Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Na tarde de quarta-feira (09), egressas do curso de Letras da UEPG participaram de uma roda de conversa com estudantes da universidade, crianças e docentes. A palestra “Fala Egressa” foi no Grande Auditório da UEPG Central e faz parte da 1ª Semana de Letras. O evento contou com as convidadas: Clara Prado, Julia Kalva, Néia Hauer, Paola Sheifer e Ronna Freitas de Oliveira, sob a mediação de Jane Kelly de Oliveira. 

Esta foi o último debate da  33ª Semana de Comunicação em Jornalismo da UEPG

Jornalismo de dados foi o tema da última palestra, nesta sexta-feira, da 33ª Semana de Comunicação. O convidado, Rodrigo Menegat Schuinski, 30 anos, é formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com especialização em jornalismo de dados pela Universidade de Columbia em Nova York. Com experiência na área e passagens por jornais como Folha de São Paulo e Estadão, Schuinski  trabalha, atualmente, na empresa radiofônica alemã Deutsche Welle. De acordo com ele, jornalismo de dados é um tipo de especialização que mergulha em informações quantitativas para encontrar histórias de interesse público.

O local, por meio da arquitetura, permite uma imersão na história do Paraná

No quarto dia da 33ª Semana de Comunicação, quinta-feira (19), acadêmicos do primeiro ao terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG puderam vivenciar de perto a história da colonização do Paraná com uma visita à Fazenda Capão Alto, localizada no município de Castro. Fundada no século XVIII, a fazenda é uma das propriedades rurais mais antigas e importantes do estado, tendo desempenhado papel central na colonização do sul do país. Símbolo do ciclo do tropeirismo e da era dos escravizados no Brasil, a fazenda impulsionou o desenvolvimento econômico da região e hoje, com sua arquitetura imponente, preserva características coloniais e permite com que os visitantes se sintam imersos na história do local. Trata-se de um marco do patrimônio cultural paranaense, tombado em 1982 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná.

O renomado jornalista compartilha sua trajetória e discute os desafios e oportunidades do jornalismo cultural no Brasil

Na manhã da última quinta-feira, dia 19 de setembro, foi realizada a palestra  “Profissão: jornalista cultural”, conduzida pelo renomado crítico e jornalista Pedro Alexandre Sanches. O evento, que teve início às 8h30, ocorreu durante toda a manhã no auditório da Associação Brasileira de Odontologia de Ponta Grossa (ABO - PG) e integrou a programação da 33º Semana da Comunicação (SECOM). A palestra proporcionou aos discentes e docentes presentes, uma análise aprofundada das experiências do palestrante como crítico musical, literário e jornalista. 

Oficina com Luiz Rebinski sobre o jornal literário faz parte da programação da 33° Semana de Comunicação

Na tarde desta quinta-feira (19), estudantes e professores do curso de jornalismo tiveram a oportunidade de bater um papo com o jornalista Luiz Rebinski, que, por 10 anos, foi editor do jornal literário Cândido, publicado pela Biblioteca Pública do Paraná. O objetivo da conversa foi contar aos estudantes um pouco mais sobre a imprensa cultural do Paraná, com foco na trajetória do Cândido, além de exemplificar outros veículos literários como o Jornal Rascunho e Revista Bravo.   

Alunos da UEPG visitaram o Palácio Iguaçu, TV Paraná Turismo e Rádio CBN 

Nesta quarta-feira (18), alunos do curso de Jornalismo da UEPG participaram de visitas técnicas em meios de comunicação instalados em Curitiba. Os estudantes conheceram parte das dependências do Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, a estrutura e funcionamento da TV Paraná Turismo e Agência Estadual de Notícias, e a instalação da CBN Curitiba. Esta atividade integrou a 33ª Semana de Comunicação, evento organizado pelo departamento de Jornalismo da UEPG. 

Palestra de abertura da 33ª Semana de Comunicação debate a necessidade de cobertura jornalística mais sensível e humanizada

A primeira palestra da 33ª Semana de Comunicação (SECOM), que aconteceu na hoje (17), teve como tema a “Cobertura da violência sexual de crianças e adolescentes: desafios e possibilidades”, ministrada por Lynara Ojeda, graduada em Comunicação Social e pesquisadora na área  de cobertura jornalística e direitos humanos. comunicação e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A discussão permitiu que acadêmicos e professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pudessem perceber como uma cobertura equivocada, muitas vezes, consequência da jornada de trabalho e rotina de produção intensa da profissão, pode gerar desinformação e causar sofrimento às vítimas.

