Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Emilly Paitch

A Semana de Contação de Histórias, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura na Bibliotoca Pública, reuniu muitas crianças interessadas no mundo da leitura e em conhecer novos autores e obras literárias. A prática de leitura no local ontem,  fez parte do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. O objetivo do evento foi incentivar as crianças a ler e a conhecer o mundo e as aventuras de cada personagem criados pelos escritores em suas obras literárias. Alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Ponta Grossa Aristeu Costa Pinto, Orival Carneiro Martins e Othon Mader prestigiaram o evento, acompanhados de seus professores.

O evento de arte e cultura teve como tema a história brasileira e mundial (Foto: Laura Urbano)

 

O Colégio Estadual Polivalente realizou, na sexta-feira (5), a 5ª edição do FAC (Festival de Arte e Cultura). Aberto ao público, o evento tem como finalidade habituar os alunos do Ensino Regular (Ensinos Fundamental e Médio) a explorar temáticas culturais e artísticas. Nesta edição, os estudantes organizaram apresentações dos principais acontecimentos da história do Brasil e do mundo em diferentes décadas.

O  projeto de extensão Natividade, promovido pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), proporciona atividades físicas semanalmente para idosos às terças e quintas-feiras, das 14 às 15 horas, no Pavilhão Didático do Bloco G do Campus Uvaranas.

A segunda edição de “Uma noite na Mansão Villa Hilda” ocorreu na noite de terça-feira (9). Conduzida por atores encenando fantasmas, a visita passou por objetos antigos e teve contação de histórias de terror.  Para participar, era necessário doar dois itens de higiene pessoal.

Hoje, 19 de março,  comemora-se no Brasil o Dia do Artesão. A data coincide com o Dia de São José, considerado o padroeiro da categoria. Desde a antiguidade,  homens e mulheres, com habilidades manuais, utilizam-se de vários tipos de matéria-prima, principalmente obtidas na natureza (conchas, madeira, argila, cipós), para produzir peças com valor comercial, por meio de inúmeras técnicas produtivas.

O projeto Eletricidade Verde para Audiovisual teve sua penúltima semana de aulas nos dias 15 e 16, no Centro de Criatividade em Ponta Grossa. Oferecido pelo governo federal por meio da lei Paulo Gustavo, lei que tem o intuito de incentivar e reaquecer o setor cultural, o curso tem o propósito de mostrar como funciona e como se trabalha com a rede elétrica da área audiovisual, além de aprofundar  conhecimentos na área da eletricidade.

A solenidade foi marcada pela condecoração a militares, civis e políticos

O 26° Batalhão de Polícia Militar (26º BPM) celebrou o oitavo ano de fundação da sede em Telêmaco Borba, na manhã desta quinta-feira (14). O evento foi realizado na Secretaria de Ordem Pública e contou com a participação de oficiais e praças da corporação e representantes de entidades civis e políticas.

A Mansão Villa Hilda abriu as portas, na terça-feira (05), para receber os interessados em uma visita noturna que busca explorar as lendas dos fantasmas da Mansão. O evento chamado “Uma Noite na Mansão Villa Hilda” teve como principal objetivo chamar as pessoas para frequentar o Museu Municipal Aristides Spósito e arrecadar itens de material escolar para doação.

Com música, gastronomia e fantasias da Idade Média, o Carnafolk teve a primeira edição neste ano

Entre os dias 02 e 03 de março, no Castelo Florença, aconteceu o 1° Carnafolk, uma festa de carnaval com temática medieval. O evento, que atraiu por volta de 500 pessoas, contava com músicas, danças, comidas, jogos e expositores, tudo com o tema daquela época. Além de apresentações musicais, também aconteceu o concurso de trajes que avaliava a melhor caracterização. 

A solenidade também homenageou ex-comandante que dá nome ao Batalhão

Na manhã desta sexta-feira (01), o 1° Batalhão da Polícia Militar do Paraná (BPM) celebrou os 124 anos da instituição e homenageou o ex-comandante Coronel Aymore Índio do Brasil Pereira de Moraes, falecido em 2022, que agora nomeia o batalhão. O evento contou com a participação de autoridades políticas, oficiais e praças da corporação, familiares do coronel Aymore e civis. 

