A última quarta-feira (29) foi marcada pela marcha Maio Furta-Cor em prol da conscientização sobre a saúde mental materna. O movimento teve início na praça Barão de Guaraúna e saiu em passeata até o parque Ambiental.
A campanha Maio Furta-Cor acontece em diversos lugares do Brasil e visa fomentar mobilizações e redes de apoio sobre a importância da saúde mental materna. O mês de maio foi escolhido para oferecer visibilidade à causa, ainda mais por que é celebrado o dia das mães.
Desde o dia primeiro deste mês, diversas ações são realizadas em Ponta Grossa como as rodas de conversa, oficina de autocuidado e beleza que aconteceu na Ocupação Ericson J. Duarte, e a caminhada no centro da cidade.
Em 2024, a campanha renovou o seu compromisso ao convocar instituições e poderes públicos para se juntar à causa, promovendo a concretização e o diálogo em prol da saúde mental materna. Além disso, a campanha também combate a violência de gênero e as raciais pela garantia de seus direitos.
Um dos próximos passos da campanha é tornar a ação em projeto de lei em estados e municípios onde o projeto ainda não foi implementado.
Texto: Nicolly Furman e Gabrieli Mendes
Revisor: Gabriel Ribeiro
Supervisão: Muriel Amaral
Fotos: Nicolly Furman (01-05) e Gabrieli Mendes (06-09)