No último dia de evento, a representatividade feminina esteve presente para defender o combate a violência contra a mulher
No último domingo (7), no Ginásio Zukão, ocorreu o “Encontro de Capoeira - Identidade Feminina” dentro da Semana Municipal da Capoeira. O evento reuniu escolas e grupos de capoeira de várias cidades paranaenses em torno de uma programação de combate à violência contra a mulher, com dinâmicas sobre musicalidade na capoeira, classificação das cantigas na capoeira, maculelê e roda.
Todas as atividades tinham alguma ligação sobre a mensagem que o encontro queria passar: o combate a violência contra a mulher tanto dentro como fora da capoeira. A professora de capoeira, Ester da Silva Santos, revelou que “Identidade Feminina” é um encontro anual e esse ano marcou seu segundo evento. “O encontro é muito importante porque ele tem um foco e um objetivo que é dar mais visibilidade para essa luta tão difícil: a luta contra a violência a mulher”, resume.
A Semana da Capoeira teve início segunda-feira (1º) e resultou de lei de autoria do Vereador Professor Careca, a qual começou a valer em 2024. O intuito do evento é de valorizar a cultura afro-brasileira dentro de Ponta Grossa, incluindo rodas de conversa sobre a ancestralidade e a atualidade da Capoeira.
O capoeirista e professor de Educação física Elcio Barbosa dos Santos disse que o evento passou por 12 escolas municipais, pela UEPG e a Faculdade Sant'Ana com uma programação com oficinas, rodas de conversas e ensinamentos sobre os instrumentos musicais, como o berimbau.
A capoeirista Cleo escreveu um artigo no livro “Mulher Identidade Representatividade na Capoeira”. No texto ela questiona qual o motivo de haver mais homens na capoeira do que mulheres. Na sua pesquisa, Cleo aponta que muitas mulheres param de frequentar rodas de capoeira devido à sobrecarga de trabalho, tanto na profissão quanto em afazeres domésticos.
Texto: João Fogaça e Stefany Camargo
Revisão: Victoria Fonseca
Supervisão: Ben-hur Demeneck
Fotos: Stefany Camargo (01-06), João Fogaça (07-16)