O evento reuniu autoridades, professores, alunos e familiares no campus Uvaranas, celebrando o compromisso ético e humano da profissão de enfermagem
Cerca de 60 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram, nesta quarta-feira (24), da tradicional Cerimônia do Jaleco. O evento foi realizado no Anfiteatro do Centro Integrar - PDE, no campus Uvaranas, marcando o retorno da celebração simbólica após uma década. A última cerimônia com entrega de jalecos ocorreu em 2015. Organizada pelos próprios estudantes, com apoio do Curso e do Departamento de Enfermagem, a cerimônia simboliza a entrada oficial dos acadêmicos no universo da saúde, representando o compromisso ético, científico e humano que a profissão exige.
Estiveram presentes na cerimônia autoridades da universidade, como o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, a diretora geral dos hospitais universitários, Fabiana Mansani, o diretor administrativo do Hospital Universitário, Simonei Bonatto, o diretor do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (SEBISA), professor Júlio César Miné, além da chefe do Departamento de Enfermagem, professora Lídia Dalgallo e da coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Ana Luzia Rodrigues.
A acadêmica do 2°. ano, Brenda Ramos, relatou que o sentimento da cerimônia é incrível, difícil até de explicar. A aluna conta que o coração se enche de alegria por fazer parte de uma das primeiras turmas a viver essa experiência depois de tanto tempo. “E ter a presença da família aqui torna tudo ainda mais especial. A enfermagem é uma profissão linda, e esse momento marca apenas o começo de uma longa caminhada”, descreveu emocionada.
Durante o evento, a diretora Fabiana Mansani destacou a importância dos profissionais da enfermagem dentro da estrutura hospitalar. “Nos nossos hospitais universitários, contamos com cerca de 1.400 profissionais, e a maioria deles é da área da enfermagem”. Mansani afirma que os enfermeiros são fundamentais para garantir um atendimento digno, qualificado e humanizado aos nossos pacientes. É uma profissão de destaque e importância imensa.
O encerramento da cerimônia ficou por conta da professora Lídia Dalgallo, chefe do Departamento de Enfermagem. Em sua fala, reforçou o compromisso da UEPG com a formação de qualidade. “Cuidamos e ensinamos nossos alunos com muito carinho. Podem ter certeza de que os filhos e netos de vocês estão em boas mãos. Nosso desejo é que levem o nome da UEPG com orgulho e em alto grau por onde forem”, finalizou.
A cerimônia não apenas celebrou o uso simbólico do jaleco, mas reafirmou o papel da universidade pública na formação de profissionais preparados para atuar com excelência na saúde coletiva. Para os estudantes, o evento marca o início de uma jornada de dedicação, aprendizado e responsabilidade com a vida do outro.
TEXTO: Emilly Paitch, Larissa Viero, Pedro Moro.
FOTOS: Emilly Paitch, Larissa Viero, Matheus de Lara, Pedro Moro.
REVISÃO: Matheus de Lara
SUPERVISÃO: Paulo Rogério de Almeida
FOTOS: Larissa Viero (1-2), Emilly Paitch (3-4), Pedro Moro (5-6) e Matheus de Lara (7-8)
