
A segunda mostra do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SECISA) da UEPG discute a responsabilidade das profissões diante da emergência climática e apresenta propostas sustentáveis. O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto, no Campus Central da UEPG. As palestras são voltadas para alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Economia, Jornalismo, Psicologia, Turismo e Serviço Social.
A abertura foi realizada na manhã de ontem (30), com uma mesa-redonda no Grande Auditório, composta por representantes dos cursos de Comércio Exterior, Jornalismo, Psicologia e Turismo. Os participantes compartilharam ações desenvolvidas nas respectivas profissões e apresentaram propostas voltadas ao enfrentamento da crise climática.
Para a professora Sandra Scheffer, diretora do SECISA, o principal objetivo da mostra é despertar a sensibilidade dos alunos e docentes sobre a urgência do cuidado com o meio ambiente. “É uma temática que exige interdisciplinaridade e o engajamento de todas as áreas do conhecimento”, afirma.
Um dos destaques é o projeto de extensão Pauta Ambiental, coordenado pela professora Dra. Hebe Gonçalves, do curso de Jornalismo. Voltado à educação e à prevenção, o projeto aposta em um jornalismo proativo. “Não podemos esperar que os desastres aconteçam para noticiar. Precisamos atuar antecipadamente para evitar que eles ocorram”, explica a coordenadora. Giovana Marques, estudante que representou o curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior destaca: “não existe comércio justo se ele destrói o planeta".
A programação se encerra nesta quinta-feira (31) com a palestra “Emergência Climática e Sociedade”, no Grande Auditório do Campus Central. O Dr. Gilson Cruz (UEPG), Dr. Luiz Paulo Gomes (SGDES/GovPR) e Dr. Francisco de Assis (UFPR) compõem a mesa de debate.
Texto: João Bobato, Isabella Meira e Valentina Bortoluzze
Revisão: Matheus de Lara
Supervisão: Aline Rosso
Fotos: João Bobato (01-02), Valentina Bortoluzza (03-05) e Isabella Meira (06-08)
