(Foto: Giulia Neves)

O evento UEPG “Portas Abertas” é uma iniciativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para incentivar o interesse de adolescentes e jovens aos cursos de graduação da instituição. Na última terça-feira (28), os Campus Central e Uvaranas receberam estudantes do ensino médio de toda a região dos Campos Gerais para conhecerem os cursos e as instalações. A programação de acolhida foi separada em turnos, pela manhã iniciou às 8h30, à tarde às 13h30 e à noite às 19h.

No Campus Central, a visita guiada passou por 9 cursos ofertados pela instituição: Letras, Pedagogia, Jornalismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Serviço Social, Turismo e Administração/Comex. Os alunos puderam escolher um roteiro com diferentes graduações, para que pudessem vivenciar o cotidiano desses cursos e interagir com os professores e acadêmicos.

Em Letras, por exemplo, os estudantes foram recebidos com exposições interativas das 4 linhas de formação ofertadas pela UEPG (inglês, espanhol, francês e libras). Já em Pedagogia, os laboratórios Lampe e Lalupe, que aproximam os futuros profissionais das experiências práticas na área, também foram apresentados aos visitantes, que realizaram atividades pedagógicas e esclareceram suas dúvidas em relação ao curso.

Os visitantes que passaram pelo Departamento de Jornalismo puderam explorar os laboratórios. No rádio, foram recebidos por acadêmicos que realizaram atividades interativas no estúdio. Também visitaram o laboratório de telejornalismo e tiveram a experiência de gravar com uma câmera profissional. Além disso, os universitários compartilharam suas experiências e encorajaram os visitantes a escolherem o curso.

Texto: Giulia Neves, Karine Santos e Matheus Leônidas

Revisão: Matheus de Lara

Supervisão: Cândida de Oliveira

Fotos: Giulia Neves (01-05), Karine Santos (06-10) e Matheus Leônidas (11-15)