O projeto de Extensão Agência de Jornalismo está arrecadando agasalhos para a ocupação Ericson John Duarte, localizada no Parque das Andorinhas, em Ponta Grossa.

O espaço abriga 700 famílias que lutam por moradia e melhores condição de vida. Além de agasalhos, também é possível doar cobertores e alimentos não perecíveis. O professor do curso de Jornalismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sérgio Gadini, explica: “trata-se de uma iniciativa solidária, integrando ações extensionistas com apoio dos projetos ELOs, Cultura Plural e Agência de Jornalismo UEPG”.

De acordo com o coordenador da Frente Nacional de Luta (FNL), Leandro Dias, a ocupação está precisado de doações de cobertores e alimentos. “Faltam mais cobertores. Importantes por causa do frio”. E, observa, “caiu drasticamente a doação de comida” e, por isso, faz um apelo às pessoas caridosas. A Igreja Adventista e a Cáritas Diocesana de Ponta Grossa também estão ajudando na arrecadação.
A acadêmica de Jornalismo, Victória Sellares, comenta que, para algumas pessoas, a doação é a única forma para que têm de se manter aquecidos. “Nesta época do ano, as roupas de inverno costumam ficar ainda mais caras e uma peça nova acaba sendo inviável. Tirar uma peça de roupa que não está sendo usada do guarda-roupa e entregar pra doação é um ato de humanidade, solidariedade e empatia”, afirma. O professor Carlos Alberto de Souza, da UEPG, aproveitou a iniciativa do curso para doar camisetas de manga comprida, blusas, cobertor e Edredom. Diz que a ação coordenada pelo professor Gadini é fundamental, especialmente para as famílias de assentamentos, onde as pessoas vivem em condições difíceis e, muitas vezes, sem o apoio da Prefeitura e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais. É importante, observa, que as pessoas, os alunos e docentes se sensibilizem com a causa e ajudem a amenizar a fome e o frio.
As doações podem ser feitas até o dia 31 de julho, na secretaria do Departamento de Jornalismo, de segunda a sexta, das 8h até às 17h. A secretaria é situada no Bloco C da UEPG Central (Praça Santos Andrade, 01, Centro).

Fotos: Larissa Onório

capa-campanha-doaco-agasalho