Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Alunos de canto popular e lírico, do Conservatório Maestro Paulino, participaram da mostra “Do mar vem ecos de amor”. O evento, realizado na sede do conservatório, na última segunda-feira (10) exibiu músicas medievais e canções do período colonial brasileiro. Além da mostra musical, teve apresentação da Cia de Dança de Ponta Grossa e do Coral do município.

 A academia de dança, que comemora 24 anos de existência, monta grande espetáculo na cidade

Um espetáculo memorável, no Cine-Teatro Ópera, nos dias 7 e 8, marcou os 24 anos da Angelus Academia de Dança de Ponta Grossa. A empresa apresentou aos ponta-grossenses a Mostra de Dança 2024, com 126 bailarinos. Os alunos apresentaram coreografias de própria autoria  e outros repertórios conhecidos pelo público. O show trouxe diversidade com bailarinos de todas as grades de formação do ballet clássico, a partir da Baby Class. Além disso, a mostra contou com outros estilos, como dança contemporânea, sapateado, além de coreografias livres.

O Festival Gralha Azul de Vivências Literárias ocorreu nos dias 7 e 8 no SESC Estação Saudade e reuniu escritores e leitores em programação voltada para incentivar o hábito da leitura. Para aproximar as crianças do mundo da literatura, houve brincadeiras e atividades interativas.

Foto: João Fogaça

Encerrou na sexta-feira (7) a programação do Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos), na Biblioteca Municipal. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento aproximou escritores de leitores, como alunos das escolas de Ponta Grossa. A edição 2024 se chamou “Em cada canto um livro”.

O Circo dos Sonhos se instalou no Parque Ambiental no dia 10 de maio e tem Marcos Frota como garoto-propaganda e empresário. Ator de novelas da TV Globo, é conhecido por papéis como o Tonho da Lua de “Mulheres de Areia” (1993). 

Na última quarta-feira (30), foi realizado o mutirão de emprego na praça João Pessoa. O evento teve o intuito de fazer ligação entre candidatos e empregadores na busca de emprego. 

A obra de Breno Altman sinaliza para a existência de racismo e xenofobia contra palestinos

Na última terça-feira (28), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), aconteceu a palestra “Apartheid e Gênocidio na Palestina: Raizes Históricas” e também o lançamento do livro “Contra o sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”, escrito pelo jornalista e criador do Ópera Mundi, Breno Altman. Além de Breno, palestraram também o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL), Ualid  Rabah, e o chefe do departamento de história da UEPG, Marco Antonio Stancik. O livro, lançado em dezembro de 2023, retrata o gênocidio do povo  da Palestina, pelo Estado de Israel. 

Os tapetes coloridos que são elaborados para a procissão de Corpus Christi é uma tradição católica que reúne todos os anos muitos fiéis e em Ponta Grossa não é diferente. As obras começaram a ser produzidas no início da manhã do dia 30 para à tarde estarem prontos para a celebração. O tema da festa deste ano foi Eucaristia: fonte de comunhão, esperança e missão.

Na última segunda-feira (27), foi realizada a abertura da 24ª Conferência Municipal de Cultura no Cine-Teatro Ópera. O evento teve seu segundo dia de programação, (28), a partir das 19 horas e busca atrair representantes de vários segmentos culturais como artistas, pesquisadores, artesãos e produtores culturais que realizam suas atividades na região, através dessa iniciativa, a conferência por meio de propostas disponibilizadas para debate  procura atender o município de Ponta Grossa.

No último domingo (26), o Coro Cidade de Ponta Grossa realizou a apresentação do espetáculo “Sonho Vivido”, na Mansão Vila Hilda. Uma apresentação que convida o público para conhecer a Mansão e construir novas percepções sobre a casa. 

Nesta quinta-feira (30), Reserva recebeu mais uma vez a procissão de Corpus Christi, que atravessou as principais ruas do centro da cidade. A confecção do tapete começou por volta das 5h30. A mobilização foi feita por pastorais e movimentos que ajudaram na produção até o início da Missa Solene às 10h, após a missa foi realizada a procissão que encerrou com a bênção final. O valor arrecadado no ofertório da Missa de Corpus Christi será destinado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A simulação integra a campanha Maio Amarelo

A manhã desta terça-feira (28) foi marcada pela simulação de um acidente de trânsito com vítimas em alusão ao Maio Amarelo. Parte da campanha de conscientização realizada em Ponta Grossa, a atividade  ocorreu na rua Bonifácio Vilela, em frente à Praça Barão do Rio Branco, sendo organizada pelas  autoridades de trânsito. 

O "Distinguished Gentleman's Ride" (DGR) é um evento global de motocicletas que tem por objetivo arrecadar fundos para a pesquisa sobre o câncer de próstata e programas de saúde mental masculina. O que o diferencia de outros eventos do tipo são os passeios com traje social. No último domingo (26), Ponta Grossa foi a sede do projeto que  estreou na Austrália há 12 anos Dois ponta-grossenses participaram dessa primeira edição. 

No último sábado (25), os tatuadores do estúdio “Loreno tattoo studio” realizaram uma ação solidária em conjunto com o “Capivara's Rock Bar”  para arrecadar  fundos ao Rio Grande do Sul, que está sofrendo com as enchentes, provocadas pelas fortes chuvas provenientes das mudanças climáticas. A proposta dos organizadores era realizar tatuagens a preços mais acessíveis como forma de incentivar o público a participar e a colaborar com as vítimas das enchentes.

