Atividades especiais acontece nas APAEs do Brasil entre os dias 21 e 28 de agosto
Com o tema "Conectar e somar para construir inclusão", a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. A ação tem como objetivo conscientizar e romper as barreiras do preconceito e da exclusão. Em Ponta Grossa, os alunos participam de atividades diferenciadas diariamente, como apresentação artística e cinema na escola, passeio no parque e baladinha para os estudantes.
Amanda Oliveira da Silva tem 27 anos e é mãe de Antonio Marcos Silva de Lara, de 2 anos. O garoto possui deleção do braço esquerdo do cromossomo 13, que causa atraso no desenvolvimento físico. A mãe deixou seu emprego para acompanhar, diariamente, o filho na APAE (Associação dos Pais e Amigos Excepcionais). "Minha vida é dele, e vivo para ele", completa. Ela reside em Uvaranas e desloca-se diariamente com o transporte público até a APAE. Para Amanda, as atividades desta semana são importantes para a valorização e inclusão da pessoa com deficiência.
A APAE de Ponta Grossa conta, atualmente, com 350 alunos e 75 usuários. A instituição recebe apoio financeiro de todos os setores governamentais, além de contar com ajuda solidária da comunidade. O quadro de funcionários em Ponta Grossa chega a 119 profissionais da área educacional, da saúde e assistência social. Silvane Valéria Roesler, diretora auxiliar da APAE em Ponta Grossa, ressalta a importância das atividades realizadas pelos alunos, com a produção de itens artesanais, como bolsas, sacolas e cultivo de flores, que são revendidos à comunidade para comprar materiais para novas produções. Os alunos também produzem alimentos, como hortaliças, pães e bolos, para o consumo interno e venda à população.
Texto: João Vitor Bobato
Fotos: João Vitor Bobato (01-05) e Matheus de Lara (06-14)