Na noite da última quinta-feira (29), o Coral de Todos Juntos realizou a primeira apresentação do espetáculo “Cantos e Acalantos” no Conservatório de Música Maestro Paulino. O repertório do grupo era voltado para crianças, mas conquistou o público de todas as idades e incluiu diversas músicas infantis e cantigas de ninar. O Coral se apresentará novamente no auditório do Conservatório na noite de sexta (01), às 19h.

Os estudantes estão na equipe vencedora do ‘Grand Champions’, melhor coletivo entre todas as modalidades do torneio

 

Os acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Gabriel Aparecido, Marcella Panzarini e Sara Dalzotto, são atletas de Cheerleading do Ginásio Rebellions All Star de Ponta Grossa. Eles fazem parte da equipe que conquistou o primeiro lugar do nível 3 NT, e também conquistou o ‘Grand Champion’, prêmio dado ao melhor coletivo entre os sete níveis disputados no Campeonato Paranaense de Cheerleading, que foi realizado em Curitiba. Além destes prêmios, a equipe conquistou o segundo lugar do nível no Cheer Fest, torneio nacional do esporte, realizado em São Bernardo do Campo (SP) e no Campeonato Catarinense,  chamado de Cheer Magic Champions, que ocorreu em Florianópolis.

 

      O espetáculo Batman: a noite do pesadelo conta com roteiro original escrito e dirigido por Renan Simionato, com assistência de Leonardo Lopes, foi apresentado no teatro Sant'ana entre os dias 27, 28 e 29 de novembro. A peça aborda o uso de drogas com referências a desenhos animados, filmes e a cultura pop. Vale ressaltar que a peça é encenada por alunos do colégio Santana.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa promoveu, nesta sexta-feira (24), a abertura do calendário natalino do Município. O espírito de natal começa a tomar conta de Ponta Grossa com a programação do Natal ‘Feliz Cidade’. O evento conta com a organização do ‘Bosque de Luz’, no Parque Linear (19 horas) e com o ‘Show das Águas’, no Lago de Olarias, às 20 horas.

 

Muito samba, capoeira e outros tipos de manifestações religiosas e culturais. Foi assim a comemoração do Dia da Consciência Negra, na última segunda (20), na Estação Saudade, localizada no Parque Ambiental, em Ponta Grossa. O evento foi aberto ao público e contou com várias atrações como Capoeira, SLAM, Samba de Terreiro, Hiphop, Candomblé e Umbanda. A organização do evento ficou por conta dos terreiros Ylê Égbè Asè Oba FunFun, do Bábàlorixá Alamiré, e do terreiro Corações do Àse.

Na noite da última quinta (16), o Cine-Teatro Ópera recebeu a estreia do espetáculo anual da Angelus Academia de Dança. O tema escolhido para o ano de 2023 foi o musical Matilda. O espetáculo conta com coreografias performadas pelos dançarinos da academia, que dão vida aos personagens do musical, nos gêneros ballet clássico, dança contemporânea, jazz e sapateado.

O espetáculo intitulado WWW para Freedom foi apresentado nessa terça-feira (07) de novembro no 51º Festival Nacional de Teatro (FENATA), de Ponta Grossa. A peça mostra um soldado convocado para bombardear seus inimigos em um lugar desconhecido, onde ele começa a se questionar o porquê é necessário uma guerra para alcançar a paz, mas também não sabe como sair da situação, pois apenas recebe ordens.

Na última quarta-feira (25), ocorreu, em Ponta Grossa, um ato político de apoio à Palestina. A ação contou com o Comitê ponta-grossense de solidariedade à Palestina que levou cartazes e bandeiras com frases de indignação com a atual situação e em busca de conscientizar mais pessoas sobre o assunto. 

No dia 26 de outubro comemora-se, no Brasil, o dia do trabalhador da construção civil. Mestres de obras, pedreiros, encanadores, eletricistas, gesseiros, pintores, engenheiros civis, arquitetos e outras profissões que também atuam em edificações são homenageadas neste dia. A data foi escolhida pela proximidade com 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu, santo católico padroeiro dos trabalhadores. Além disso, busca valorizar a importância de um dos principais setores da economia brasileira e reforçar a necessidade do cumprimento de normas de segurança do trabalho na atuação desses profissionais.

Bora deixar o cabelo na régua?

