A luta por direitos, representatividade e políticas públicas foi foco da 2ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, realizada no último sábado, na sede da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG). O evento reuniu representantes da sociedade civil, poder público, conselhos e movimentos sociais para discutir avanços e desafios nas políticas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+ no município.
A apresentação, intitulada “Vivenciando Arte”, está distribuída entre os diversos espaços da Unidade Cultural do Ponto Azul, localizada na praça Barão do Rio Branco. A mostra iniciou-se no dia 15 de maio e reúne quadros confeccionados pela professora Deborah Brückman e suas estudantes. Ao todo, são 39 obras expostas, sob a curadoria da chefe da divisão de Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura, Mariângela Digiovanni.
A ação uniu música clássica europeia e brasileira
Na noite desta quarta-feira (14), a Mansão Vila Hilda se transformou em palco para a pluralidade sonora do Trio de Madeiras do Conservatório Maestro Paulino. O concerto de música de câmara trouxe um repertório que une o lirismo da tradição europeia à riqueza rítmica e melódica brasileira, em uma apresentação gratuita e aberta ao público.
Na noite da última quarta-feira (7), a PROEX (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais) inaugurou a exposição “Amálgama” do fotógrafo Henry Milléo. O acervo vai até cinco de junho. A exposição é composta por 29 imagens do fotógrafo de cinco projetos: “Cirque Sans Soleil”, “Quando o caranguejo anda”, “Sineiros”, “Noite de Fandango” e “Sexta às Seis”, trabalho de Milléo que ainda está em desenvolvimento.
Ministrada pelo músico Fernando Bertani, a oficina “Ritmos Afro-Brasileiros” proporcionou a imersão cultural nas tradições musicais e ritmos de matriz africana. A atividade, que ocorreu na última quinta-feira (08), integra a 39ª. Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. Nessa edição, a festividade intitula-se “O Teatro da Minha Vila”, pois as atrações acontecem na Vila 31 de Março.
No último sábado (26), a Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida César realizou o projeto “Brilhamos Juntos: Cada Um com Seu Jeito Especial”, iniciativa dedicada à conscientização sobre o autismo e à promoção do ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. O propósito do projeto é criar espaços para diálogo e reflexão sobre a importância da inclusão e respeito às diferenças.
Neste sábado (29), a Colônia Castrolanda, no Município de Castro, promoveu a 24ª edição da Oranjefeest, em comemoração ao Dia do Rei da Holanda. Comidas típicas e artesanato fizeram parte dos festejos que contou, neste ano, com a participação de 86 expositores. No evento, também, foram apresentadas danças típicas por vários grupos artísticos.
A atividade, intitulada “Inteligência Artificial: Hype ou Revolução?”, abordou a aplicação das Inteligências Artificiais (IA) no cotidiano e a utilização das ferramentas para o auxílio de profissionais de diferentes áreas. Os empresários do ramo tecnológico, Fernando Guiné Jr. e Gabriel Kurta, foram os responsáveis por comandar a discussão no Planalto Select Hotel.
Nesta Sexta-feira Santa, a 32ª edição da encenação da Paixão de Cristo, em Castro, foi realizada no Parque Lacustre e reuniu muitos devotos. A peça teatral, que se tornou evento tradicional no município, foi apresentada a céu aberto e de forma gratuita. A encenação relembra o período da prisão até a ressurreição de Jesus.
O Abril Pro Rap PG, iniciativa que começou em 2003 com o objetivo de promover a cultura do Hip Hop em Ponta Grossa, iniciou na noite do último sábado (5) com shows de rap e batalhas de rima. O evento aconteceu no Restaurante Clabonde, com entrada gratuita.
O diretor do Sindicato de Jornalistas do Paraná (SindiJor/PR), Jeferson de Souza, e a presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo da UEPG (CaJor), Amanda Los Lara, discursaram na tribuna livre da última sessão da Câmara Municipal, em comemoração ao Dia do Jornalista, 07 de abril. A importância da profissão para a democracia, os 40 anos do curso de Jornalismo da UEPG e o enfrentamento à desinformação foram os temas debatidos na casa legislativa.
Em final de semana marcado por fortes emoções. Ponta Grossa recebeu a primeira etapa do Brasileiro de Motocross (MX1GP Brasil), entre os dias 05 e 06 de abril, no Centro de Eventos. Ao todo, os pilotos competiram em 10 classes, sendo elas: MX1 - MX2 - MX3 - MX4 - MX2JR - MXJR - MXF - YZ125bLUcRU - 65cc e 55cc.
Com o ritmo acelerado do mundo moderno e as preocupações cotidianas, as pessoas acabam perdendo a noção de tempo. E, por esse motivo, descuidam-se de um dos momentos mais importante do dia, o das refeições. Muitas vezes, preferem comer um lanche rápido, algo que otimize o tempo e que os façam voltar aos afazeres diários rapidamente. Tendo em vista que, normalmente, não há espaço na agenda para preparar uma refeição saudável e completa.
