Trabalho realizado registrou vivências dos participantes
Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa Irmã Gaudia Kushcka (Parque Tarobá), Raio de Sol (Vila Cipa) e Santa Rita de Cássia (Bairro Ronda) realizaram a atividade “Vida e Memória” na última semana de abril.
O evento teve parceria com o Projeto de Extensão Foca Foto, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que teve como objetivo registrar histórias e experiências das pessoas idosas participantes para que elas se sentissem reconhecidas enquanto sujeitos. Os três Centros de Convivência fazem parte da rede de atendimento do Serviço de Obras Sociais - SOS. Cada grupo atende cerca de 30 idosos.
Para a Assistente Social e Técnica Responsável pela Execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Eliane Dutra, a atividade é de extrema importância para que as pessoas idosas se sintam valorizadas. “Pois é de histórias que se constitui o presente, é por meio do registro dessas histórias que nos apropriamos de nós mesmos”, ressalta.
Dutra também destaca que as atividades de memorização, arteterapia, recreação, lazer, passeios e os atendimentos de musicoterapia, atividade física e psicologia em parceria com os técnicos da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) tem por finalidade a contribuição para um processo de envelhecimento ativo e saudável, a possibilidade de vivências que valorizam as experiências para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo das pessoas idosas e o asseguramento de um espaço de encontro para os integrantes com informações diversas sobre os direitos dos idosos.
A participante Maria Edite Andrade conta que foi importante o trabalho de rever um pouco de histórias passadas da nossa cidade. “Nós gostamos de coisas novas que somam com o grupo e que nos fazem sentirmos valorizados e envelhecermos com qualidade. Agradeço imensamente por esse trabalho e elogio cada um”.
Maria Edite ainda relata que gostaria que a atividade da última semana de abril fosse repetida. “Nós gostamos muito. Percebi o nosso grupo interagindo, pois todos gostam muito do trabalho que essa equipe realiza com a gente. Nós, que estamos na terceira idade, precisamos desse apoio e gostaríamos que fosse repetido”.
Fotos: Júlia Andrade, Nicolly Furman e Gabi Mendes