Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Evento contou com estandes dos 43 cursos da universidade, visitas guiadas e ações interativas que ajudam o estudante na escolha da carreira profissional

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, na última sexta-feira (29), a terceira edição da Feira Universidade e Sociedade, conhecida comumente como Feira de Profissões, no Ginásio de Educação Física do Campus Uvaranas da instituição. A iniciativa representa oportunidade aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio para conhecer a estrutura da universidade e os seus cursos de graduação. O evento recebeu alunos de diversos municípios dos Campos Gerais que participaram de diversas atividades na UEPG. Nas edições anteriores, cerca de 10 mil pessoas passaram pela feira.

A segunda mostra do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SECISA) da UEPG discute a responsabilidade das profissões diante da emergência climática e apresenta propostas sustentáveis. O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto, no Campus Central da UEPG. As palestras são voltadas para alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Economia, Jornalismo, Psicologia, Turismo e Serviço Social.

O evento reuniu autoridades, professores, alunos e familiares no campus Uvaranas, celebrando o compromisso ético e humano da profissão de enfermagem

Cerca de 60 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram, nesta quarta-feira (24), da tradicional Cerimônia do Jaleco. O evento foi realizado no Anfiteatro do Centro Integrar - PDE, no campus Uvaranas, marcando o retorno da celebração simbólica após uma década. A última cerimônia com entrega de jalecos ocorreu em 2015. Organizada pelos próprios estudantes, com apoio do Curso e do Departamento de Enfermagem, a cerimônia simboliza a entrada oficial dos acadêmicos no universo da saúde, representando o compromisso ético, científico e humano que a profissão exige.

Foca Foto inaugura exposição de fotos analógicas

O Foca Foto lançou a exposição de fotografias analógicas produzidas pelos estudantes do primeiro ano de Jornalismo em 2024, no dia 30 de maio. Um processo de fotografia diferente, onde o imediatismo não sobrevive, trouxe a experiência de uma nova maneira de retratar a realidade para os acadêmicos. Cerca de 40 alunos produziram as fotografias e as 4 melhores de cada um foram escolhidas para a exposição. 

Elaine Barcellos, Erica Fernandes e Nilson de Paula apresentaram aos alunos e professores do Curso de Jornalismo da UEPG suas trajetórias profissionais e os desafios enfrentados por pertencerem a grupos minorizados. O encontro, realizado na quarta-feira (28), integra a 19ª. Semana de Integração e Resistência, promovida pelo Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR). 

Evento apresenta resultados dos últimos projetos das Universidades Estaduais

 

Nos dias 13 e 14 de maio, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi palco do seminário de boas práticas no Ensino Superior. O evento, que reuniu gestores das sete Universidades Estaduais do Paraná, teve o  objetivo de apresentar os resultados dos últimos investimentos públicos recebidos pelas Instituições, promover a troca de conhecimentos e o diálogo entre as Universidades. 

Entre os dias 07 a 09 de maio a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu alunos de diversas instituições  para a realização do 2° Simpósio em Psicologia Concreta, realizado pelo grupo de estudos e pesquisas em Psicologia Concreta (GEPCO). O objetivo do evento foi reunir pesquisadores/as e debater sobre a psicologia no século XXI. 

O Departamento de Qualidade de Vida da  Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou uma oficina sobre boa alimentação na última quarta-feira (23). A atividade foi realizada no Restaurante Universitário do Campus de Uvaranas da UEPG e foi exclusiva aos colaboradores da universidade. A oficina  trouxe dicas de como cuidar da saúde melhorando a alimentação e como escolher os alimentos mais saudáveis.

Evento contou com palestras, apresentações de pesquisas e oficinas

A 9ª. edição do Colóquio Mulheres e Sociedade, realizada nos dias 03 e 04 de abril, teve como tema “Corpos sob ataque: misoginia, racismo e violências a grupos minorizados nas redes”. O objetivo do evento foi discutir os problemas enfrentados pelas mulheres e outros grupos minoritários nas redes sociais. As atividades foram realizadas no Grande Auditório do Campus Central da UEPG.

No último dia 2, ocorreu a Paralisação Docente. Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pararam suas atividades em defesa dos direitos da categoria, discutindo e reivindicando melhorias nas condições de trabalho. Durante a manhã, no Campus Central, aconteceu o ato público, em que docentes, estudantes e servidores participaram.

A programação do VI Ciclo Descomemorar Golpes se encerrou na noite da última quarta-feira (02), com o painel “O espólio da ditadura militar na UFPR” e com o lançamento do livro “A trajetória de José Rodrigues Vieira Netto: Brilhante, Advogado, Perseguido Cidadão sem Direitos”, de Regis Clemente. 

Palestra “Crimes, penas, torturas: de março de 1964 a janeiro de 2023”  traz reflexões sobre assuntos democráticos na atualidade e marcos históricos

Na terça-feira (01), a programação do “VI Ciclo Descomemorar Golpes - Sem Anistia” contou com palestras e exibição de documentário sobre a ditadura militar e os marcos históricos que afetaram a democracia brasileira e os direitos humanos.

O primeiro dia do VI Ciclo Descomemorar Golpes, que tem como tema “Sem Anistia”, contou com a participação de Guilherme Bomba e Narciso Pires. O tema da noite, “Movimentos de resistência estudantil à ditadura cívico militar”, foi discutido pelos convidados. No decorrer da sessão, foram debatidos aspectos sobre o Golpe de 1964 e os seus impactos. “Ditadura militar não é passado, é presente. Se não tivermos conhecimento, vamos repetir os mesmos erros”, enfatiza Pires. 

Na tarde de quarta-feira (09), egressas do curso de Letras da UEPG participaram de uma roda de conversa com estudantes da universidade, crianças e docentes. A palestra “Fala Egressa” foi no Grande Auditório da UEPG Central e faz parte da 1ª Semana de Letras. O evento contou com as convidadas: Clara Prado, Julia Kalva, Néia Hauer, Paola Sheifer e Ronna Freitas de Oliveira, sob a mediação de Jane Kelly de Oliveira. 

Esta foi o último debate da  33ª Semana de Comunicação em Jornalismo da UEPG

Jornalismo de dados foi o tema da última palestra, nesta sexta-feira, da 33ª Semana de Comunicação. O convidado, Rodrigo Menegat Schuinski, 30 anos, é formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com especialização em jornalismo de dados pela Universidade de Columbia em Nova York. Com experiência na área e passagens por jornais como Folha de São Paulo e Estadão, Schuinski  trabalha, atualmente, na empresa radiofônica alemã Deutsche Welle. De acordo com ele, jornalismo de dados é um tipo de especialização que mergulha em informações quantitativas para encontrar histórias de interesse público.

O local, por meio da arquitetura, permite uma imersão na história do Paraná

No quarto dia da 33ª Semana de Comunicação, quinta-feira (19), acadêmicos do primeiro ao terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG puderam vivenciar de perto a história da colonização do Paraná com uma visita à Fazenda Capão Alto, localizada no município de Castro. Fundada no século XVIII, a fazenda é uma das propriedades rurais mais antigas e importantes do estado, tendo desempenhado papel central na colonização do sul do país. Símbolo do ciclo do tropeirismo e da era dos escravizados no Brasil, a fazenda impulsionou o desenvolvimento econômico da região e hoje, com sua arquitetura imponente, preserva características coloniais e permite com que os visitantes se sintam imersos na história do local. Trata-se de um marco do patrimônio cultural paranaense, tombado em 1982 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná.