A Central Única das Favelas do Paraná (CUFA), realizou mais uma ação em prol das gestantes. O evento ocorreu na última quinta-feira (11), no bairro Ouro Verde em Ponta Grossa.

A tarde contou com corte de cabelo, pintura na barriga das gestantes, roda de conversa com o tema "saúde mental materna" e entrega de kits de roupas para os bebês que vão nascer.

 

A coordenadora do CUFA e do projeto Mamãe PG, Josiane Pereira, relata que a Central Única das Favelas está há mais de 3 anos e já ajudou diversas famílias carentes, "A CUFA já atendeu mais de 10 mil famílias de Ponta Grossa e região". É um movimento que visa ajudar aqueles que precisam, através de doações realizadas pela população.

O projeto Mamãe CUFA tem dois anos, foi criado após um momento difícil para a família da Josiane, quando sua filha perdeu seu bebê, que nasceu no quinto mês da gestação de modo prematuro. Foram quatro meses de luta pela vida dele, entretanto ele não resistiu. No hospital a filha da coordenadora conheceu várias mães que não tinham roupas para colocar em seus bebês, ela ligou para sua mãe e pediu para que a mesma levasse algumas peças até lá. Por meio de uma conversa entre a atual coordenadora Josiane, sua filha e o ex-coordenador Marcelo Aparecido de Barros (Professor Careca), criaram o projeto Mamãe, que já atendeu mais de 800 gestantes.

A CUFA ajuda a sociedade em vários aspectos. Por exemplo, como a entrega dos kits maternidade, várias mães são beneficiadas e normalmente elas não têm condição de comprar o que lhes foi dado. A roda de conversa entre mulheres gestantes faz com que elas não se sintam sozinhas. "Ajuda muito porque eu me sinto sozinha, dai eu venho aqui a gente conversa, a gente ganha brinde, fala sobre a importância do bebê e das coisas, daí eu me sinto bem melhor quando eu venho aqui" como Anaih Melo Soares disse. Angela Karoline do Nascimento conta como as famílias são, o que mostra a importância da Central Única das Favelas do Paraná (CUFA), "É que nós somos uma vila carente né, e tem muitas pessoas que não tem como comprar uma roupa, uma fralda e o projeto da CUFA ajuda bastante as mães". É um trabalho social que ajuda as famílias de regiões mais simples, contam com doações da sociedade para tornar isto possível.

 

FOTOS: Ni Furman

 

DSC0272
DSC0140
Copia-de-DSC0375
Copia-de-DSC0349
Copia-de-DSC0334
CAPA-MAES-CUFA
Copia-de-DSC0324
Copia-de-DSC0304
Copia-de-DSC0178
Copia-de-DSC0048