Dos dias 21 de novembro a 3 de dezembro, a Biblioteca Pública Professor Bruno Enei recebeu a ‘Casa dos Sentidos’, uma mostra interativa sobre vivências de crianças e adolescentes com autismo. A exposição é produzida pela Guanabara Produções Culturais, com apoio da Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa.

A exposição estreou no ano passado em Curitiba. Com todo o sucesso gerado pelo projeto, a segunda edição foi ampliada com uma versão mini da casa que circula por outros estados, tendo passado por Monte Mor (SP) e Catalão (GO). Na versão exposta em Ponta Grossa, a casa conta com cômodos como sala de jantar, quarto e cozinha elaborados, respectivamente, pelas artistas Bruna Alcântara e Marcella Callado e pelo artista Bruno Romã. 

A exposição tem sido levada para várias cidades e aberta para o público em geral. Nela, o visitante pode experienciar vivências e experiências de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que é exposto ao público em uma instalação interativa que une a sensibilidade artística e a temática da visão de mundo desse público. Após passar por Ponta Grossa, a exposição irá passar por São Paulo, Brasília e Califórnia, graças à chancela do Instituto Tismo. “No Brasil vamos passar fisicamente com a cabine, já na Califórnia talvez estaremos de forma digital”, informa a produtora e monitora da cabine Aline Cardoso de Oliveira.

Texto: Daniel Klemba

Revisão: Ana Beatriz de Paiva

Supervisão: Cândida de Oliveira

Fotos: Ana Beatriz de Paiva (01-03) e Daniel Klemba (04-07)

 

Ana-Beatriz-de-Paiva-03
Ana-Beatriz-de-Paiva-02
Ana-Beatriz-de-Paiva-01
01-Capa-Casa-dos-Sentidos
Daniel-Klemba-01
Daniel-Klemba-02
Daniel-Klemba-05