Cismar; ficar absorto em pensamentos, devanear, ruminar. Esse foi o tema abordado na peça de teatro “Cismo” da Escola de Artes Bianca Almeida, na noite do último sábado (29). A trama tinha como premissa abordar as emoções humanas e a forma que os corações e a mente estão sempre em batalha, cismando em situações sem fim.
A dança do ventre ajuda mulheres a recuperar a autoestima, feminilidade e a conhecer melhor o próprio corpo
A atividade, intitulada de aulão inaugural, teve o objetivo de despertar o interesse das mulheres do município. Além de proporcionar a interação social, a iniciativa permite que as participantes busquem definir seus limites pessoais. O aulão de dança do ventre foi realizado na noite de quinta-feira (27), no Bloco G do Campus Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Uvaranas.
A Feira Gastronômica da Praça Santo Antônio acontece em Ponta Grossa todas as sextas-feiras, das 15h às 21h. O evento reúne food trucks, com diversas opções gastronômicas, barracas de artesanato, além de parquinhos para crianças e lazer para toda a comunidade.
Na tarde de terça-feira (18), três dias sem água, estudantes e a população de Ponta Grossa protestaram, em frente a Sanepar, empresa responsável pelo fornecimento de água na cidade, da Prefeitura e do Ministério Público. A cidade enfrenta o racionamento desde janeiro, mas o problema é recorrente.
O Movimento Conceição, coletivo focado em democratizar e propagar a cultura Hip Hop em Ponta Grossa, promoveu debates sociopolíticos e culturais com batalhas de slam e rima. Parte da programação do 8M, o evento reuniu homens e mulheres para declamarem poesias e batalharem rimas, além de um espaço aberto para o público expor sua arte. Ele aconteceu na noite de quinta-feira (13), no Phono Pub.
O “Seminário de Feminização da Desigualdade”, realizado na noite de quarta-feira (12), na Câmara Municipal, debateu a femininização da pobreza e a necessidade de políticas públicas para mulheres que estão no mercado de trabalho. O Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remunerados, realizado em 2024, revela que as mulheres recebem 20,7% a menos que os homens em empresas que empregam 100 ou mais funcionários. Para discutir o cenário de desigualdade, o Coletivo Feminismo em Luta promoveu o seminário que faz parte da programação do 8M, conjunto de atividades realizadas pelo coletivo no mês de março, quando se comemora o Dia das Mulheres (8).
Luta e resistência foram as palavras que ecoaram no Dia Internacional da Mulher. Em Ponta Grossa, a Marcha 8M, organizada pelo Coletivo Feminismos em Luta, reuniu cerca de 200 manifestantes e representantes de instituições do munícipio na Praça dos Polacos. O objetivo foi reivindicar direitos e evidenciar as demandas do movimento feminista, como o combate à violência de gênero, racial e de classe; o fim da jornada de trabalho 6x1, a legalização do aborto, de modo livre e seguro, entre outras pautas. A passeata, que seguiu até a Avenida Vicente Machado, contou com apresentações culturais, falas-manifestos e a confecção de cartazes.
A Câmara Municipal de Ponta Grossa é um espaço para as discussões e decisões sobre a cidade e o cotidiano ponta-grossense. Em cada sessão, os representantes, escolhidos pela população, se reúnem para debater propostas e traçar o futuro do município. O ambiente é sempre dinâmico, com debates intensos, interações e argumentos que refletem o verdadeiro espírito da democracia.
Acadêmicos do primeiro ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conheceram, ontem, o Projeto de Extensão Foca Foto. A apresentação da atividade extensionista foi realizada pelo professor Carlos Alberto de Souza e por alunos integrantes e bolsistas do grupo. Eles destacaram os trabalhos realizados pelo projeto como, por exemplo, a produção de livros, reportagens, notícias, ensaios fotográficos e fotorreportagens.
As redes sociais se tornaram uma ferramenta que auxilia na rotina dos brasileiros ao escolherem os restaurantes onde vão comer. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 99% dos estabelecimentos brasileiros têm presença nas redes sociais, com destaque para o Instagram, WhatsApp e Facebook. Mais de 60% dos consumidores do Brasil consultam avaliações online antes de fazer sua escolha, e 33% descartam restaurantes com menos de quatro estrelas.
Com uma abóbora mágica, uma varinha de condão e um sapatinho de cristal, o Cine Teatro-Ópera recebeu, na última quinta-feira (21), um clássico dos contos de fada: o espetáculo Cinderela. Com uma equipe composta por mais de 100 integrantes, entre eles, produção e bailarinos, a apresentação da Angelus Academia de Dança contou com exibições de ballet clássico, ballet contemporâneo e sapateado, abrangendo do nível infantil ao adulto. No decorrer da noite, o espetáculo foi dividido em 35 coreografias.
Nesta terça-feira (19), a Fundação Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (GERAR) realizou um coffee-break e uma palestra com Marcos Meier, especialista em desenvolvimento profissional. O evento foi realizado na ONG em frente à UEPG Campus Central. A palestra teve como tema ‘Modos de formação e permanência dos jovens que atuam como menores aprendizes nas empresas’.
