Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

O Grupo de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Geur), em parceria com a União por Moradia Popular, realizou na noite de sexta-feira (19) o Primeiro Seminário de Capacitação em Habitação de Interesse Social e Direito à Cidade, no Auditório do Campus Central da UEPG. 

O professor e jornalista da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) Luciano Maluly ministrou nesta tarde, no miniauditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa,  palestra onde mostrou os resultados de suas pesquisas e narrou histórias da crônica esportiva brasileira aos graduandos e alunos do mestrado em Jornalismo da instituição. A atividade foi realizada no Campus Central e contou com, a coordenação do Programa de Pós Graduação em Jornalismo. 

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD), realizou roda de conversa com estudantes da UEPG, no último dia 11, na Biblioteca do Campus de Uvaranas. O objetivo do encontro foi debater propostas para melhorias no acolhimento aos estudantes PcD (pessoas com deficiência) e identificar alunos com habilidades para prestar acompanhamento e favorecer a inclusão. 

Na quarta-feira (03), acadêmicos do primeiro ano do curso de jornalismo receberam a repórter Isadora Camargo, da revista Globo Rural, para a palestra “A Arte da Apuração Jornalística”. A atividade integrou as turmas das disciplinas de Produção de Fotojornalismo, Produção e Edição de Textos Jornalísticos I e Produção e Edição de Áudios Jornalísticos I. A atividade ocorreu no Miniauditório, do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Estudante prestigia a exposição “Notícias de 2 de março de 2004”, organizada pelo projeto Lente Quente (Foto: Giullia Neves)

 

Na última sexta-feira (23), a exposição "Notícias de 2 de março de 2004" organizada pelo projeto de extensão Lente Quente, foi inaugurada no hall do bloco D do campus central da UEPG. As fotos expostas retratam as manifestações que aconteceram 20 anos atrás, momento marcado por uma greve na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) reivindicando a contratação de professores. Atualmente, parte do atual corpo docente do Departamento de Jornalismo participou das manifestações enquanto estudantes. 

O tema foi discutido durante palestra do V Ciclo Descomemorar Golpes, evento organizado pelo curso de Jornalismo da UEPG

 

O painel “Responsabilidade penal dos golpistas em 08/01/2023” foi realizado na noite desta quarta-feira (20), no Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A atividade fez parte do V Ciclo Descomemorar Golpes, evento promovido pelo Departamento de Jornalismo. O painel da noite teve como objetivo debater a urgência da punição aos golpistas que invadiram a Praça dos Três Poderes em 8 de Janeiro de 2023. A advogada Thaís Machinski, o professor de Direito da UEPG, Pedro Miranda, e o presidente do Sinduepg, Volney Campos, foram os protagonistas do debate.

O dia 08 de março foi marcado pelo painel “Chega de assédio no jornalismo”, na UEPG. O evento contou com a presença da jornalista Aline Rios, diretora do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindiJor PR), Bianca Machado, jornalista esportiva, e Paula Melani Rocha, professora da graduação e Mestrado em Jornalismo na UEPG e pesquisadora da área de gênero. Além de acadêmicos, docentes e profissionais da área. 

A primeira edição da Feira de Economia Solidária da UEPG (FESU) deste ano contou com programação especial, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. A feira temática, organizada pela Incubadora de Empreendimentos Solidários (IeSol), ocorreu nesta quinta-feira (07), no hall do bloco B do Campus Central da UEPG. A programação teve a participação do grupo de música Caps AD e com a DJ Tetê. Houve também sessões de auriculoterapia (técnica de tratamento através de pressão em pontos da orelha).

Na tarde desta última sexta-feira (01), o projeto Foca Foto apresentou o projeto de extensão aos novos calouros da turma do primeiro ano de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Hoje foi o último dia da Semana de Estudos em Comunicação (SECOM). O convidado para a palestra final foi Luãn Chagas, que trouxe para o debate o tema “Seleção das fontes e a naturalização dos pseudo-fatos” na produção jornalística em rádio.

A programação da 32° Semana de Estudos em Comunicação (SECOM) contou hoje pela manhã (23), com a palestra do professor Marcos Paulo da Silva, “As formas jornalísticas no horizonte da desinformação”. Silva é professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com atuação no mestrado e doutorado. O professor do DeJor Marcelo Engel Bronosky participou como mediador do painel que abordou os fenômenos causados pela desinformação na sociedade. O objetivo do jornalismo, explica Silva, “é transmitir a informação da forma mais clara possível”. Durante sua fala comentou sobre os valores envolvidos na atividade jornalística, em que o conceito básico é transmitir a notícia correta. O jornalista precisa ter a certeza da veracidade da informação para publicá-la. Observa que “o campo jornalístico possui suas necessidades e similaridades a outros campos sociais, mas com as suas devidas especificidades.”

 

A programação da 32º Semana de Estudos em Comunicação (Secom) contou, hoje pela manhã, com a palestra do jornalista especializado em criminologia Bruno Paes Manso. O encontro teve como tema “Dinheiro, Fé e Fuzil: o Brasil do crime e da Religião sob Investigação”, assunto relacionado a sua mais recente obra. Manso é jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre e doutor em Ciência Política pela USP. O autor de A Fé e o fuzil: crime e religião no Brasil do Século XXI” tem estudos e pesquisas nas áreas da Sociologia, Ciência Política, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia. Enquanto autor, escreve obras sobre os cenários de violência no país e as relações políticas, religiosas e financeiras dos crimes. 

"Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios às big techs¨. A palestra da jornalista Olívia Bandeira abriu hoje pela manhã, no Centro de Cultura, o segundo dia da XXXII Semana de Estudos em Comunicação, promovido pelo Departamento e Mestrado em Jornalismo da UEPG. A conferência, mediada pela professora Hebe Gonçalves teve início às 9 horas e reuniu alunos e professores do curso de Jornalismo.

A 32° Semana de Estudos em Comunicação (Secom) iniciou, nesta segunda-feira (20), com a palestra “Gabriel García Márquez: de Macondo à Fundação Gabo”, proferida pela professora Maria Cecília Guirado, do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela abordou sobre a obra e a vida de Gabriel García Márquez (1927-2014), ou simplesmente Gabo, que é referência na relação entre literatura e jornalismo na América Latina. Ciça, como a prefere ser chamada, contou de sua experiência na Colômbia, onde morou por seis meses para a realização de pesquisa de pós-doutorado, e visitou as cidades onde Gabo viveu. 

Chegou ao fim a 51º edição do Festival Nacional de Teatro (FENATA). Na noite da última quinta-feira (09), quem subiu ao palco do Cine-Teatro Ópera foi o argentino Fernando Cavarozzi, que dá vida ao Palhaço Chacovachi. Na peça “Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar a sua vida”, Chacovachi aborda temas controversos nas vivências da vida adulta e satiriza assuntos polêmicos como religião, política, amor e a morte. 

Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) decidiram, por unanimidade, manter o estado de greve até a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (08) promovida pelo Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg).

Durante o encontro, os presentes discutiram e analisaram a contraproposta do governo ao PCCS dos professores do ensino superior do estado. Além disso, a diretoria do Sinduepg detalhou os acontecimentos desde a deflagração de greve em maio deste ano.