O Ginásio Jamal Farjallah Bazzi foi sede da segunda edição do RecreaTEA em Ponta Grossa. A Recreação do Transtorno do Espectro Autista ocorreu na sexta-feira (12) oferecendo atividades recreativas, palestras, jogos e modalidades esportivas. Cerca de 100 autistas e pais participaram da atividade organizada pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Secretaria de Educação. O evento era gratuito para a comunidade.

No último dia de evento, a representatividade feminina esteve presente para defender o combate a violência contra a mulher

No último domingo (7), no Ginásio Zukão, ocorreu o “Encontro de Capoeira - Identidade Feminina” dentro da Semana Municipal da Capoeira. O evento reuniu escolas e grupos de capoeira de várias cidades paranaenses em torno de uma programação de combate à violência contra a mulher, com dinâmicas sobre musicalidade na capoeira, classificação das cantigas na capoeira, maculelê e roda.

A Gerar é uma organização não governamental que oferta cursos para jovens de baixa renda em Ponta Grossa. O projeto atua na região dos Campos Gerais desde 2021, com o objetivo de atender o maior número jovens que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho e possuem entre 14 e 24 anos. Para participar dos cursos é necessário se inscrever através do site gerar.org.br. Após o candidato realizar a inscrição, ele passa por uma pré-seleção que confere se o perfil atende aos requisitos da vaga.

Dos dias 21 de novembro a 3 de dezembro, a Biblioteca Pública Professor Bruno Enei recebeu a ‘Casa dos Sentidos’, uma mostra interativa sobre vivências de crianças e adolescentes com autismo. A exposição é produzida pela Guanabara Produções Culturais, com apoio da Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa.

Com 30 anos de projeto, a moradora de Ponta Grossa, Maria de Lourdes Passos, arrecada doces e brinquedos que são distribuídos, alguns dias antes do Natal, nas seguintes vilas: Costa Rica, Andorinhas, Londres, Panamá e Padre Roque. A distribuição ocorre por meio de uma carreata que circula nesses locais. Esse é o momento em que Maria de Lourdes veste-se de Mamãe Noel juntamente com amigos para distribuir os doces e brinquedos para a criançada.

Neste ano, a Campanha Bom Pastor iniciou em agosto com a chegada de cartas destinadas enviadas ao Papai Noel.  A ação social, organizada por Dacio dos Santos, divulga a campanha nas redes sociais e arrecada doces, roupas, brinquedos, além de atender pedidos feitos pelas crianças. 

Camila Souza Ferreira, Heloisa Ribas Bida, Larissa Lillo Del Pozo e Tayná Landarin Rodrigues, alunas do terceiro ano de Jornalismo da UEPG, conquistaram o segundo lugar no projeto “‘Adote uma Causa” do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). As acadêmicas produziram um vídeo utilizando Inteligência Artificial (IA) sobre o Núcleo Assistencial Pequeno Anjo, instituição que realiza acolhida de crianças vulneráveis em Ponta Grossa. O projeto “Adote uma causa” envolve acadêmicos e profissionais da área da comunicação, gestão e tecnologia, e produz trabalhos sociais voltados a ONG 's e OSC ‘s associadas ao GRPCOM. 

 

A capoterapia é a modalidade da capoeira direcionada principalmente aos idosos. A atividade tem como objetivo fortalecer a saúde física e mental dos praticantes da melhor idade, além de estimular a independência e a sociabilidade. A prática utiliza expressões culturais e músicas da capoeira. A ideia surgiu em Brasília em 1998 e chegou até Ponta Grossa em 2022, por iniciativa de Edenilson Aparecido Pereira, mais conhecido como "mestre dengue". O Dia Nacional da Capoterapia é comemorado na primeira sexta de outubro e neste ano foi celebrado ontem, 06 de outubro. Para marcar a data foram realizadas atividades especiais no Centro de Convivência (CECON) Raio de Sol, Vila Cipa, em Ponta Grossa.

Atividades especiais acontece nas APAEs do Brasil entre os dias 21 e 28 de agosto

Com o tema "Conectar e somar para construir inclusão", a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. A ação tem como objetivo conscientizar e romper as barreiras do preconceito e da exclusão. Em Ponta Grossa, os alunos participam de atividades diferenciadas diariamente, como apresentação artística e cinema na escola, passeio no parque e baladinha para os estudantes.

WhatsApp Image 2023 07 17 at 15.46.42 1

 Estudantes de quatro diferentes colégios Maristas do Paraná realizam trabalhos comunitários no bairro

Já imaginou trocar suas férias escolares para fazer trabalho voluntário em outra cidade? Foi isso que jovens estudantes de vários Colégios Maristas do Paraná fizeram na última semana quando participaram do Missão Solidária Marista (MSM). Alunos de Maringá, Curitiba e Ponta Grossa estiveram no Bairro Santa Mônica, em Ponta Grossa, desenvolvendo atividades manuais e recreativas com as crianças e , também, fazendo visitas aos moradores locais.

O número de "acumuladores de gatos" vem crescendo cada vez mais em Ponta Grossa, segundo dados do Centro de Referência para Animais de Risco (CRAR). Para tentar combater esse aumento surgiu no bairro Uvaranas o Grupo de Auxílio aos Resgatinhos (GAR). A ONG resgata esses animais de locais que apresentem situações de risco e iniciam o processo de doação da forma mais segura possível.

 

A Central Única das Favelas do Paraná (CUFA), realizou mais uma ação em prol das gestantes. O evento ocorreu na última quinta-feira (11), no bairro Ouro Verde em Ponta Grossa.

A tarde contou com corte de cabelo, pintura na barriga das gestantes, roda de conversa com o tema "saúde mental materna" e entrega de kits de roupas para os bebês que vão nascer.

Trabalho realizado registrou vivências dos participantes 

A Sopa da Irmã Sheila é uma atividade solidária que tem como objetivo ajudar a pessoas necessitadas com um prato de comida. O cardápio varia a cada dia na semana.

A Central Única das Favelas de Ponta Grossa (CUFA) realizou hoje (8) um evento de Páscoa que levou alegria para as crianças carentes da região. Com o apoio de empresas e projetos parceiros, através de donativos, a CUFA conseguiu proporcionar uma tarde de muita diversão e brincadeiras para mais de 50 crianças do Ouro Verde e arredores.

Dia 2 de abril é o dia mundial da conscientização sobre o autismo. O Observatório da Inclusão, uma instituição beneficente que busca e luta pelos direitos e visibilidade de PcDs (pessoas com deficiência), organizou ontem uma tarde de piquenique no Parque Monteiro Lobato com as famílias e seus autistas em prol da conscientização.