A Gerar é uma organização não governamental que oferta cursos para jovens de baixa renda em Ponta Grossa. O projeto atua na região dos Campos Gerais desde 2021, com o objetivo de atender o maior número jovens que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho e possuem entre 14 e 24 anos. Para participar dos cursos é necessário se inscrever através do site gerar.org.br. Após o candidato realizar a inscrição, ele passa por uma pré-seleção que confere se o perfil atende aos requisitos da vaga.

No ano de 2023, a instituição Gerar teve mais de seis mil alunos entre os cursos disponibilizados, segundo a coordenadora Cléia Franczak. Os cursos gratuitos ofertados pela Gerar são: Magaref, Projeto Esquenta, Projeto Prepara, Projeto Mega, Projeto Florescer e ainda possui um cursinho pré-vestibular que terá vaga para 50 pessoas neste ano.
Os cursos ofertados têm o intuito de preparar este jovem para a inserção no mercado de trabalho e também auxilia na montagem do currículo profissional, além de desenvolver habilidades para uma entrevista de emprego. Na área do açougue, os candidatos recebem auxílio produtivo no curso Magaref.
No curso Prepara, são realizadas palestras que abordam temas de empregabilidade, e também um curso de informática básica que possui uma carga horária de 40 horas (com certificado de participação).
O Mega é destinado ao público acima de 18 anos que busca iniciar seu próprio negócio. O candidato entra uma empresa por três semanas, com acompanhamento de tutores. Após o período, há uma consultoria de 40 horas para aperfeiçoar as atividades.
O projeto do cursinho pré vestibular oferece aulas gratuitas e possui uma equipe de professores especializados. Os alunos são avaliados regularmente através de provas.
Já o projeto Florescer é destinado para mulheres que buscam uma fonte de renda a partir de trabalhos manuais. O curso Mega, junto com o projeto Florescer, desenvolveram uma cooperativa a partir da qual as cooperadas vendem produtos artesanais em feiras.
A coordenadora Cléia explica que a rede Gerar é uma instituição sem benefícios governamentais, e toda a verba que possuem em caixa vem através de parcerias entre empresas, além de projetos como o Criança Esperança.
Os jovens que ingressam na instituição não pagam nenhum valor, recebem vale transporte, duas camisetas e, acima de tudo, conhecimentos para ingressar no mercado de trabalho. Durante esse trajeto, os jovens passam 4 dias aprendendo a desenvolver seus conhecimentos na empresa e um dia por semana realizam um curso na Gerar. A maioria dos jovens que passaram pela Gerar atualmente estão efetivados nas empresas em que foram atuar como aprendizes.
Ao apresentar um projeto para a empresa que vai vincular o jovem com o trabalho, a empresa paga um valor para manter esse jovem. "Esse valor é destinado para pagamento de aluguel, para pagamento de luz, água, internet e até mesmo para a aquisição de notebooks, o professor que recebe por hora, a pedagoga que sempre acompanha esse jovem", afirma Cléia.
Todos esses projetos desenvolvidos pela instituição Gerar insere o jovem no ramo trabalhista como Jovem Aprendiz, ou seja, é necessário que o mesmo esteja estudando. Nesta condição, "o jovem recebe salário, ele é registrado, tem férias, recebe décimo terceiro", destaca Cléia Franczak. Ao realizar este trabalho, o indivíduo possui um contrato que varia de um ano e meio a dois anos.
A Gerar oferece uma chance para jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, atualmente ela possui 79 unidades de atuação no Paraná e em Ponta Grossa possui uma sede.

Texto: Gabrieli Mendes e Nicolly Furman

Revisão: Mel Pires

Supervisão: Cândida de Oliveira

Fotos: Gabrieli Mendes (01-03) e Nicolly Furman (04-05)