Na tarde de quarta-feira (09), egressas do curso de Letras da UEPG participaram de uma roda de conversa com estudantes da universidade, crianças e docentes. A palestra “Fala Egressa” foi no Grande Auditório da UEPG Central e faz parte da 1ª Semana de Letras. O evento contou com as convidadas: Clara Prado, Julia Kalva, Néia Hauer, Paola Sheifer e Ronna Freitas de Oliveira, sob a mediação de Jane Kelly de Oliveira.

As egressas discutiram as diversas perspectivas e possibilidades profissionais para os formados em Letras. Além de relatar experiências vividas durante a graduação. A Semana de Letras é realizada pela primeira vez na UEPG, no ano em que se comemora os 80 anos de Paulo Leminski, escritor e poeta brasileiro, que faleceu em 1989.

“O ambiente educacional é o que pessoas trans têm entendido como um espaço possível e importante ocupar”, afirma a acadêmica Ronna Freitas de Oliveira. Oliveira ressaltou os imaginários estereotipados criados sobre pessoas transexuais, e como a mídia os reproduz. “A universidade é um lugar importante e um espaço possível para disputar o imaginário problemático sobre pessoas trans. Um local onde podemos recontar a história sobre nós, que contaram sem que fizéssemos parte”, explica. Ronna Freitas é professora temporária do Departamento de Estudos de Linguagem da UEPG e doutoranda em letras pela UFPR.

A coordenadora do evento e professora do Departamento de Estudos de Linguagem, Jane Kelly de Oliveira, destacou a importância  da Semana como uma oportunidade de formação para além da sala de aula. “Conseguimos debater temas e conhecer pesquisas dos docentes que muitas vezes não são abordados em aula”, afirmou a coordenadora. Para ela, a realização do evento é fundamental para ampliar o círculo de discussões e o horizonte de expectativas dos participantes, proporcionando uma visão mais ampla das possibilidades dentro da formação acadêmica.

Texto: Celyne Stefani e Karine Santos

Revisão: Gabriel Ribeiro

Supervisão: Aline Rosso

Fotos: Celyne Stefani (01-02) e Karine Santos (03-04)