A atividade é aberta para todos os públicos e busca incentivar a prática de línguas estrangeiras
Promovendo a socialização e prática de diferentes linguagens, o projeto Clube Poliglota promove, neste sábado (10) às 13h, o sexto encontro presencial de idiomas de Ponta Grossa, no Parque Ambiental. A reunião, em formato de piquenique, contará com a presença do pioneiro do movimento poliglota no Brasil e intérprete, Otto Mendonça. Assim como as outras atividades do clube, o piquenique é uma ação sem fins lucrativos, que visa incentivar o contato com diferentes culturas e o aprendizado por meio do diálogo.
O Clube Poliglota de Ponta Grossa surgiu em 2019, fundado por Diego Willian. De acordo com ele, o projeto foi um meio de suprir a falta de contato com a linguagem e cultura de outros países, e o formato adotado foi inspirado por clubes poliglotas que já existem em algumas cidades brasileiras. “Eu sempre tive uma paixão por aprender e praticar diferentes idiomas. Morei durante 2 anos fora do país e quando retornei para Ponta Grossa senti falta do contato com outras culturas e línguas, esse foi o principal motivo que me moveu a começar um clube poliglota na cidade”, afirma.
O fundador do clube ainda afirma que a experiência de participar de conversas fora de salas de aula possibilita que a pessoa “se jogue” na prática do idioma. “Um ambiente descontraído transmite mais liberdade e confiança, o que é fundamental para aprender.”
Nos dois anos de isolamento social, o projeto continuou com as suas atividades, realizando encontros virtuais que permitiram a participação de pessoas de outros países para troca cultural e de aprendizado. Agora com o retorno presencial e a experiência com o formato online, o clube pretende promover ações híbridas, que serão programas durante o ano.
Para Michael Tybuszeusky, membro do Clube, os encontros ajudam a “continuar praticando o inglês, que é o idioma estrangeiro que mais tenho conhecimento, enriquecendo o vocabulário e auxiliando no avanço do domínio da língua estrangeira. Acredito que os encontros presenciais e online são essenciais para continuar praticando o idioma que já conheço e, inclusive, para aprender outros”, diz.
O projeto é aberto para todos que desejam aprender e aprimorar a fala e diálogo em diferentes idiomas, entre eles: inglês, espanhol, francês, holandês, esperanto e italiano.
Serviço
Para mais informações do encontro deste sábado (10) e como participar do clube, entre em contato com o Instagram do Clube @clubepoliglotapg.