Evento contou com estandes dos 43 cursos da universidade, visitas guiadas e ações interativas que ajudam o estudante na escolha da carreira profissional
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, na última sexta-feira (29), a terceira edição da Feira Universidade e Sociedade, conhecida comumente como Feira de Profissões, no Ginásio de Educação Física do Campus Uvaranas da instituição. A iniciativa representa oportunidade aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio para conhecer a estrutura da universidade e os seus cursos de graduação. O evento recebeu alunos de diversos municípios dos Campos Gerais que participaram de diversas atividades na UEPG. Nas edições anteriores, cerca de 10 mil pessoas passaram pela feira.
A segunda mostra do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SECISA) da UEPG discute a responsabilidade das profissões diante da emergência climática e apresenta propostas sustentáveis. O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto, no Campus Central da UEPG. As palestras são voltadas para alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Economia, Jornalismo, Psicologia, Turismo e Serviço Social.
O evento reuniu autoridades, professores, alunos e familiares no campus Uvaranas, celebrando o compromisso ético e humano da profissão de enfermagem
Cerca de 60 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram, nesta quarta-feira (24), da tradicional Cerimônia do Jaleco. O evento foi realizado no Anfiteatro do Centro Integrar - PDE, no campus Uvaranas, marcando o retorno da celebração simbólica após uma década. A última cerimônia com entrega de jalecos ocorreu em 2015. Organizada pelos próprios estudantes, com apoio do Curso e do Departamento de Enfermagem, a cerimônia simboliza a entrada oficial dos acadêmicos no universo da saúde, representando o compromisso ético, científico e humano que a profissão exige.
Foca Foto inaugura exposição de fotos analógicas
O Foca Foto lançou a exposição de fotografias analógicas produzidas pelos estudantes do primeiro ano de Jornalismo em 2024, no dia 30 de maio. Um processo de fotografia diferente, onde o imediatismo não sobrevive, trouxe a experiência de uma nova maneira de retratar a realidade para os acadêmicos. Cerca de 40 alunos produziram as fotografias e as 4 melhores de cada um foram escolhidas para a exposição.
Elaine Barcellos, Erica Fernandes e Nilson de Paula apresentaram aos alunos e professores do Curso de Jornalismo da UEPG suas trajetórias profissionais e os desafios enfrentados por pertencerem a grupos minorizados. O encontro, realizado na quarta-feira (28), integra a 19ª. Semana de Integração e Resistência, promovida pelo Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR).
Evento apresenta resultados dos últimos projetos das Universidades Estaduais
Nos dias 13 e 14 de maio, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi palco do seminário de boas práticas no Ensino Superior. O evento, que reuniu gestores das sete Universidades Estaduais do Paraná, teve o objetivo de apresentar os resultados dos últimos investimentos públicos recebidos pelas Instituições, promover a troca de conhecimentos e o diálogo entre as Universidades.
Entre os dias 07 a 09 de maio a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu alunos de diversas instituições para a realização do 2° Simpósio em Psicologia Concreta, realizado pelo grupo de estudos e pesquisas em Psicologia Concreta (GEPCO). O objetivo do evento foi reunir pesquisadores/as e debater sobre a psicologia no século XXI.
O Departamento de Qualidade de Vida da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou uma oficina sobre boa alimentação na última quarta-feira (23). A atividade foi realizada no Restaurante Universitário do Campus de Uvaranas da UEPG e foi exclusiva aos colaboradores da universidade. A oficina trouxe dicas de como cuidar da saúde melhorando a alimentação e como escolher os alimentos mais saudáveis.
Evento contou com palestras, apresentações de pesquisas e oficinas
A 9ª. edição do Colóquio Mulheres e Sociedade, realizada nos dias 03 e 04 de abril, teve como tema “Corpos sob ataque: misoginia, racismo e violências a grupos minorizados nas redes”. O objetivo do evento foi discutir os problemas enfrentados pelas mulheres e outros grupos minoritários nas redes sociais. As atividades foram realizadas no Grande Auditório do Campus Central da UEPG.
No último dia 2, ocorreu a Paralisação Docente. Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pararam suas atividades em defesa dos direitos da categoria, discutindo e reivindicando melhorias nas condições de trabalho. Durante a manhã, no Campus Central, aconteceu o ato público, em que docentes, estudantes e servidores participaram.
A programação do VI Ciclo Descomemorar Golpes se encerrou na noite da última quarta-feira (02), com o painel “O espólio da ditadura militar na UFPR” e com o lançamento do livro “A trajetória de José Rodrigues Vieira Netto: Brilhante, Advogado, Perseguido Cidadão sem Direitos”, de Regis Clemente.
Palestra “Crimes, penas, torturas: de março de 1964 a janeiro de 2023” traz reflexões sobre assuntos democráticos na atualidade e marcos históricos
Na terça-feira (01), a programação do “VI Ciclo Descomemorar Golpes - Sem Anistia” contou com palestras e exibição de documentário sobre a ditadura militar e os marcos históricos que afetaram a democracia brasileira e os direitos humanos.
O primeiro dia do VI Ciclo Descomemorar Golpes, que tem como tema “Sem Anistia”, contou com a participação de Guilherme Bomba e Narciso Pires. O tema da noite, “Movimentos de resistência estudantil à ditadura cívico militar”, foi discutido pelos convidados. No decorrer da sessão, foram debatidos aspectos sobre o Golpe de 1964 e os seus impactos. “Ditadura militar não é passado, é presente. Se não tivermos conhecimento, vamos repetir os mesmos erros”, enfatiza Pires.
Na tarde de quarta-feira (09), egressas do curso de Letras da UEPG participaram de uma roda de conversa com estudantes da universidade, crianças e docentes. A palestra “Fala Egressa” foi no Grande Auditório da UEPG Central e faz parte da 1ª Semana de Letras. O evento contou com as convidadas: Clara Prado, Julia Kalva, Néia Hauer, Paola Sheifer e Ronna Freitas de Oliveira, sob a mediação de Jane Kelly de Oliveira.
Esta foi o último debate da 33ª Semana de Comunicação em Jornalismo da UEPG
Jornalismo de dados foi o tema da última palestra, nesta sexta-feira, da 33ª Semana de Comunicação. O convidado, Rodrigo Menegat Schuinski, 30 anos, é formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com especialização em jornalismo de dados pela Universidade de Columbia em Nova York. Com experiência na área e passagens por jornais como Folha de São Paulo e Estadão, Schuinski trabalha, atualmente, na empresa radiofônica alemã Deutsche Welle. De acordo com ele, jornalismo de dados é um tipo de especialização que mergulha em informações quantitativas para encontrar histórias de interesse público.
O local, por meio da arquitetura, permite uma imersão na história do Paraná
No quarto dia da 33ª Semana de Comunicação, quinta-feira (19), acadêmicos do primeiro ao terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG puderam vivenciar de perto a história da colonização do Paraná com uma visita à Fazenda Capão Alto, localizada no município de Castro. Fundada no século XVIII, a fazenda é uma das propriedades rurais mais antigas e importantes do estado, tendo desempenhado papel central na colonização do sul do país. Símbolo do ciclo do tropeirismo e da era dos escravizados no Brasil, a fazenda impulsionou o desenvolvimento econômico da região e hoje, com sua arquitetura imponente, preserva características coloniais e permite com que os visitantes se sintam imersos na história do local. Trata-se de um marco do patrimônio cultural paranaense, tombado em 1982 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná.