A campanha é promovida pelo Projeto de Extensão em Jornalismo ‘Combate à Desinformação nos Campos Gerais’
Com o objetivo de impulsionar um debate coletivo e fortalecer a democracia, foi realizado, nessa segunda-feira, o lançamento da campanha PG Contra à Desinformação. A iniciativa é do Projeto de Extensão Combate à Desinformação nos Campos Gerais, da UEPG, que integra uma rede de entidades e instituições participantes do Programa Nacional de Combate à Desinformação, sob coordenação do Supremo Tribunal Federal.
Durante o lançamento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, ressaltou a relevância desse tipo de iniciativa e deu destaque a atuação do projeto Gralha Confere ao processo de combate à desinformação nas eleições. Este recebe dúvidas da população sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral. A proposta do Tribunal de disponibilizar informação à sociedade sobre os pleitos e regras eleitorais é importante para que as pessoas se informem antes de passar as notícias adiante. Com isso, evita-se a veiculação de notícias falsas e se contribui para o processo democrático. Ressalta que “é necessário buscar “a conscientização da sociedade.”
Bengtsson também falou sobre a importância de iniciativas como essas na cidade. “Ponta Grossa é pioneira na região quando o assunto são iniciativas contra a desinformação”, diz o desembargador. O projeto Combate à Desinformação nos Campos Gerais existe no Curso de Jornalismo desde 2022 e, também, faz parte das ações contra a desinformação junto ao Supremo Tribunal Federal nas eleições presidenciais.
O coordenador do projeto de extensão, professor Sérgio Luiz Gadini, reforçou a importância da participação da comunidade acadêmica e externa nas iniciativas de combate à desinformação. “Para falar de eleições sem desinformação, mais transparentes, livres e mais democráticas possíveis, dependemos da participação de cada um. E essa é a proposta do projeto,” diz.
A partir da discussão sobre a desinformação, foi analisado o papel do jornalismo nas eleições, campo responsável por informar a sociedade. O processo eleitoral é “um momento em que fica mais evidente a relação que nós jornalistas temos com a sociedade, no que se refere às suas responsabilidades e como pilar da sociedade democrática”, enfatiza Aline Rios, diretora de defesa corporativa do Sindijor-PR. A dirigente também tratou do assunto violência contra jornalistas, que costuma ser mais acentuada no meio político e em períodos eleitorais.
O lançamento da campanha, no Grande Auditório da UEPG, contou com a presença de acadêmicos dos cursos de Direito, Jornalismo e História, além do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, o Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, pré-candidatos e representantes de pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa. Líderes comunitários e professores também colaboraram com o debate do tema.
Texto: Mariana Real e Nicolle Brustolim
Supervisão:Carlos Alberto de Souza
Fotos: Karine Santos (01-03), Mariana Real (04-06) e Nicolle Brustolim (07-10)