Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Na tarde de domingo (16), ocorreu o 1º Encontro de Dachshund, popularmente conhecidos como “cães salsichas”, na fazenda Pedra Verde em Ponta Grossa. O evento, com entrada gratuita, havia sido adiado por causa da instabilidade do tempo, mas reuniu famílias e pets e proporcionou um momento de interação e diversão. 

O Grupo Teatral UNIDEV/CECI apresentou, na tarde desta quinta-feira (13), o espetáculo “Estórias para Thalita” na mostra Campos Gerais, do 53º. Festival Nacional de Teatro Amador (Fenata). A apresentação foi realizada no Teatro CECI, no centro de Ponta Grossa e integrou a programação oficial do festival. Nesta edição, o grupo levou ao palco uma montagem interpretada por atores cegos, destacando a força expressiva e a diversidade artística.

Durante a tarde desta quarta-feira (12), o Cine-Teatro Ópera foi palco da peça “Ora Bolas, Clarinha e Suas Histórias”, apresentada pela Companhia Maria Emília e protagonizada pelas atrizes Fernanda Nunes, Larissa Garcia e Isadora Bellini. O espetáculo é inspirado em três narrativas do livro de Gilvan Balbino, “O Papa Figo, “Mudança Surpresa Minha e “A Menina e o Dragão; aborda temas e questões importantes da infância, como a amizade, os medos e as inseguranças, de forma leve e divertida.

A fotografia pode ser responsável por trazer emoções conflitantes em nós. Acabei descobrindo isso da melhor forma neste trabalho. Este portfólio aborda um colégio “antigo” de Ponta Grossa, demolido em 2024: o Colégio Estadual Colônia Dona Luiza (CDL). Há uma chance de você não conhecer o colégio ou de reconhecer o terreno com outros nomes. Há, também, a chance de este texto virar um registro da minha história pessoal.

No último  domingo (2), a Companhia de Teatro Cia de Fianco realizou uma peça humorística inspirada na popular Família Addams, no palco B do Cine Teatro Ópera. O espetáculo teve duas sessões, às 16h e às 20h, e buscou inovar ao escolher o Dia de Finados para sua realização, após a estreia anterior ter acontecido no Dia das Bruxas.

Após 15 anos à frente do Foca Foto, o professor Carlos Alberto de Souza deixou o cargo em razão da sua aposentadoria. Souza foi um dos fundadores do projeto e sua gestão foi marcada pela valorização do fotojornalismo esportivo no âmbito extensionista do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O encanto e a magia do universo de Wicked tomaram conta do palco na noite do último fim de semana no Teatro Marista, durante a apresentação da Galla Escola de Dança. O espetáculo trouxe uma releitura coreográfica do famoso musical da Broadway, que conta a história das bruxas de Oz antes da chegada de Dorothy.

A clássica história de Chapeuzinho Vermelho ganha novos passos e movimentos na apresentação de ballet “Pela Estrada Afora”, da Grand Scène Escola de Dança. Inspirado no conto que atravessa gerações, o espetáculo leva o público a uma viagem encantadora pelo universo da dança e une arte, narrativa e emoção em cada coreografia.

Evento mostra como a soft skills pode ajudar empresas a formar equipes mais eficientes 

 

Na última terça-feira (14), a instituição Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (GERAR) realizou uma palestra sobre soft skills (habilidades comportamentais e análise de perfil profissional) voltada a representantes de empresas e líderes locais e regionais. O evento foi seguido pelo tradicional “Café com a GERAR”, um momento de integração e  troca de experiências. 

 

Nesta segunda-feira (13), o Atleta Paralímpico Daniel de Farias Dias retornou à cidade para a cerimônia de abertura do núcleo de paranatação, realizada no Ginásio de Esportes Arena Multiuso. A turma tem 40 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos. 

Na tarde deste sábado (11), a paróquia Santo Antônio, localizada no bairro Jardim Carvalho, organizou um Encontro de Carros Antigos. O evento foi acompanhado de venda de pastéis, música ao vivo e brinquedos infláveis. O encontro é o segundo organizado pela paróquia este ano. A rua foi fechada e apenas os carros antigos entravam e estacionavam.

Neste sábado (11), o Centro Espírita Casa Samways, localizado no bairro Santa Paula, promoveu atividades em comemoração ao Dia das Crianças. A programação envolveu brincadeiras, jogos, músicas infantis e pintura facial, além  da distribuição de pizza, bolo, doces e refrigerantes. A ação contou, ainda, com a doação de marmitas com galinhada, frango frito, salada de repolho e alface.

