O Ginásio Jamal Farjallah Bazzi foi sede da segunda edição do RecreaTEA em Ponta Grossa. A Recreação do Transtorno do Espectro Autista ocorreu na sexta-feira (12) oferecendo atividades recreativas, palestras, jogos e modalidades esportivas. Cerca de 100 autistas e pais participaram da atividade organizada pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Secretaria de Educação. O evento era gratuito para a comunidade.
No período da manhã, a professora da Associação de Proteção aos Autistas (APROAUT), Magda Tenório, palestrou sobre a inclusão do autista nos esportes. O período da tarde ficou reservado para a diversão. As crianças e jovens puderam brincar com xadrez convencional e gigante, tênis de mesa, basquete, mini golf e pintura.
Angela Nascimento, de 48 anos, é mãe de Walace, 27 anos, diagnosticado dentro do espectro autista. Para ela, eventos como RecreaTEA ajudam na socialização de Walace. “É muito bom poder deixar o meu filho se divertindo sem me preocupar com julgamentos ou sentir que ele está em riscos”, destaca.
“Temos atividades como o ballet, judô e tênis de mesa voltadas para autistas, mas em participação junto dos demais [neurodiversos] em forma de inclusão”, ressalta Fabiano Gioppo, Diretor do Paradesporto da Secretaria Municipal de Esportes.
Texto: João Bobato
Fotos: Giulia Neves (01-03) e Maria Fernanda Sperafico (04-06)
Edição: Lucas Veloso
Supervisão: Prof. Ben Hur Demeneck