Nesta terça-feira (4) os alunos do PET História da UEPG (Programa de Educação Tutorial de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa) promoveram a doação de caixas de leite para a instituição Lar das Vovozinhas Balbina Branco, em Uvaranas. Foram doados mais de mil reais em caixas de leite para cumprir a demanda feita pela instituição, antes do grupo desenvolver trabalho de história oral com os idosos.

O PET História tem como tema educação e diversidade e possui projetos em história oral. Chamado de “60+”, o projeto com os idosos prevê entrevistas no Lar das Vovozinhas e debates acadêmicos em torno do processo de envelhecimento. Georgiane Vázquez, uma das professoras responsáveis pelo PET, explica que o objetivo é contar a história dessas pessoas e fazer com que os bolsistas reconheçam a importância da história oral e como aplicar sua metodologia. “Realizar na prática trabalhos voltados para narrar as histórias de vida”, resume.

O grupo inicialmente recebeu doações de caixas de leite e, depois, arrecadou dinheiro para comprar mais leite para entregar à instituição. A professora Georgiane conta como surgiu a demanda que deu início às arrecadações. “Após leituras e estudos da parte teórica, nós fizemos uma visita aqui [Lar das Vovozinhas] e essa demanda de caixas de leite nos foi passada, assim nós iniciamos as arrecadações”. As doações envolveram alunos e professores de história e de outros grupos PET da UEPG. Ao todo, arrecadaram R$ 1.145.

A Associação de Amparo e Providência Lar das Vovozinhas Balbina Branco foi fundada em 1946 para cuidar de pessoas desamparadas. Atualmente, a instituição é considerada um dos maiores asilos do país, sendo referência no amparo e na assistência de idosas de Ponta Grossa e região. No momento, o Lar acolhe 49 idosas, às quais dispõe uma equipe multiprofissional para os cuidados necessários. O local recebe doações da população em dinheiro ou de produtos. Para saber as demandas da instituição, visite o site do Lar das Vovozinhas.

Atualmente, o PET História realiza, em parceria com o PET Química e o PET Engenharia de Alimentos, a campanha anual do agasalho, na qual recebe doações de roupas de frio e cobertores.

Texto: Ana Beatriz de Paiva

Revisão: Daniel Klemba