Alunos da UEPG visitaram o Palácio Iguaçu, TV Paraná Turismo e Rádio CBN
Nesta quarta-feira (18), alunos do curso de Jornalismo da UEPG participaram de visitas técnicas em meios de comunicação instalados em Curitiba. Os estudantes conheceram parte das dependências do Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, a estrutura e funcionamento da TV Paraná Turismo e Agência Estadual de Notícias, e a instalação da CBN Curitiba. Esta atividade integrou a 33ª Semana de Comunicação, evento organizado pelo departamento de Jornalismo da UEPG.
A agenda de visitação proporciona que os futuros jornalistas tenham a oportunidade de conhecer a rotina de redações profissionais, entender as dinâmicas de produção e de conhecerem as possibilidades de atuação profissional. Pedro Moro, estudante do primeiro ano, conta que considera de extrema importância conhecer os veículos de imprensa da capital “Muitas pessoas que se formam não ficam em Ponta Grossa e aqui em Curitiba há um leque de oportunidades e variedades para a nossa área”. Ele também conta que o local que mais o chamou atenção foi o Palácio Iguaçu, pois está relacionado com o interesse de atuar como assessor de imprensa. “Eu gosto muito dessa área política e atrás das câmeras, então para mim a conversa com os envolvidos na comunicação do Palácio foi a mais importante”.
Palácio Iguaçu
Na sede do poder executivo do Estado do Paraná, os alunos foram recebidos pelo secretário de comunicação Cleber Mata, pela diretora de comunicação digital Elaine Regina Geiser, pelo diretor de imprensa Eriksson Felipe Denk, pela assessora técnica Amanda Mayumi e pelo coordenador da Agência Estadual de Notícias, Marcos Xavier Vicente, no Gabinete de Gestão e Informação (GSI). A conversa teve como principal objetivo explicar o funcionamento da atuação jornalística no Governo do Paraná, além de sanar dúvidas dos acadêmicos sobre as rotinas de trabalho e o que é executado pelos profissionais.
Cleber Mata, secretário de comunicação do Paraná, proporcionou uma reflexão sobre o impacto dos influenciadores digitais na sociedade atual. Ele destaca a responsabilidade dos jornalistas em divulgar informações corretas em um cenário onde qualquer pessoa pode se tornar uma figura de influência. “Hoje em dia, qualquer um é influenciador. Pessoas que nem têm compromisso necessário com a verdade e com a qualidade da informação se tornam populares.”
O secretário também chama atenção para o importante papel dos jornalistas em meio à disseminação de fake news e à bolha informacional criada pelos algoritmos das redes sociais. “O algoritmo fica fornecendo aquilo que a gente gosta, e aí a gente fica num trabalho quase de escravidão”. Sua fala fez os estudantes pensarem sobre a influência dos profissionais da imprensa nas reflexões críticas da sociedade.
TV Paraná Turismo
A TV Paraná Turismo é uma rede de televisão estatal que busca divulgar lugares no estado que as pessoas possam conhecer e explorar. Além de programas de turismo, gastronomia, esporte e bem-estar, a emissora também conta com telejornais que abordam os principais assuntos do estado. O destaque para a programação local é um dos pilares da TV, que busca valorizar a cultura e as histórias paranaenses. Atualmente, o canal conta com nove programas locais, preenchendo 14 horas de programação diária dedicada ao conteúdo regional. O espaço da TV Paraná Turismo também é sede da Rádio Educativa FM e AM.
Como forma de valorizar a visita de alunos, técnicos e professores do Departamento de Jornalismo da UEPG, foram anunciadas novidades da grade de programação da emissora. O “Pé na Rua” busca destacar atrações e aspectos culturais de Curitiba e o “Feito no Paraná” divulga produtos originários do estado.
Ao final da visita, Dirceu Cordeiro dos Santos, jornalista da TV Paraná Turismo, deixou uma mensagem para os estudantes. Ele enfatizou a importância da humildade no jornalismo e na vida. “Queria que vocês futuros jornalistas levem uma frase com vocês: ‘a humildade é o princípio da sabedoria’. Ninguém é melhor que ninguém. Às vezes, tem pessoas com o ego muito elevado, e essas não vão para lugar nenhum”, afirmou.
Rádio CBN
A última visita técnica do grupo foi na Rádio CBN Curitiba, localizada, de forma estratégica em um prédio comercial, que conta com salão de beleza, mercado, restaurante e hotel nos andares superiores. O estúdio principal, inteiro de vidro, está estrategicamente posicionado na parte da frente da redação com o objetivo de atrair a atenção dos visitantes e que estes possam acompanhar as gravações ao vivo. “Diferentemente das outras emissoras que estão localizadas no Pilarzinho, nós entendemos que a modernidade vem desse contato direto com o público e com a possibilidade deles estarem nos acompanhando ao vivo, A estrutura de vidro e localização é muito uma estratégia de aproximar a CBN dos ouvintes”, explica o jornalista Felipe Hamata.
Harmata, foi o responsável pela recepção do grupo e explicou a história da rádio, funcionamento da equipe e rotinas de produções dos programas radiofônicos. Ele também explicou que os principais programas da emissora incluem o CBN Primeiras Notícias, CBN Curitiba 1ª e 2ª edição, e CBN Curitiba Esportes 1ª e 2ª edição. “Nós somos uma rádio all news e trabalhamos com o compromisso de deixar o ouvinte bem informado e, agora com as mídias sociais, em multiplataformas, com vídeos no Instagram e transmissões ao vivo no Youtube que também são capazes de gerar informação”.
Texto: Laura Urbano e Radmila Baranoski
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Laura Urbano (01-02) e Radmila Baranoski (03-04)