Cismar; ficar absorto em pensamentos, devanear, ruminar. Esse foi o tema abordado na peça de teatro “Cismo” da Escola de Artes Bianca Almeida, na noite do último sábado (29). A trama tinha como premissa abordar as emoções humanas e a forma que os corações e a mente estão sempre em batalha, cismando em situações sem fim.
A dança do ventre ajuda mulheres a recuperar a autoestima, feminilidade e a conhecer melhor o próprio corpo
A atividade, intitulada de aulão inaugural, teve o objetivo de despertar o interesse das mulheres do município. Além de proporcionar a interação social, a iniciativa permite que as participantes busquem definir seus limites pessoais. O aulão de dança do ventre foi realizado na noite de quinta-feira (27), no Bloco G do Campus Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Uvaranas.
A Feira Gastronômica da Praça Santo Antônio acontece em Ponta Grossa todas as sextas-feiras, das 15h às 21h. O evento reúne food trucks, com diversas opções gastronômicas, barracas de artesanato, além de parquinhos para crianças e lazer para toda a comunidade.
Na tarde de terça-feira (18), três dias sem água, estudantes e a população de Ponta Grossa protestaram, em frente a Sanepar, empresa responsável pelo fornecimento de água na cidade, da Prefeitura e do Ministério Público. A cidade enfrenta o racionamento desde janeiro, mas o problema é recorrente.
O Movimento Conceição, coletivo focado em democratizar e propagar a cultura Hip Hop em Ponta Grossa, promoveu debates sociopolíticos e culturais com batalhas de slam e rima. Parte da programação do 8M, o evento reuniu homens e mulheres para declamarem poesias e batalharem rimas, além de um espaço aberto para o público expor sua arte. Ele aconteceu na noite de quinta-feira (13), no Phono Pub.
O “Seminário de Feminização da Desigualdade”, realizado na noite de quarta-feira (12), na Câmara Municipal, debateu a femininização da pobreza e a necessidade de políticas públicas para mulheres que estão no mercado de trabalho. O Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remunerados, realizado em 2024, revela que as mulheres recebem 20,7% a menos que os homens em empresas que empregam 100 ou mais funcionários. Para discutir o cenário de desigualdade, o Coletivo Feminismo em Luta promoveu o seminário que faz parte da programação do 8M, conjunto de atividades realizadas pelo coletivo no mês de março, quando se comemora o Dia das Mulheres (8).
Luta e resistência foram as palavras que ecoaram no Dia Internacional da Mulher. Em Ponta Grossa, a Marcha 8M, organizada pelo Coletivo Feminismos em Luta, reuniu cerca de 200 manifestantes e representantes de instituições do munícipio na Praça dos Polacos. O objetivo foi reivindicar direitos e evidenciar as demandas do movimento feminista, como o combate à violência de gênero, racial e de classe; o fim da jornada de trabalho 6x1, a legalização do aborto, de modo livre e seguro, entre outras pautas. A passeata, que seguiu até a Avenida Vicente Machado, contou com apresentações culturais, falas-manifestos e a confecção de cartazes.
A Câmara Municipal de Ponta Grossa é um espaço para as discussões e decisões sobre a cidade e o cotidiano ponta-grossense. Em cada sessão, os representantes, escolhidos pela população, se reúnem para debater propostas e traçar o futuro do município. O ambiente é sempre dinâmico, com debates intensos, interações e argumentos que refletem o verdadeiro espírito da democracia.
Acadêmicos do primeiro ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conheceram, ontem, o Projeto de Extensão Foca Foto. A apresentação da atividade extensionista foi realizada pelo professor Carlos Alberto de Souza e por alunos integrantes e bolsistas do grupo. Eles destacaram os trabalhos realizados pelo projeto como, por exemplo, a produção de livros, reportagens, notícias, ensaios fotográficos e fotorreportagens.
As redes sociais se tornaram uma ferramenta que auxilia na rotina dos brasileiros ao escolherem os restaurantes onde vão comer. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 99% dos estabelecimentos brasileiros têm presença nas redes sociais, com destaque para o Instagram, WhatsApp e Facebook. Mais de 60% dos consumidores do Brasil consultam avaliações online antes de fazer sua escolha, e 33% descartam restaurantes com menos de quatro estrelas.
Com uma abóbora mágica, uma varinha de condão e um sapatinho de cristal, o Cine Teatro-Ópera recebeu, na última quinta-feira (21), um clássico dos contos de fada: o espetáculo Cinderela. Com uma equipe composta por mais de 100 integrantes, entre eles, produção e bailarinos, a apresentação da Angelus Academia de Dança contou com exibições de ballet clássico, ballet contemporâneo e sapateado, abrangendo do nível infantil ao adulto. No decorrer da noite, o espetáculo foi dividido em 35 coreografias.
Nesta terça-feira (19), a Fundação Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (GERAR) realizou um coffee-break e uma palestra com Marcos Meier, especialista em desenvolvimento profissional. O evento foi realizado na ONG em frente à UEPG Campus Central. A palestra teve como tema ‘Modos de formação e permanência dos jovens que atuam como menores aprendizes nas empresas’.