No último dia do 52° Festival Nacional de Teatro (FENATA), o Grande Auditório da UEPG Campus Centro, recebeu o espetáculo infantil “A Maravilhosa Princesa das Bolinhas”. A peça, desenvolvida pela Téspis Companhia de Teatro, de Itajaí (SC), é a décima quarta produção do grupo voltada às crianças. A encenação, inspirada na obra da artista plástica japonesa Yayoi Kusama, utiliza recursos visuais, lúdicos e interativos para narrar a incorporação da protagonista a um mundo de bolinhas.
Peça inspirada em Nelson Rodrigues recebe casa cheia no Ópera
O grupo Fócu de Teatro, de Ribeirão Preto-SP, apresentou a peça ‘Dorotéia’, durante o 52° Festival Nacional do Teatro (FENATA). O espetáculo do último domingo (10) lotou o Cine-Teatro Ópera com a história inspirada no escritor e jornalista Nelson Rodrigues.
Lago de Olarias recebe apresentações artísticas do Hip Hop
A 1ª edição do “Dia do Hip Hop” foi realizada na tarde do último domingo (10), no Lago de Olarias. Com a junção dos quatro elementos da cultura: DJs, MCs, break dance e grafite, o evento celebrou os 51 anos do Hip Hop, comemorado em 12 de novembro.
‘A Iluminada’ estreada por Heloísa Périssé foi a grande atração da noite
O Festival Nacional de Teatro (FENATA) estreou na noite desta quinta-feira (07), no Cine-Teatro Ópera, com apresentação do Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG) e monólogo da atriz e humorista, Heloísa Périssé.
A obra reúne histórias do cotidiano e busca inspirar famílias a fortalecerem laços espirituais
A professora Ângela Terna e seu filho Tiago lançaram o livro Pequenas Histórias e Grandes Reflexões, no SESC Estação Saudade, em evento realizado no dia 18 de outubro. A obra surgiu após um desafio escolar que incentivou Tiago Terna, na época com 9 anos, a escrever histórias do cotidiano. Inspirada pelo olhar sensível do filho, Ângela adicionou reflexões bíblicas e tornou o livro um convite para leitores de todas as idades mergulharem em temas de fé e família.
Cia de Fianco apresentou o espetáculo Família Addams na noite de Halloween
A tradicional reunião da Família Addams aconteceu no último halloween (31), no Cine Teatro Ópera. Produzido pela Companhia de Fianco. O espetáculo horripilou a plateia que acompanhou o encontro anual da família. Na história Wandinha passa por mudanças de personalidades, sendo alérgica a cores. As alterações na personalidade de Wandinha assustam sua família que faz de tudo para impedir que isso aconteça.
Familiares e amigos lotaram o Cine Teatro Ópera para o evento
Cinquenta alunos da Iniciação Musical III, do Conservatório Maestro Paulino, se formaram na noite da quinta-feira (31). A cerimônia foi realizada em um Cine Teatro Ópera lotado por familiares e amigos dos formandos.
Em um espetáculo que envolveu danças e músicas nostálgicas, a Academia de Dança Pró-Arte encantou o público presente no Cine Teatro Ópera com três sessões do musical Mamma Mia, no último final de semana. As apresentações envolveram os mais de 140 dançarinos de todas as modalidades ofertadas pela academia. O espetáculo marcou o fim do ano letivo de 2024.
Na quarta-feira (23), o Grupo de Teatro de Ponta Grossa, em parceria com a Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa, apresentou a peça ‘As Lendas do Menino Guardião, no Cine-Teatro Ópera. O evento, voltado principalmente para o público infantil e para prestigiar a peça, os espectadores poderiam trazer um pacote de doce ou uma caixa de chocolate.
O 1° Festival de Teatro Lambe-Lambe começou na última terça-feira (7), em Ponta Grossa. O evento é promovido pelo Coletivo Cacareco com atrações até o dia 13 de outubro. Durante a programação, espetáculos vão ser realizados em parques e praças da cidade, com entrada gratuita. A abertura reuniu artistas e espectadores na Praça Santos Andrade, na UEPG Central.
Pelo segundo ano consecutivo, artistas do hip hop são selecionados para performar no evento.
Na última sexta-feira (4), o “Sexta às 6” contou com show de hip hop no Parque Ambiental. A edição recebeu três artistas do gênero: Gueg PR, rapper e produtor; Guilherme Augustto, cantor, e DJ Banga nas mixagens de som. Eles já se apresentaram no projeto em 2023.
Para mim fotografia é mais do que uma arte, é uma forma de mostrar o mundo com outros olhos, os das lentes. No curso de graduação em Jornalismo, tenho semanalmente aulas de fotos, e foi em sala de aula, com o professor Carlos Alberto de Souza que nasceu a curiosidade de apresentar: “O mundo pelos olhos das formigas”, uma maneira um tanto engraçada de chamar as fotos tiradas com a câmera colocada no chão.
A tradicional noite de gala marcou o encerramento do festival ‘Setembro em Dança 2024’, sábado (28). O palco nomeado ‘Cidade da Dança’, montado no Parque Ambiental, recebeu a última noite do festival. O público prestigiou a premiação dos três melhores em cada subcategoria [solo masculino e feminino, duo, trio e grupo] e às apresentações das coreografias vencedoras de todos os gêneros [Ballet Clássico, Jazz, Estilo Livre, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Sapateado].