Bruno Matheus Timoteo de Lima, aos 25 anos de idade, nunca teve como objetivo se tornar barbeiro, para ele era visto como um hobbie, foi algo que a vida foi o levando com influência de amigos. Desde a adolescência trabalhava com seu pai em construção industrial e por se tratar de um trabalho bruto, com o tempo, foi à procura de outros cursos e áreas. Iniciou curso como técnico de segurança e por influência de amigos decidiu simultaneamente realizar curso como barbeiro. E o certificado profissional ofereceu base para começar no ramo. Após a formação, Bruno começou a trabalhar em um salão de beleza, mais focado ao público feminino, porém, ele também visa o público masculino, assim, mais uma guinada na vida profissional. Com a saída do salão de beleza, Bruno realizava cortes em domicílios enquanto buscava oportunidades nas barbearias da cidade. Nesse meio tempo, não conseguiu mais clientes e chegou a voltar a trabalhar com seu pai na construção industrial e com seu tio como montador de móveis em busca de renda.

“Nos Ares de PG", exposição realizada no Aeroporto de Ponta Grossa, nesse sábado e domingo (dias 21 e 22), trouxe para a população modelos históricos de aeronaves. Entre eles, estavam aviões clássicos do Aeroclube de Ponta Grossa e do WS Museum, de Campo Largo. Algumas das aeronaves eram de fabricação da primeira metade do século passado. Mas, também teve a exibição de modelos novos. Além das aeronaves, foram apresentados blindados do 3° Regimento de Carros de Combate (RCC), helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e carros de colecionadores. O evento foi realizado para comemorar o Aniversário dos 200 anos de Ponta Grossa. Nos dois dias da exposição, o público teve a oportunidade de ver manobras radicais em voos e, também, paraquedismo. 

Uma vida dedicada a educar e formar jovens

Aos 71 anos, ele continua firme na missão de ensinar e preparar jovens para enfrentar as batalhas do mundo. Foram 23 anos dedicados a cursinhos pré-vestibulares em quatro instituições de ensino de Ponta Grossa. E, na UEPG, são 32 anos na docência superior, atuando no Departamento de Estudos da Linguagem, antigo Departamento de Letras. Antes disso, de 75 a 1979, deu aula pelo Estado, no Colégio Estadual Senador Correa. Esse é o professor Paulo Rogério de Almeida, um amigo que me acompanha no Foca Foto, Projeto de Extensão da Universidade, desde 2010. Ponta-grossense por uma vida inteira, nasceu em Canoinhas, Norte de Santa Catarina, quando seu pai foi para aquela cidade trabalhar como gerente na Rádio Canoinhas AM. Mas na cidade ficou apenas seis meses porque o pai passou em um concurso no Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários (IAPC) e retornou a Ponta Grossa. Daqui, Paulo nunca mais arredou o pé. A infância, a adolescência e a juventude foram marcadas por muito estudo. Fez o Primário no Instituto de Educação César P. Martinez, atual Centro de Cultura, Rua Doutor Collares. O Ginásio cursou no Colégio Estadual Regente Feijó, localizado à Praça Barão do Rio Branco. O Colegial também foi no Regente.

Entre a literatura e a pedagogia

Lílian Yara Gomes é uma mulher de 71 anos que ama o mundo da literatura e sempre tenta trazer para o seu trabalho a relação entre a subjetividade e as letras, ela é terapeuta cognitiva comportamental e neuropsicóloga. Para ela, os livros estão conectados com a psicologia ao trazer conhecimento aos leitores e também aos seus atendentes. Um dos livros que marcou sua vida profissional e pessoal é o Pequeno Príncipe.  O livro a fez refletir o lado positivo da vida e ajudar o próximo é um proposito da vida. Ainda com pouca idade, ela cultiva o hábito de aconselhar as pessoas, o prelúdio para a escolher a psicologia como modo de viver.  

O Exército Brasileiro de Ponta Grossa realizou uma das etapas do curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) com a realização de uma ‘guerra simulada’ que ocorreu na manhã desta quinta-feira (5) no Campo de Instruções General Calasans (CIGC) em Itaicoca, distrito da cidade. Para participar do exercício, membros da Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército marcaram presença na ação.

Apresentada pelo poeta Renato Forin Jr, a aula-espetáculo “Costuras poéticas pelo fio da voz” encenou “Samba de uma noite de verão” na manhã desta sexta-feira (06), no Sesc Estação Saudade.