Ponta Grossa realizou, na tarde de hoje, a tradicional procissão de Corpus Christi, com início por volta das 14h30, nas imediações do Asilo São Vicente de Paulo. O evento percorreu as principais ruas do centro cidade e foi acompanhado por orações, cantos e momentos de reflexão.
Às 5h da manhã desta quinta-feira (19), as Pastorais, Movimentos e Capelas da cidade de Reserva no Paraná começaram a se mobilizar para confeccionar os tradicionais Tapetes de Corpus Christi, o único dia em que o Santíssimo Sacramento percorre as ruas da cidade em procissão.
A oficina também serviu como homenagem à trajetória do professor Carlos Alberto de Souza
Durante a 19ª. Semana de Integração e Resistência, o artista visual Wilton Paz conduziu a oficina prática de curadoria fotográfica, com imagens registradas em viagens do professor de Jornalismo da UEPG, Carlos Alberto de Souza, responsável pelo projeto de extensão "Foca Foto”. A atividade reuniu estudantes interessados em transformar a fotografia, mais do que apenas registros visuais, e sim em narrativas com significado.
Na noite de sábado (14), o Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu a 37ª. edição do Festival Universitário da Canção (FUC). O festival retorna às raízes com o evento na universidade, após 42 anos desde a última mostra no local. A artista Lorinezz abriu as apresentações; ela foi a vencedora da última edição e encantou o público com a canção “Ontem, hoje, amanhã”, que foi interpretada por sua mãe, Cecília Terezinha Ribeiro, em 1983, e que levou o prêmio de melhor interpretação e segundo lugar em melhor canção na época.
Neste sábado (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue; a data tem como objetivo homenagear os doadores de sangue e incentivar mais pessoas a realizarem a doação. O Hemepar - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, tem participação na Campanha Junho Vermelho, que visa aumentar o número de doadores.
Na última quinta-feira (5), o espetáculo “Aquele Que Diz Sim, Aquele Que Diz Não”, do dramaturgo Bertolt Brecht, foi apresentado no grande auditório da UEPG Central com entrada gratuita. Com direção geral de Gabriel Vernek e direção musical de Raylan Marinho, a montagem teve sessões também nos dias 6, 7 e 8 de junho. A apresentação do domingo contou com tradução em LIBRAS, que promoveu acessibilidade ao público.
Na noite da última sexta-feira (06), o Dairy Beer, localizado em Castro, recebeu o humorista Marcus Cirillo para o seu stand up solo: “Sorto no Mundo”.
No último sábado (7), ocorreu uma festa junina para pets e tutores. O evento, organizado pela clínica veterinária Mundo Selvagem, que é especializada em animais exóticos e silvestres, teve como proposta unir diversão e conscientização, com música, comidas típicas e adoção consciente de animais.
O evento de 2025 contou com oito mesas temáticas
A 28ª. edição do Seminário de Inverno de Estudos em Jornalismo encerrou-se na sexta-feira (06), com duas mesas temáticas, “Jornalismo, Democracia e Representações Sociais” e “Jornalismo e Extensão: Universidade e Sociedade”. A programação teve início na última terça-feira (03) com a primeira mesa intitulada de “Inovações no Jornalismo: som, texto e imagem”; no total da primeira sessão houve cinco apresentações. Na mesma noite, a mesa “Desinformação, Plataformas e Ecossistemas Digitais” teve quatro mostras.
Na noite de quarta-feira (4), no Centro de Cultura, o Coletivo Araucária deu início ao Festival Araucária de audiovisual da região dos Campos Gerais, apresentando curtas e médias metragens, documentários, animações e videoclipes nacionais, estaduais e regionais. Além da abertura, o evento também inaugurou o Cine PG, novo espaço destinado à cinematografia no Centro de Cultura.
A convite do 1º. Festival Araucária dos Campos Gerais, o cineasta paranaense Bruno Costa compartilhou a dinâmica de um set de filmagem e analisou o processo de produção de filmes. A atividade, intitulada Direção cinematográfica: da ideia à realização, aconteceu no Auditório Secisa, na UEPG Campus Central, na última quinta-feira (05). Previamente, o diretor participou de uma coletiva com estudantes de Jornalismo para esclarecer dúvidas acerca de seu próximo lançamento: o longa-metragem “Nem Toda História de Amor Acaba em Morte”.
A 28ª. edição do Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tem como objetivo principal resgatar a trajetória, os desafios e as conquistas do Jornalismo nos Campos Gerais, em celebração aos 40 anos do Curso de Jornalismo na Instituição.
Na tarde da última quarta-feira (28), aconteceu a atividade LARP (Live Action Role-Playing), como uma das programações da 19ª Semana de Integração e Resistência, organizada pelo Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), do Curso de Jornalismo da UEPG. A atividade foi coordenada pelo jornalista Ben Hur Demeneck, e teve como cenário uma cidade fictícia, que passava por uma crise ambiental causada por indústrias.
