
Desde segunda-feira (3), o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe eventos nacionais e internacionais dedicados à pesquisa em Jornalismo. Ao longo da semana, Ponta Grossa sedia, simultaneamente, o III ReiJor (Encontro Internacional de Pesquisa em Jornalismo), o 15º JPJor (Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo) e o 23º SBPJor (Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo). A programação consolida um dos momentos mais relevantes para a área, ao reunir pesquisadores, professores e estudantes de diversas regiões do Brasil e do exterior em torno do debate sobre a produção científica em Jornalismo.
O III ReiJor foi realizado nos dias 03 e 04 de novembro, no Centro de Cultura, com tema “A irreverência como postura”. O evento reuniu apresentações de trabalhos e palestras de pesquisadores da França, República Dominicana do Congo, Bélgica e do Brasil. Já o 15º JPJor foi realizado na quarta-feira (05) e contou com apresentações de acadêmicos da graduação.
O 23º SBPJor, que tem como tema “O Jornalismo diante das desigualdades e conflitos no Sul Global” iniciou oficialmente na noite de quarta-feira (5), com a cerimônia de abertura realizada no Grande Auditório do Campus Central da UEPG. Nesta quinta-feira (6), a mesa de debate “As desigualdades e conflitos do Sul Global na pauta da pesquisa em Jornalismo” deu sequência às atividades do encontro. A programação seguiu à tarde com apresentações de trabalhos em sessões livres e coordenadas.
O presidente do SBPJor e professor de Jornalismo da UEPG, Felipe Simão Pontes, destaca o engajamento dos acadêmicos nos eventos. "O saldo é positivo. Conseguimos envolver, além dos congressistas, toda nossa comunidade aqui do curso de Jornalismo da UEPG. Muitos alunos estão participando, e isso faz com que o evento se torne um sucesso”.
Para a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ana Lúcia do Prado, a semana têm proporcionado uma reflexão sobre a importância da visibilidade de narrativas frequentemente marginalizadas nas estruturas midiáticas. “Todo dia me sinto desafiada, como professora e pesquisadora, a aprender a trabalhar com o público jovem, extremamente vulnerável em termos econômicos. Ainda não sabemos lidar completamente com esse novo cenário e com os novos discentes”.
As atividades terminaram sexta-feira (7), com o encerramento do 15º JPJor pela manhã e apresentações de trabalhos à tarde, além da Assembleia Geral da SBPJor no período da noite.
Revisão: João Vitor Bobato
Supervisão: Aline Rosso
Fotos: Isabella Meira (01-02) e Valentina Bortoluzze (03-05)
