Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Na manhã de quarta-feira (5), integrantes dos Centros Acadêmicos João do Rio (Cajor) e Professora Divanir Munhoz (Cassd), de Jornalismo e Serviço Social, respectivamente, se posicionaram contra projeto de lei que prevê a transferência da administração de 204 colégios públicos do Paraná para a iniciativa privada.

(Foto: Giulia Neves)

O evento UEPG “Portas Abertas” é uma iniciativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para incentivar o interesse de adolescentes e jovens aos cursos de graduação da instituição. Na última terça-feira (28), os Campus Central e Uvaranas receberam estudantes do ensino médio de toda a região dos Campos Gerais para conhecerem os cursos e as instalações. A programação de acolhida foi separada em turnos, pela manhã iniciou às 8h30, à tarde às 13h30 e à noite às 19h.

A atividade reuniu estudiosos e população interessada em aprender sobre astronomia

Uma noite estrelada motivou curiosos e amantes da astronomia a se encontraram no Observatório da Universidade Estadual de Ponta Grossa, na última quarta-feira (08). A palestra “Desvendando o Sol: Uma Visão Completa da Nossa Estrela” atraiu grande diversidade de pessoas e  explorou  estruturas do Sol e também todo o desenvolvimento da estrela. Na parte externa do Observatório estavam disponíveis, para o público, três telescópios, voltados para diferentes constelações.  

Nesta quinta- feira (09), das 8 às 18 horas, foi realizada pela Incubadora de Empreendimentos Solidários, atividades em homenagem às mães, o evento aconteceu no hall do bloco B do Campus Central da UEPG. A programação  teve o comércio de produtos que são fabricados e produzidos pelos empreendedores de artesanatos, foram vendidos lanches, roupas e também alimentos agroecológicos. Além da venda dos produtos, a feira contou com Clube de trocas, apresentação do coral UATI, Saber e se ver: maquia e aprende, Auriculoterapia e Roda de conversa “Maio furta Cor”.

Antes do debate, assistiram o documentário Cartas a uma Ditadura que trouxe uma reflexão sobre estados totalitários no  mundo 

Estudantes do curso de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participaram ontem do “Cine Jornalismo UEPG” especial 50 anos da Revolução dos Cravos, no Laboratório de Telejornalismo, do Campus Central. A exibição foi o documentário Cartas a uma Ditadura, de Inês de Medeiros, lançado em 2006. Após a apresentação do doc, os acadêmicos participaram de um debate com o professor e historiador João Paulo Avelãs Nunes. 

Exposição fotográfica e exibição de documentário no pátio do Campus Central da UEPG relembram a violência de 29 de abril de 2015

 

O Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg) promoveu, na noite desta segunda-feira (29), atividades para rememorar o Dia do Massacre, quando professores estaduais protestam em Curitiba contra o Projeto de Lei que alterou o fundo previdenciário da categoria. Eles foram atacados por policiais com bombas de gás lacrimogêneo e cassetetes a mando do Governo do Paraná. 

O Centro Integrar no Campus Uvaranas teve, nesta quinta-feira (24), o V Painel sobre o autismo no contexto universitário, com o intuito de abordar e dar visibilidade aos direitos e leis de um modo que deve assegurar a inclusão de acadêmicos neuro divergentes no ambiente da universidade.

O Grupo de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Geur), em parceria com a União por Moradia Popular, realizou na noite de sexta-feira (19) o Primeiro Seminário de Capacitação em Habitação de Interesse Social e Direito à Cidade, no Auditório do Campus Central da UEPG. 

O professor e jornalista da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) Luciano Maluly ministrou nesta tarde, no miniauditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa,  palestra onde mostrou os resultados de suas pesquisas e narrou histórias da crônica esportiva brasileira aos graduandos e alunos do mestrado em Jornalismo da instituição. A atividade foi realizada no Campus Central e contou com, a coordenação do Programa de Pós Graduação em Jornalismo. 

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD), realizou roda de conversa com estudantes da UEPG, no último dia 11, na Biblioteca do Campus de Uvaranas. O objetivo do encontro foi debater propostas para melhorias no acolhimento aos estudantes PcD (pessoas com deficiência) e identificar alunos com habilidades para prestar acompanhamento e favorecer a inclusão. 

Na quarta-feira (03), acadêmicos do primeiro ano do curso de jornalismo receberam a repórter Isadora Camargo, da revista Globo Rural, para a palestra “A Arte da Apuração Jornalística”. A atividade integrou as turmas das disciplinas de Produção de Fotojornalismo, Produção e Edição de Textos Jornalísticos I e Produção e Edição de Áudios Jornalísticos I. A atividade ocorreu no Miniauditório, do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Estudante prestigia a exposição “Notícias de 2 de março de 2004”, organizada pelo projeto Lente Quente (Foto: Giullia Neves)

 

Na última sexta-feira (23), a exposição "Notícias de 2 de março de 2004" organizada pelo projeto de extensão Lente Quente, foi inaugurada no hall do bloco D do campus central da UEPG. As fotos expostas retratam as manifestações que aconteceram 20 anos atrás, momento marcado por uma greve na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) reivindicando a contratação de professores. Atualmente, parte do atual corpo docente do Departamento de Jornalismo participou das manifestações enquanto estudantes. 

O tema foi discutido durante palestra do V Ciclo Descomemorar Golpes, evento organizado pelo curso de Jornalismo da UEPG

 

O painel “Responsabilidade penal dos golpistas em 08/01/2023” foi realizado na noite desta quarta-feira (20), no Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A atividade fez parte do V Ciclo Descomemorar Golpes, evento promovido pelo Departamento de Jornalismo. O painel da noite teve como objetivo debater a urgência da punição aos golpistas que invadiram a Praça dos Três Poderes em 8 de Janeiro de 2023. A advogada Thaís Machinski, o professor de Direito da UEPG, Pedro Miranda, e o presidente do Sinduepg, Volney Campos, foram os protagonistas do debate.

O dia 08 de março foi marcado pelo painel “Chega de assédio no jornalismo”, na UEPG. O evento contou com a presença da jornalista Aline Rios, diretora do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindiJor PR), Bianca Machado, jornalista esportiva, e Paula Melani Rocha, professora da graduação e Mestrado em Jornalismo na UEPG e pesquisadora da área de gênero. Além de acadêmicos, docentes e profissionais da área. 

A primeira edição da Feira de Economia Solidária da UEPG (FESU) deste ano contou com programação especial, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. A feira temática, organizada pela Incubadora de Empreendimentos Solidários (IeSol), ocorreu nesta quinta-feira (07), no hall do bloco B do Campus Central da UEPG. A programação teve a participação do grupo de música Caps AD e com a DJ Tetê. Houve também sessões de auriculoterapia (técnica de tratamento através de pressão em pontos da orelha).

Na tarde desta última sexta-feira (01), o projeto Foca Foto apresentou o projeto de extensão aos novos calouros da turma do primeiro ano de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.