Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Antes do debate, assistiram o documentário Cartas a uma Ditadura que trouxe uma reflexão sobre estados totalitários no  mundo 

Estudantes do curso de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participaram ontem do “Cine Jornalismo UEPG” especial 50 anos da Revolução dos Cravos, no Laboratório de Telejornalismo, do Campus Central. A exibição foi o documentário Cartas a uma Ditadura, de Inês de Medeiros, lançado em 2006. Após a apresentação do doc, os acadêmicos participaram de um debate com o professor e historiador João Paulo Avelãs Nunes. 

 

O professor da Universidade de Coimbra falou sobre o campo de atuação do jornalista em países totalitários. Os jornalistas que trabalham nesses países sempre correm “risco”. Quando o governo acredita que eles extrapolaram o seu papel de informar normalmente, esses “profissionais são presos e torturados” e não podem mais exercer a sua atividade profissional naquele  país.

A Revolução de 25 de abril de 1974, também conhecida como Revolução dos Cravos, foi um movimento político e social importante à história de Portugal, que depôs o regime ditatorial do país instalado em 1933 e que pôs fim à democracia.  A reação a esse regime começa em 1973 culminando com o 25 de abril de 74, quando cai por terra o regime ditatorial, comandado, na maior parte do tempo, pelo então presidente  Antônio de Oliveira Salazar.  

O professor observou que atos públicos para comemorar a data acontecem em todo o país com a finalidade de defender a democracia e os direitos dos cidadãos. “Em Lisboa há grandes manifestações, normalmente com a participação  de militares que participaram do 25 de abril”. Outros municípios também realizam atos para lembrar a data e mostrar que é importante lutar pela democracia, especialmente no período atual em que vários países têm se confrontado com movimentos fascistas e de extrema direita. 

Texto: Daniel Klemba e Matheus de Lara

Revisão: Ana Beatriz de Paiva

Supervisão: Carlos Alberto de Souza

Fotos: Daniel Klemba (01-03), Giovana Guarneri (04-06) e Matheus de Lara (07-09)

Copia-de-Daniel-Klemba-22
Copia-de-Daniel-Klemba-03
Copia-de-Daniel-Klemba-14
DSC9804
DSC9803
DSC9809
Matheus-de-Lara-01
Matheus-de-Lara-04
Matheus-de-Lara-06

 

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar