entre os dias 8 e 9 deste mês, a Primeira etapa do Circuito Paranaense de Tênis de Mesa de Surdos 2024. A competição aconteceu no Ginásio da Pessoa com Deficiência - Jamal Farjallah Bazzi e contou com disputas nas categorias individuais masculina e feminina e duplas mistas.

No último domingo (2) aconteceu um festival de rock no Mercenários Gastrobar a fim de arrecadar doações para o Rio Grande do Sul, em solidariedade às fortes chuvas que atingiram o estado no último mês.

Nesta terça-feira (4) os alunos do PET História da UEPG (Programa de Educação Tutorial de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa) promoveram a doação de caixas de leite para a instituição Lar das Vovozinhas Balbina Branco, em Uvaranas. Foram doados mais de mil reais em caixas de leite para cumprir a demanda feita pela instituição, antes do grupo desenvolver trabalho de história oral com os idosos.

A Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa arrecada agasalhos no concerto “Música para aquecer o coração: Grandes Aberturas”. Realizado no Cine Teatro Ópera, na noite do último domingo (2), teve como ingresso a doação de roupas para a comunidade carente do município.

A última quarta-feira (29) foi marcada pela marcha Maio Furta-Cor em prol da conscientização sobre a saúde mental materna. O movimento teve início na praça Barão de Guaraúna e saiu em passeata até o parque Ambiental.

O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa arrecadou, nas últimas semanas, mais de uma tonelada de donativos para o Rio Grande do Sul, e já enviou  todo o material (água, roupas, alimentos, material de higiene, calçados) em 58 carregamentos. O estado gaúcho precisou da ajuda dos brasileiros, em razão das fortes chuvas que atingiram o sul do país, provocadas por mudanças climáticas. Segundo dados do Laboratório de Ciências do Clima e do Ambiente da Universidade Paris-Saclay, da França, essas  mudanças foram causadas pelo próprio homem. O que aconteceu na região é resultado da interferência humana no meio ambiente e, por isso, por exemplo, Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo atualmente tem 15% mais precipitação do que no ano passado.  Mesmo com o período para doações encerrado, o trabalho voluntário ainda ocorrerá por mais uma semana no 2° Grupamento de Bombeiros. A intenção é reunir o restante dos itens recebidos da comunidade para encaminhar aos municípios gaúchos afetados pelas enchentes.

A Comunidade Servos dos Pobres, formada em 2016, atua há vários anos trabalhando para amenizar o sofrimento das pessoas em situações de extrema pobreza. Os membros trabalham com o oferecimento de conforto espiritual, doações, visitas realizadas por voluntários que atendem às urgências das famílias necessitadas, fabricação e distribuição de fraldas geriátricas, obtenção de empréstimo de cadeiras de rodas, cama de banho, camas hospitalares, colchões, muletas e bengalas.

 

O Ginásio Jamal Farjallah Bazzi foi sede da segunda edição do RecreaTEA em Ponta Grossa. A Recreação do Transtorno do Espectro Autista ocorreu na sexta-feira (12) oferecendo atividades recreativas, palestras, jogos e modalidades esportivas. Cerca de 100 autistas e pais participaram da atividade organizada pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Secretaria de Educação. O evento era gratuito para a comunidade.

No último dia de evento, a representatividade feminina esteve presente para defender o combate a violência contra a mulher

No último domingo (7), no Ginásio Zukão, ocorreu o “Encontro de Capoeira - Identidade Feminina” dentro da Semana Municipal da Capoeira. O evento reuniu escolas e grupos de capoeira de várias cidades paranaenses em torno de uma programação de combate à violência contra a mulher, com dinâmicas sobre musicalidade na capoeira, classificação das cantigas na capoeira, maculelê e roda.

A Gerar é uma organização não governamental que oferta cursos para jovens de baixa renda em Ponta Grossa. O projeto atua na região dos Campos Gerais desde 2021, com o objetivo de atender o maior número jovens que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho e possuem entre 14 e 24 anos. Para participar dos cursos é necessário se inscrever através do site gerar.org.br. Após o candidato realizar a inscrição, ele passa por uma pré-seleção que confere se o perfil atende aos requisitos da vaga.

Dos dias 21 de novembro a 3 de dezembro, a Biblioteca Pública Professor Bruno Enei recebeu a ‘Casa dos Sentidos’, uma mostra interativa sobre vivências de crianças e adolescentes com autismo. A exposição é produzida pela Guanabara Produções Culturais, com apoio da Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa.

Com 30 anos de projeto, a moradora de Ponta Grossa, Maria de Lourdes Passos, arrecada doces e brinquedos que são distribuídos, alguns dias antes do Natal, nas seguintes vilas: Costa Rica, Andorinhas, Londres, Panamá e Padre Roque. A distribuição ocorre por meio de uma carreata que circula nesses locais. Esse é o momento em que Maria de Lourdes veste-se de Mamãe Noel juntamente com amigos para distribuir os doces e brinquedos para a criançada.

Neste ano, a Campanha Bom Pastor iniciou em agosto com a chegada de cartas destinadas enviadas ao Papai Noel.  A ação social, organizada por Dacio dos Santos, divulga a campanha nas redes sociais e arrecada doces, roupas, brinquedos, além de atender pedidos feitos pelas crianças. 

Camila Souza Ferreira, Heloisa Ribas Bida, Larissa Lillo Del Pozo e Tayná Landarin Rodrigues, alunas do terceiro ano de Jornalismo da UEPG, conquistaram o segundo lugar no projeto “‘Adote uma Causa” do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). As acadêmicas produziram um vídeo utilizando Inteligência Artificial (IA) sobre o Núcleo Assistencial Pequeno Anjo, instituição que realiza acolhida de crianças vulneráveis em Ponta Grossa. O projeto “Adote uma causa” envolve acadêmicos e profissionais da área da comunicação, gestão e tecnologia, e produz trabalhos sociais voltados a ONG 's e OSC ‘s associadas ao GRPCOM. 

 

A capoterapia é a modalidade da capoeira direcionada principalmente aos idosos. A atividade tem como objetivo fortalecer a saúde física e mental dos praticantes da melhor idade, além de estimular a independência e a sociabilidade. A prática utiliza expressões culturais e músicas da capoeira. A ideia surgiu em Brasília em 1998 e chegou até Ponta Grossa em 2022, por iniciativa de Edenilson Aparecido Pereira, mais conhecido como "mestre dengue". O Dia Nacional da Capoterapia é comemorado na primeira sexta de outubro e neste ano foi celebrado ontem, 06 de outubro. Para marcar a data foram realizadas atividades especiais no Centro de Convivência (CECON) Raio de Sol, Vila Cipa, em Ponta Grossa.

Atividades especiais acontece nas APAEs do Brasil entre os dias 21 e 28 de agosto

Com o tema "Conectar e somar para construir inclusão", a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. A ação tem como objetivo conscientizar e romper as barreiras do preconceito e da exclusão. Em Ponta Grossa, os alunos participam de atividades diferenciadas diariamente, como apresentação artística e cinema na escola, passeio no parque e baladinha para os estudantes.