Evento contou com estandes dos 43 cursos da universidade, visitas guiadas e ações interativas que ajudam o estudante na escolha da carreira profissional
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, na última sexta-feira (29), a terceira edição da Feira Universidade e Sociedade, conhecida comumente como Feira de Profissões, no Ginásio de Educação Física do Campus Uvaranas da instituição. A iniciativa representa oportunidade aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio para conhecer a estrutura da universidade e os seus cursos de graduação. O evento recebeu alunos de diversos municípios dos Campos Gerais que participaram de diversas atividades na UEPG. Nas edições anteriores, cerca de 10 mil pessoas passaram pela feira.
Ao longo do dia também aconteceram passeios guiados pelo Campus Uvaranas, incluindo visitas ao Museu de Ciências Naturais e à Biblioteca Central. Além de exposições, a UEPG oferece à comunidade atendimentos à saúde, por meio do Hospital Universitário (HU), cursos EaD, do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância (Nutead), oficinas, eventos científicos, assessoria jurídica às famílias, entre outros serviços.
O professor do Departamento de Zootecnia Wilson Furuya afirma que a Feira de Profissões é importante para integrar os jovens ainda em idade escolar com a comunidade acadêmica. “Os alunos de ensino fundamental e médio, ao conhecerem os cursos de perto, têm melhores condições de decidir qual carreira profissional seguir”, afirma.
O acadêmico de farmácia Luiz Othávio Roldan, que participou de todas as edições, conta que o evento é uma oportunidade incrível para os estudantes que ainda não estão na faculdade. “Eu não tive essa oportunidade como aluno de ensino médio e entrei no curso de paraquedas, sem conhecer bem a área”, destaca.
Rosiel Hartmann levou sua filha Valentina, de 7 anos, para conhecer a feira. “Ela se divertiu muito. Os estandes chamaram bastante a atenção dela. Já é uma iniciação sobre a faculdade na vida dela”, relata.
Com essa atividade, a UEPG ajuda principalmente os vestibulandos a decidir qual profissão seguir. Trata-se de um momento importante, uma vez que as inscrições para o vestibular da universidade abrem agora no dia 1º de setembro e seguem até dia 30. A taxa de inscrição é 204 reais. A instituição também oferta o PSS (Processo Seletivo Seriado), que encerrou seu período de inscrições hoje (domingo), como meio de ingressar no ensino superior.
Texto: Matheus de Lara, Larissa Viero e Sabrina Waselcoski
Revisão: João Fogaça e Eduarda Gomes
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Larissa Viero (01-04), Sabrina Waselcoski (05-08) e Matheus de Lara (09-12)