No dia 27 de maio, os estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram de uma oficina com os criadores do podcast “PontaGrossauros”. A atividade teve como objetivo mostrar a criação e os bastidores do podcast, desde o planejamento editorial até as estratégias de divulgação nas redes sociais.
A palestra intitulada “Vivências de uma âncora em telejornais” alinhou-se à trajetória da convidada, a jornalista Cíntia Capri. A atividade, que aconteceu nesta terça-feira (27), integrou a 19ª Semana de Integração e Resistência, promovida pelo Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), entre os dias 26 a 28 de maio. Durante o encontro, a jornalista apresentou características, formatos e demandas do telejornalismo.
Com olhar atento à vida e à terra, Salgado documenta o impacto humano e a força da natureza em transformação
No pequeno município de Aimorés (MG), no Vale do Rio Doce, nascia no dia 8 de fevereiro de 1944, o maior fotógrafo do Brasil e um dos mais influentes fotógrafos da história, Sebastião Salgado. Autor de centenas de fotos, livros e exposições mundialmente conhecidas, marcado pelo seu trabalho em preto e branco, retratou ao longo de mais de 50 anos de carreira: guerras, revoltas, pobreza e injustiça. Infelizmente nos deixou na última sexta-feira, 23 de maio, mas suas contribuições para a história e para o fotojornalismo são eternas.
Nesta quarta-feira (21), o público pôde assistir à apresentação “Ritalino e o Quinteto Incompleto”, no SESC Estação Saudade. O show aconteceu das 15h às 16h com entrada gratuita. O grupo do palhaço Ritalino, interpretado por Tiago Marques, junto da sua banda, formada por Gabriel Mizuta na bateria, André Gião na guitarra e Tony Costa no baixo, trouxe à plateia dez músicas autorais, cheias de referências à cultura pop e figurinos chamativos. O show estreou em 2022 e foi subsidiado por fomento, graças ao “Prêmio Humor”, criado por Fábio Porchat.
O evento na Câmara Municipal de Ponta Grossa reuniu autoridades, pesquisadores e população para debater o projeto de lei que visa preservar a bacia hidrográfica.
A luta por direitos, representatividade e políticas públicas foi foco da 2ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, realizada no último sábado, na sede da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG). O evento reuniu representantes da sociedade civil, poder público, conselhos e movimentos sociais para discutir avanços e desafios nas políticas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+ no município.
A apresentação, intitulada “Vivenciando Arte”, está distribuída entre os diversos espaços da Unidade Cultural do Ponto Azul, localizada na praça Barão do Rio Branco. A mostra iniciou-se no dia 15 de maio e reúne quadros confeccionados pela professora Deborah Brückman e suas estudantes. Ao todo, são 39 obras expostas, sob a curadoria da chefe da divisão de Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura, Mariângela Digiovanni.
A ação uniu música clássica europeia e brasileira
Na noite desta quarta-feira (14), a Mansão Vila Hilda se transformou em palco para a pluralidade sonora do Trio de Madeiras do Conservatório Maestro Paulino. O concerto de música de câmara trouxe um repertório que une o lirismo da tradição europeia à riqueza rítmica e melódica brasileira, em uma apresentação gratuita e aberta ao público.
Na noite da última quarta-feira (7), a PROEX (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais) inaugurou a exposição “Amálgama” do fotógrafo Henry Milléo. O acervo vai até cinco de junho. A exposição é composta por 29 imagens do fotógrafo de cinco projetos: “Cirque Sans Soleil”, “Quando o caranguejo anda”, “Sineiros”, “Noite de Fandango” e “Sexta às Seis”, trabalho de Milléo que ainda está em desenvolvimento.
Ministrada pelo músico Fernando Bertani, a oficina “Ritmos Afro-Brasileiros” proporcionou a imersão cultural nas tradições musicais e ritmos de matriz africana. A atividade, que ocorreu na última quinta-feira (08), integra a 39ª. Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. Nessa edição, a festividade intitula-se “O Teatro da Minha Vila”, pois as atrações acontecem na Vila 31 de Março.
No último sábado (26), a Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida César realizou o projeto “Brilhamos Juntos: Cada Um com Seu Jeito Especial”, iniciativa dedicada à conscientização sobre o autismo e à promoção do ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. O propósito do projeto é criar espaços para diálogo e reflexão sobre a importância da inclusão e respeito às diferenças.
Neste sábado (29), a Colônia Castrolanda, no Município de Castro, promoveu a 24ª edição da Oranjefeest, em comemoração ao Dia do Rei da Holanda. Comidas típicas e artesanato fizeram parte dos festejos que contou, neste ano, com a participação de 86 expositores. No evento, também, foram apresentadas danças típicas por vários grupos artísticos.