Mais de 400 alunos, professores e tutores da Educação Especial de Ponta Grossa se reuniram na tarde da última segunda-feira (07), no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, para comemorar o Dia das Crianças. O evento promoveu a integração e a socialização de alunos com diversos tipos de deficiência. Apresentação de circo, cama elástica, brinquedos infláveis e um lanche especial foram as atrações da tarde festiva.

A professora da Apae, Janine da Cruz, trabalha há 29 anos na Educação Especial. Ela entende que eventos como este são importantes para a interação dos alunos com crianças de outras instituições.  “Cada dia eles têm mais espaço na sociedade, e isso pode ser visto em eventos como este, que não existiam em outros anos”, relata a docente.

O palhaço Picolé trabalha com shows inclusivos há seis anos e conta que  é fantástico ver  a inclusão social dos participantes. “A sensação é maravilhosa. Fico feliz de proporcionar um show exclusivo e poder ver o brilho nos olhos das crianças”, conta.

A atividade foi promovida pelo programa Selo Social. De acordo com a coordenação, o objetivo foi proporcionar momentos de lazer e de cultura em prol das instituições de atendimento à pessoa com deficiência. O Diretor da Secretaria Municipal de Paradesporto, Fabiano Gioppo entende que uma celebração desse porte é importante para promover a inclusão social de todos: “evento assim é vida social para toda a família, a ideia é incluir todos em nossa festa”.

Nos próximos meses os projetos promovidos no Jamal seguem com o festival Jamal Bazzi e oficinas paradesportivas para professores de educação física. Durante as oficinas são apresentadas as modalidades paralímpicas para que os profissionais possam apresentar em suas aulas.

Texto: Daniel Klemba e João Bobato

Revisão: Ana Beatriz de Paiva