Ponta Grossa sediou ontem o x1 de futebol society, evento promovido por influenciadores digitais. O objetivo foi arrecadar alimentos para famílias carentes do município. A entrada era 1kg de alimento não perecível. Organizado pelo influenciador de futebol Vitor Freitas, conhecido na internet como Vitinhopes, o x1 foi realizado no R10 Society, em Uvaranas. Ao todo foram disputados seis jogos de um contra um e de partidas em duplas, com dois tempos de 12 minutos. O encontro reuniu influenciadores do Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
Convidados, eles se apresentaram depois dos bailarinos e alunos do Colégio Sant´Ana
No último sábado (26), o Colégio Sant’Ana sediou em seu auditório um festival de ballet e dança. Os espetáculos foram apresentados por bailarinas do ensino fundamental da unidade educacional e, depois, por integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI).
Evento une pacientes e familiares em celebração pela conscientização
A terceira edição do Desfile do Bem, realizado no último sábado (26), reuniu pacientes em tratamento ou que já venceram o câncer. O evento proporcionou um dia de destaque e de reconhecimento, marcado por momentos de emoção e celebração pela vida. O desfile promovido pelo Hospital Santa Casa integra as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul.
Mais de 400 alunos, professores e tutores da Educação Especial de Ponta Grossa se reuniram na tarde da última segunda-feira (07), no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, para comemorar o Dia das Crianças. O evento promoveu a integração e a socialização de alunos com diversos tipos de deficiência. Apresentação de circo, cama elástica, brinquedos infláveis e um lanche especial foram as atrações da tarde festiva.
Ginásio Jamal foi palco, entre os dias 26 e 30 de agosto, da Semana da Pessoa com Deficiência
O evento que terminou sexta-feira reuniu uma série de atividades e marcou mais uma etapa da luta dos ponta-grossenses em favor da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e no esporte. A semana, realizada no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, foi promovida pelo Departamento de Paradesporto Municipal e reuniu pessoas com algum tipo de deficiência, amigos e familiares. Durante o encontro, a comunidade teve a oportunidade de participar de atividades inclusivas como gincanas, palestras, karaokê, rodas de conversas e oficinas.
A Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP) promoveu, entre os dias 8 e 9 deste mês, a Primeira etapa do Circuito Paranaense de Tênis de Mesa de Surdos 2024. A competição aconteceu no Ginásio da Pessoa com Deficiência - Jamal Farjallah Bazzi e contou com disputas nas categorias individuais masculina e feminina e duplas mistas.
No último domingo (2) aconteceu um festival de rock no Mercenários Gastrobar a fim de arrecadar doações para o Rio Grande do Sul, em solidariedade às fortes chuvas que atingiram o estado no último mês.
Nesta terça-feira (4) os alunos do PET História da UEPG (Programa de Educação Tutorial de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa) promoveram a doação de caixas de leite para a instituição Lar das Vovozinhas Balbina Branco, em Uvaranas. Foram doados mais de mil reais em caixas de leite para cumprir a demanda feita pela instituição, antes do grupo desenvolver trabalho de história oral com os idosos.
A Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa arrecada agasalhos no concerto “Música para aquecer o coração: Grandes Aberturas”. Realizado no Cine Teatro Ópera, na noite do último domingo (2), teve como ingresso a doação de roupas para a comunidade carente do município.
A última quarta-feira (29) foi marcada pela marcha Maio Furta-Cor em prol da conscientização sobre a saúde mental materna. O movimento teve início na praça Barão de Guaraúna e saiu em passeata até o parque Ambiental.
O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa arrecadou, nas últimas semanas, mais de uma tonelada de donativos para o Rio Grande do Sul, e já enviou todo o material (água, roupas, alimentos, material de higiene, calçados) em 58 carregamentos. O estado gaúcho precisou da ajuda dos brasileiros, em razão das fortes chuvas que atingiram o sul do país, provocadas por mudanças climáticas. Segundo dados do Laboratório de Ciências do Clima e do Ambiente da Universidade Paris-Saclay, da França, essas mudanças foram causadas pelo próprio homem. O que aconteceu na região é resultado da interferência humana no meio ambiente e, por isso, por exemplo, Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo atualmente tem 15% mais precipitação do que no ano passado. Mesmo com o período para doações encerrado, o trabalho voluntário ainda ocorrerá por mais uma semana no 2° Grupamento de Bombeiros. A intenção é reunir o restante dos itens recebidos da comunidade para encaminhar aos municípios gaúchos afetados pelas enchentes.
A Comunidade Servos dos Pobres, formada em 2016, atua há vários anos trabalhando para amenizar o sofrimento das pessoas em situações de extrema pobreza. Os membros trabalham com o oferecimento de conforto espiritual, doações, visitas realizadas por voluntários que atendem às urgências das famílias necessitadas, fabricação e distribuição de fraldas geriátricas, obtenção de empréstimo de cadeiras de rodas, cama de banho, camas hospitalares, colchões, muletas e bengalas.
O Ginásio Jamal Farjallah Bazzi foi sede da segunda edição do RecreaTEA em Ponta Grossa. A Recreação do Transtorno do Espectro Autista ocorreu na sexta-feira (12) oferecendo atividades recreativas, palestras, jogos e modalidades esportivas. Cerca de 100 autistas e pais participaram da atividade organizada pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Secretaria de Educação. O evento era gratuito para a comunidade.
No último dia de evento, a representatividade feminina esteve presente para defender o combate a violência contra a mulher
No último domingo (7), no Ginásio Zukão, ocorreu o “Encontro de Capoeira - Identidade Feminina” dentro da Semana Municipal da Capoeira. O evento reuniu escolas e grupos de capoeira de várias cidades paranaenses em torno de uma programação de combate à violência contra a mulher, com dinâmicas sobre musicalidade na capoeira, classificação das cantigas na capoeira, maculelê e roda.
A Gerar é uma organização não governamental que oferta cursos para jovens de baixa renda em Ponta Grossa. O projeto atua na região dos Campos Gerais desde 2021, com o objetivo de atender o maior número jovens que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho e possuem entre 14 e 24 anos. Para participar dos cursos é necessário se inscrever através do site gerar.org.br. Após o candidato realizar a inscrição, ele passa por uma pré-seleção que confere se o perfil atende aos requisitos da vaga.
Dos dias 21 de novembro a 3 de dezembro, a Biblioteca Pública Professor Bruno Enei recebeu a ‘Casa dos Sentidos’, uma mostra interativa sobre vivências de crianças e adolescentes com autismo. A exposição é produzida pela Guanabara Produções Culturais, com apoio da Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa.