Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Evento celebra o Patrimônio Cultural de Ponta Grossa

Durante este final de semana, a cidade de Ponta Grossa refresca sua memória com um passeio no Lago. Entre os dias 15 e 17  é realizada a 7ª. edição do PG Memória, com o tema “Naquela Mesa”, que se apresenta como um salão do patrimônio cultural da cidade, trazendo mesas temáticas que servem como uma vitrine de lembranças de mais de 50 pessoas traçando um panorama cultural.

Na última quarta-feira (13), o jornalista Nilson Monteiro ministrou uma palestra na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para estudantes e professores do curso de Jornalismo. O debate aconteceu no campus central, no auditório Secisa (A17). Além de jornalista, Nilson também é escritor, e lançou seu livro “Jornalismo se escreve com seis letras: paixão”, que trata de uma junção de seus textos em mais de cinquenta anos de experiência na imprensa.

Foto: Valentina Bortoluzze

A Galeria Ponto Azul abriu suas portas na noite de segunda-feira (11) para a exposição do projeto Desenhadores de Rua, resultado do trabalho da professora-artista Rute Yumi em parceria com seus alunos-artistas. A exposição reuniu uma seleção das 200 obras produzidas pelos 20 alunos-artistas que participaram da mostra.  

O Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa recebeu, nesta segunda-feira (11), o primeiro dia do 30º. Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG. A Orquestra de Cordas e as Meninas Cantoras do Conservatório Maestro Paulino encantaram o público com cantos, melodias e composições emocionantes a partir da temática “Volta ao Mundo”.

Neste sábado e domingo (10), o espaço Tudo Misturado, em frente ao Lago de Olarias, promove o 2º Festival de Cerveja Artesanal de Ponta Grossa, das 14 às 22 horas, com entrada gratuita.

“Enfrentamento da Violência Intrafamiliar: mulher, criança e adolescente, pessoa idosa, pessoa com deficiência e comunidade LGBTQIAPN+” foi o tema da mesa-redonda iniciada ontem no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Campus Central. As professoras de Psicologia Dirceia Moreira e Maria Cristina Rauch Baranoski, além dos alunos Guilherme Portela, Gislaine Simões e Geraldo Baranoski foram os responsáveis pelo debate.

A temática deste portfólio surgiu em um dia chuvoso, enquanto olhava pela janela. Subi ao terraço. E, do local onde moro, vi uma poça de água refletindo uma torre de transmissão. A foto saiu sem muita pretensão. O que era somente um teste, uma brincadeira, tornou-se o tema deste trabalho.

As imagens foram realizadas em localidades de Ponta Grossa e Paranaguá, cidade em que nasci. Montar, selecionar e analisar cada fotografia me fez refletir sobre o quão belo o mundo pode ser, quando se está com uma câmera na mão.

Sou Gabriel Vitório, acadêmico do primeiro ano de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa e aficionado por fotografia. Participo do Projeto de Extensão Foca Foto, coordenado pelo professor Carlos Alberto de Souza. Nesta mostra fotográfica, trago apenas uma fração do poder da imagem no nosso cotidiano. 

 

*Por Gabriel Vitório, com revisão de Daniel Klemba e supervisão de Carlos Alberto de Souza

 

Portfolio-2
Portfolio-1
Portfolio-3
Portfolio-4-1
Portfolio-5
Portfolio-7
Portfolio-9
Portfolio-8
Portfolio-10
Portfolio-11

A cerimônia de abertura da exposição Gravuras Urbanas realizada, ontem à noite, no Acervo Municipal de Obras de Arte de Ponta Grossa, contou com a presença de artistas, educadores e do público que lotou o espaço onde as obras ficam expostas até 30 de agosto. A mostra reúne produções artísticas de 19 alunos do projeto Gravuras Urbanas, promovido pela produtora Inspire Projetos Criativos.

O Festival das Cerejeiras é realizado todos os anos na cidade de Castro, na Associação Cultural Esportiva  (ACEC). Além das flores das cerejeiras floridas que encantam o público, a festa é marcada pela tradição da cultura oriental. O Sakura Matsuri foi realizado neste sábado e domingo e contemplou danças, músicas, comida típica, lutas e até mesmo um evento de cosplays. Os ingressos foram vendidos por  5  reais aos visitantes, chegando até 40 reais para aqueles que foram ao local com o próprio veículo, tendo acesso ao estacionamento.

A discussão trouxe para debate temas que serão o foco da COP30, em Belém

A palestra intitulada “Emergência climática e sociedade” desenvolvida no Grande Auditório da UEPG, na quinta-feira passada, contou com a participação de vários especialistas, entre eles, os doutores Gilson Pereira da Cruz, Luiz Paulo Gomes Mascarenhas e Francisco de Assis Mendonça. A temática escolhida revelou um cenário alarmante em relação à degradação ambiental. A discussão do assunto também está em sintonia com a COP30, que será realizada no Brasil no fim deste ano.

Na noite de  quarta-feira (30), um grupo de ponta-grossenses manifestaram-se contrários ao aumento da passagem dos ônibus, na praça do Ponto Azul. A partir de hoje (01), o preço da passagem do transporte público da cidade aumentará de R$4,00 para R$5,00. A principal demanda dos manifestantes foi pelo passe livre para estudantes e moradores do município. A ação foi organizada a partir de um grupo de Whatsapp. 

“Não cultuamos o mal e nem os demônios. Nós cultuamos o sagrado, os orixás, a ancestralidade e a natureza”

A Saluba Nanã, também conhecida como festa de Nanã-Águas Ancestrais, foi realizada neste sábado (26) no Lago de Olarias. O objetivo foi homenagear uma das mais antigas e reverenciadas orixás das religiões afro-brasileiras, a orixá Nanã Buruquê. A terceira edição da festa recebeu representantes da umbanda, candomblé e de outras religiões afro-descendentes. O evento reuniu músicas, danças e rituais de fé, que celebram a força da ancestralidade e a riqueza cultural das religiões de matriz africana.