O projeto de extensão Promigra realizou, nesta sexta-feira (10), o tradicional “Café Cultural”. O encontro, que aconteceu na UEPG Campus Central, contou com apresentações de dança, música, teatro e contação de histórias, além de presentear o público com comidas típicas de diversos países. O evento foi marcado, ainda, pela troca de experiências e aprendizados sobre a migração em Ponta Grossa.

O Conservatório Maestro Paulino recebeu, na última terça-feira (30), o “Concerto Didático”, apresentado pelo Grupo de Metais e Percussão Maestro Paulino. A exibição, que começou às 20h, envolveu repertório diversificado e explicações sobre os instrumentos e estilos. Por meio das canções, os artistas estimularam a conexão e interesse do público em relação à música.

A agenda do Setembro em Dança, nesta quinta-feira (25), prosseguiu com oficina de dança contemporânea, realizada pelo bailarino, coreógrafo e professor, Rodrigo Cucorocio. A atividade, realizada no Centro de Esportes e Artes Unificados, integrou o 10ª. dia da programação do festival.

Com o tema “Mãos em Cena: Arte e Literatura Surda”, a terceira edição do Seminário Surdidade tem como objetivo destacar as expressões artísticas e literárias na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento teve início nesta quinta-feira (25), no Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com a oficina sobre performances visuais na literatura surda, ministrada por Tales Douglas Moreira (UFLA).

Sindicato dos Servidores Públicos e merendeiras alertam para perda de qualidade e falta de transparência

A Câmara de Ponta Grossa aprovou, em duas votações, uma versão modificada do Projeto de Lei nº 301/2025, que prevê a terceirização da merenda escolar municipal. A proposta estabelece a compra mínima de alimentos diretamente da agricultura familiar e sugere que o salário das merendeiras seja preservado.

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (Iesol) comemora 20 anos de trajetória em 2025. A programação festiva, que começou ontem (24), no Auditório SECISA na UEPG Central, contou com a apresentação de produções de pesquisa e extensão da Iesol, além de uma palestra com Luís Alves Pequeno, membro do movimento Economia Popular Paranaense.

Seguindo a programação do Festival Setembro em Dança, nesta sexta-feira (19), o coreógrafo Eliseu Correa ministrou a oficina “Danças Urbanas”, no Centro de Esportes e Artes Unificados, que iniciou às 9h30 da manhã com uma roda de conversa. A oficina, que dura cerca de 2h, traz aos alunos conceitos básicos da “street dance”, movimentos com o corpo, dança conjunta e improvisação, o que possibilita aos participantes conhecer mais sobre o estilo de dança.

A Primeira Rota dos Direitos Humanos aconteceu na tarde da última quinta-feira (18), no bloco do curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O evento é promovido pela Coordenação de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju) e foi direcionado a docentes, alunos e comunidade em geral. A proposta do evento é debater ações sociais e os direitos humanos.

O Festival Setembro em Dança, de Ponta Grossa, levou o pole dance ao palco do Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, nesta quarta-feira. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, segue até o dia 27 com apresentações gratuitas, reunindo mais de 800 bailarinos de várias partes do país.

A abertura do Setembro em Dança, ontem, no  Ginásio Jamal Farjallah Bazzi contou com a apresentação da Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa, com um espetáculo inspirado na trajetória musical de Milton Nascimento, que emocionou a plateia ao unir música popular brasileira e dança. Nesse primeiro dia já foi possível ter uma ideia do que representa o festival  e de como incentiva a dança, nos seus vários estilos, na cidade. Ontem o público já teve uma mostra disso e está na expectativa para os próximos dias.

O auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Campus Central foi palco, ontem (15), do espetáculo “Pequenos Gigantes” que proporcionou atividade lúdica para a criançada da cidade. Selecionado pelo edital Multiartes, da Lei Aldir Blanc, o espetáculo é inspirado em artrópodes, enquanto o cenário reproduz um jardim. A apresentação trouxe pequenas histórias interpretadas por personagens que vestiam roupas de insetos. Toda a equipe envolvida na peça é formada por bailarinos, técnicos, produtores e artistas de Ponta Grossa. 

Evento marcou o 202º aniversário da cidade

A Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa apresentou um concerto em homenagem ao aniversário da cidade. O evento aconteceu no Ginásio da Pessoa com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi, na noite de segunda-feira (15), com entrada franca.

Nesse final de semana, o município de Reserva–PR foi palco da 7ª Etapa Leste de Velocross, realizada nos dias 13 e 14 de setembro. O evento, que faz parte do calendário esportivo regional, foi disputado no CT do Falcão, localizado na Estrada do Vau. A competição reuniu mais de 200 motos e pilotos de várias cidades do estado em 22 categorias, divididas por idade e cilindrada. A competição envolveu inclusive crianças a partir de 5 anos com  suas mini motos.