O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa arrecadou, nas últimas semanas, mais de uma tonelada de donativos para o Rio Grande do Sul, e já enviou  todo o material (água, roupas, alimentos, material de higiene, calçados) em 58 carregamentos. O estado gaúcho precisou da ajuda dos brasileiros, em razão das fortes chuvas que atingiram o sul do país, provocadas por mudanças climáticas. Segundo dados do Laboratório de Ciências do Clima e do Ambiente da Universidade Paris-Saclay, da França, essas  mudanças foram causadas pelo próprio homem. O que aconteceu na região é resultado da interferência humana no meio ambiente e, por isso, por exemplo, Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo atualmente tem 15% mais precipitação do que no ano passado.  Mesmo com o período para doações encerrado, o trabalho voluntário ainda ocorrerá por mais uma semana no 2° Grupamento de Bombeiros. A intenção é reunir o restante dos itens recebidos da comunidade para encaminhar aos municípios gaúchos afetados pelas enchentes.

No momento, a unidade não está recebendo mais donativos, porém, de acordo com o subtenente Fabiano, isso pode voltar a acontecer, caso haja necessidade. O grupamento também poderá requisitar novamente a ajuda de voluntários caso volte a chover forte no Rio Grande do Sul. “Teve dias que passou de 150 voluntários. Então, dividimos em três turnos, com 50 voluntários em cada, pois o quartel aqui não comportava todos na mesma hora”, explica o Fabiano. Observa também que no início “a maior parte das doações foi de água, mas com o passar dos dias a demanda no Rio Grande do Sul mudou e passamos a receber mais doações de materiais de higiene”, conta o subtenente.

Jeferson Woinaroski foi um dos que participou da ação voluntária entre os dias 14 a 22 de maio. Ele realizou trabalhos no Corpo de Bombeiro para ajudar as pessoas que passavam por necessidades. “Quando vi a situação do Rio Grande me comovi muito. Senti a necessidade de tentar ajudar de alguma forma”. 

Texto: Daniel Klemba e Matheus de Lara

Revisão: Ana Beatriz de Paiva

Supervisão:Carlos Alberto de Souza

Fotos: Daniel Klemba (01-03) e Matheus de Lara (04-05)

 

77-capa-daniel-trabalhos-voluntrios
Insta-3-1
Insta-2-2
Insta-1
Insta-2-KKKK