No último fim de semana, ocorreu a tradicional Festa da Padroeira Sant’Ana, em Ponta Grossa. A programação teve início no sábado (26), às 9h, com uma carreata que saiu da Catedral Sant’Ana e percorreu as principais ruas da cidade. A imagem da padroeira seguiu sobre o caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhada por veículos antigos. Sant’Ana é reconhecida pela Igreja Católica como avó de Jesus e mãe de Maria. Ela  é considerada símbolo de fé e proteção para as famílias.

O grupo curitibano apresenta pela primeira vez sua obra em Ponta Grossa

 

Na última quinta-feira (24), o Festival de Teatro Prosiá, recebeu no Sesc Estação Saudade a peça “Historieta”, história narrada por Cleo Cavalcantty e interpretada por ela e Fernando Meira, que utilizou diversos recursos na produção como o teatro de bonecos, sombras, mímica e contação de história. Escrito por Cleo Cavalcantty e Dico Ferreira, o espetáculo que se inspira na estética de Tim Burton, apresenta o Marcel, um jovem que se diverte caçando borboletas, até que encontra uma bela borboleta que ele não deseja capturar e acaba por torna-se sua amiga e ambos passam os dias se divertindo. 

O Sesc Estação Saudade esteve de casa cheia nesta quarta-feira (23) com a apresentação do espetáculo “Os Dois Perdidos”, do grupo Diálogos Culturais. A peça, dirigida por Gabriel Vernek, é uma adaptação de “Os Dois Perdidos Numa Noite Suja”, do dramaturgo Plínio Marcos. Ao traçar uma analogia entre o querer e a impossibilidade, a peça revela o potencial destrutivo do desejo nas relações humanas.

A quarta edição do Festival Prosiá, promovido através da Lei de Incentivo Cultural Paulo Gustavo, contou com o espetáculo “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, obra escrita originalmente por Machado de Assis e interpretada pelo ator Marcos Damigo. A apresentação aconteceu na noite de ontem (22) no palco B do Cine-Teatro Ópera. O local contou com lotação máxima do público. 

Ponta Grossa realizou, na tarde de hoje, a tradicional procissão de Corpus Christi, com início por volta das 14h30, nas imediações do Asilo São Vicente de Paulo. O evento percorreu as principais ruas do centro cidade e foi acompanhado por orações, cantos e momentos de reflexão.

Às 5h da manhã desta quinta-feira (19), as Pastorais, Movimentos e Capelas da cidade de Reserva no Paraná começaram a se mobilizar para confeccionar os tradicionais Tapetes de Corpus Christi, o único dia em que o Santíssimo Sacramento percorre as ruas da cidade em procissão.

A oficina também serviu como homenagem à trajetória do professor Carlos Alberto de Souza

Durante a 19ª. Semana de Integração e Resistência, o artista visual Wilton Paz conduziu a oficina prática de curadoria fotográfica, com imagens registradas em viagens do professor de Jornalismo da UEPG, Carlos Alberto de Souza, responsável pelo projeto de extensão "Foca Foto”. A atividade reuniu estudantes interessados em transformar a fotografia, mais do que apenas registros visuais, e sim em narrativas com significado.

Na noite de sábado (14), o Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu a 37ª. edição do Festival Universitário da Canção (FUC). O festival retorna às raízes com o evento na universidade, após 42 anos desde a última mostra no local. A artista Lorinezz abriu as apresentações; ela foi a vencedora da última edição e encantou o público com a canção “Ontem, hoje, amanhã”, que foi interpretada por sua mãe, Cecília Terezinha Ribeiro, em 1983, e que levou o prêmio de melhor interpretação e segundo lugar em melhor canção na época.

Neste sábado (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue; a data tem como objetivo homenagear os doadores de sangue e incentivar mais pessoas a realizarem a doação. O Hemepar - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, tem participação na Campanha Junho Vermelho, que visa aumentar o número de doadores.

Na última quinta-feira (5), o espetáculo “Aquele Que Diz Sim, Aquele Que Diz Não”, do dramaturgo Bertolt Brecht, foi apresentado no grande auditório da UEPG Central com entrada gratuita. Com direção geral de Gabriel Vernek e direção musical de Raylan Marinho, a montagem teve sessões também nos dias 6, 7 e 8 de junho. A apresentação do domingo contou com tradução em LIBRAS, que promoveu acessibilidade ao público.

Na noite da última sexta-feira (06), o Dairy Beer, localizado em Castro, recebeu o humorista Marcus Cirillo para o seu stand up solo: “Sorto no Mundo”.

No último sábado (7), ocorreu uma festa junina para pets e tutores. O evento, organizado pela clínica veterinária Mundo Selvagem, que é especializada em animais exóticos e silvestres, teve como proposta unir diversão e conscientização, com música, comidas típicas e adoção consciente de animais. 

O evento de 2025 contou com oito mesas temáticas

A 28ª. edição do Seminário de Inverno de Estudos em Jornalismo encerrou-se na sexta-feira (06), com duas mesas temáticas, “Jornalismo, Democracia e Representações Sociais” e “Jornalismo e Extensão: Universidade e Sociedade”. A programação teve início na última terça-feira (03) com a primeira mesa intitulada de “Inovações no Jornalismo: som, texto e imagem”; no total da primeira sessão houve cinco apresentações. Na mesma noite, a mesa “Desinformação, Plataformas e Ecossistemas Digitais” teve quatro mostras.