Entre os dias 16 e 20 de agosto, serão realizadas visitas técnicas, palestras e oficinas

 

A 33° Semana de Estudos em Comunicação tem como temática ‘Jornalismo e a reconstrução do diálogo público’. Entre os dias 16 e 20 de agosto, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove a tradicional Semana da Comunicação (Secom), em que todas as aulas são transferidas para as atividades organizadas com a finalidade de apresentar aos alunos experiências e estudos na área da comunicação.

 Alunos de Ponta Grossa e região conheceram os 38 cursos de graduação da universidade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, na última sexta-feira (30), a segunda edição da Feira de Profissões. A iniciativa trouxe a oportunidade dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio conhecerem a estrutura da universidade e os cursos de graduação oferecidos pela instituição. O evento “Universidade e Comunidade” recepcionou alunos de municípios dos Campos Gerais que participaram de atividades nos estandes dos 38 cursos da UEPG. Os estudantes  também participaram de atividades práticas no Observatório Astronômico, no Museu de Ciências Naturais e na Biblioteca.

A atividade efetuada no observatório da UEPG explora a busca por vida no universo e oferece observação de corpos celestes

Na última quarta-feira (21), o Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) o evento científico “Noites das Estrelas” incentiva a conhecer essa ciência. A palestra sobre “a vida além da Terra” conduzida por Caroline Antunes Rosa, doutoranda em Ciências Biológicas, e atraiu entusiastas da Astronomia e interessados nos segredos do Universo.

Na última tarde de sábado (17), foi realizada no SESC, da Estação Saudade, a 9ª edição da Feira do Cultura Plural, organizada pelo projeto de extensão de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Cultura Plural. O evento contou com a participação de artistas ponta-grossenses, da música, da dança e do teatro para promover a cultura local e ser um espaço para exibir seus trabalhos ao público.

A campanha é promovida pelo Projeto de Extensão em Jornalismo ‘Combate à Desinformação nos Campos Gerais’

Com o objetivo de impulsionar um debate coletivo e fortalecer a democracia, foi realizado, nessa segunda-feira, o lançamento da campanha PG Contra à Desinformação. A iniciativa é do Projeto de Extensão Combate à Desinformação nos Campos Gerais, da UEPG, que integra uma rede de entidades e instituições participantes do Programa Nacional de Combate à Desinformação, sob coordenação do Supremo Tribunal Federal.

Foto: Karine Santos

Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o apoio de servidores e alunos, paralisaram as atividades na última quinta-feira (01) para protestar contra o Governo do Estado. A atividade foi coordenada pela Seção Sindical dos Docentes da UEPG (SINDUEPG). A categoria reivindica a manutenção da data-base para reposição salarial, a abertura de concursos públicos para docentes e o fim da Lei Geral das Universidades (LGU). No período matutino, um ato público foi realizado no Campus Central e, posteriormente, no Campus Uvaranas.

Na noite de ontem (30), a professora Marcela Godoy ministrou a palestra sobre o tema "O modus operandi do assédio sexual nas IES: prevenção, encaminhamentos e enfrentamento". O evento foi no Grande Auditório da UEPG e teve por objetivo mostrar como se  prevenir e enfrentar o problema nas Instituições de Educação Superior (IES).

O objetivo do evento foi apresentar propostas para melhorar a qualidade alimentar dos acadêmicos

A comunidade universitária da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se reuniu na última quinta-feira (18) para discutir segurança alimentar na instituição. O evento intitulado Conferência Universitária de (In)segurança Alimentar exibiu o resultado da pesquisa produzida pelo Núcleo de Pesquisa ‘Questão Ambiental, Gênero e Condições de Pobreza’, da Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas. O objetivo do encontro foi discutir propostas para reverter o cenário atual de insegurança alimentar. A pesquisa mostra que 35% dos acadêmicos da UEPG enfrentam algum grau de vulnerabilidade alimentar.

Na manhã de quarta-feira (5), integrantes dos Centros Acadêmicos João do Rio (Cajor) e Professora Divanir Munhoz (Cassd), de Jornalismo e Serviço Social, respectivamente, se posicionaram contra projeto de lei que prevê a transferência da administração de 204 colégios públicos do Paraná para a iniciativa privada.