O Grupo de Teatro Científico (GTC) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou uma oficina com a finalidade de apresentar o poder do teatro na comunicação. A oficina teve diversas atividades: desde sessões de alongamento, exercícios de respiração, projeção vocal e atuação. O evento aconteceu nesta terça-feira (9) no Grande Auditório da UEPG.
O acadêmico de Licenciatura em Música, Raylan Marinho, participante do GTC, iniciou as atividades com alongamentos e exercícios de respiração. Marinho contou que a oficina surgiu com a intenção de divulgar ciência a partir do teatro. “Nossa formação, quanto alunos pesquisadores, é repassar várias formas de conhecimento”. Ele relatou que os professores coordenadores propuseram aos estudantes ofertarem oficinas sobre teatro ou ciência para a comunidade.
Raul Soares, estudante de Engenharia de Software, acompanhou o evento e gostou das atividades que podem ser aplicadas em diversas áreas - como os exercícios de respiração, projeção vocal, comunicação e entre outros. “Tudo isso, conseguimos unir, para nossas áreas de estudo como conversas com pessoas e apresentações de trabalhos”, aponta o discente.
Além das oficinas, o GTC realiza apresentações teatrais de algumas peças como: “Coração de Chagas”, “Aqui faz”, “Sete Ensaios Depois do Fim do Mundo”. O projeto está trabalhando em mais uma peça teatral infantil, com previsão de estreia no Festival Nacional de Teatro (Fenata), denominada “Pingo”, contando com a personagem Pingo, uma gota da água, que nasce de um orvalho e vive todo seu ciclo.
Fotos: Gabriel Vitório
Revisão: Daniel Klemba
Supervisão: Aline Rosso