O Cine Teatro Ópera recebeu na última sexta-feira (17) o espetáculo Big Bang, do Grupo de Teatro Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (GTU-UEPG). O grupo apresentou pela primeira vez a obra no Fenata 2023, que foi a primeira apresentação desde a sua reestruturação, em 2022.

Na noite da última sexta-feira (17), ocorreu o ensaio aberto dos alunos de canto popular e lírico, no auditório do Conservatório de Música Maestro Paulino, em Ponta Grossa. O evento reuniu as turmas que apresentaram ao público alguns dos repertórios ensaiados durante as aulas.

Na última sexta-feira (17), Dia Internacional da Reciclagem, ocorreu mais um “Bota Fora” no Parque Ambiental, em Ponta Grossa. O trabalho de incentivo ao descarte correto dos eletrônicos durou até a tarde de sábado (18). O evento é uma ação promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa que, em conjunto com as associações de catadores do município, age na coleta de lixo eletrônico. Mais de 100 famílias trabalham nas três associações de coleta que ficam localizadas nos bairros de Uvaranas, Oficinas e Vila Borato.

O Cine-Teatro Ópera recebeu o espetáculo “Épico: de zero a Deus”, no último domingo (12). A produção autoral da Companhia de Fianco, com roteiro e direção de Luane Spak, contou com casa cheia. A obra é uma comédia que aborda a mitologia grega com doses da realidade contemporânea. O espetáculo conta as aventuras de Dionísio, que viaja pelo mundo antigo para encontrar o Olimpo, na companhia de sua melhor amiga Ambrosia de Nisa. A epopeia presume a superação de obstáculos até se tornar um deus. Dionísio, conhecido como três vezes nascidos, é filho de Zeus e de Perséfone, de Sêmele e há quem diga que ele nasceu do próprio testículo de Zeus. Durante sua trajetória, Dionísio e Ambrosis enfrentam os desafios propostos por sua madrasta Hera, enquanto caminham por todo o mundo antigo. 

O grupo de Teatro Castro EnCena apresentou a peça “A viagem de Zenão” na última sexta-feira (11) no Sesc Estação Saudade. A peça é uma comédia que retrata a viagem no tempo vivida pelo personagem principal, Zenão. Diversos atores amadores do município de Castro fizeram parte da apresentação, mostraram  talento na atuação e impressionaram o público. 

 

O Conserva’s Big Bands se apresentou na noite desta quarta-feira (08), no Cine Teatro Ópera. Aberto à comunidade gratuitamente, o espetáculo contou com repertório de músicas Jazz e MPB. A apresentação fez parte da 38º Semana da Cultura em Ponta Grossa. 

Mais de 100 crianças prestigiaram o espetáculo

(Foto: Nicolle Brustolim) 

A manhã de domingo começou de uma maneira atípica e musical. Crianças de todas as idades estiveram presentes no Cine Teatro Ópera, no domingo (05), para acompanhar a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. O concerto faz parte da programação da 38ª Semana de Cultura Bruno e Maria Enei e tem o objetivo de aproximar os pequenos do teatro e promover uma atividade que incentive a liberdade desse público. 

O Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG)  realizou, na última segunda-feira (06), um ensaio aberto no Cine Teatro Ópera. A atividade, promovida  pela Secretaria Municipal de Cultura, integrou a 38ª Semana da Cultura. Com o tema "Gerações", a semana tem objetivo incentivar a produção da cultura e da arte dentro de famílias. 

Em comemoração ao Dia Internacional da Família, que é celebrado em 15 de maio,  a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a  Secretária Municipal da Família e do Desenvolvimento Social organizaram diversas atividades no Parque Ambiental para comemorar a data. O evento iniciou às 10 horas da manhã e foi até as 20 horas. As atividades disponibilizadas à comunidade, neste sábado, envolviam  brincadeiras para as crianças, doações de mudas de plantas, shows musicais e outros atrativos. No período das 10 horas da manhã às 17 horas, o evento contou com  a apresentação da Banda do 13º BIB,  exposições de viaturas dos Bombeiros e da Polícia Militar; orientações sobre carteira de habilitação, atividades recreativas como cama elástica, pintura facial e xadrez. Teve também a exposição de veículos da empresa DAF Caminhões e um da Princesa dos Campos. Além das exposições, orientações à população e atividades recreativas, os pais puderam colocar a vacina de seus filhos em dia, pois o ônibus da vacina estava atendendo no local. Entre as ações desenvolvidas no dia, teve a distribuição de mudas de plantas, entre elas de araucárias e árvores frutíferas. 

Entre os dias 22 e 26 de abril, a Angelus Academia de Dança realizou atividades para comemorar o Dia da Família. Os dançarinos da academia puderam convidar os familiares e amigos para assistir as aulas e os principais conhecimentos que aprendem em sala. Nessa semana especial, eles puderam levar quantos convidados desejassem e trazê-los para uma imersão nas aulas de dança.

Na tarde deste sábado (20), a Esquadrilha da Fumaça realizou diversas acrobacias no céu de Ponta Grossa e atraiu milhares de pessoas. A apresentação, promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi realizada no Centro de Eventos com entrada franca. O show teve duração de cerca de 40 minutos e foi realizado por sete aeronaves modelo “super tucano”, comandadas por pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) que realizaram 50 manobras. Para facilitar a compreensão por parte do público, o show contou com a presença de um narrador da FAB que ajudou a descrever as manobras.