No último sábado (26), a Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida César realizou o projeto “Brilhamos Juntos: Cada Um com Seu Jeito Especial”, iniciativa dedicada à conscientização sobre o autismo e à promoção do ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. O propósito do projeto é criar espaços para diálogo e reflexão sobre a importância da inclusão e respeito às diferenças.
O evento reuniu alunos, familiares, professores e funcionários em uma manhã repleta de aprendizado e integração, com atividades lúdicas e rodas de conversa que incentivaram a interação entre os participantes e que colocou em prática valores fundamentais como empatia, acolhimento e a convivência harmoniosa.
A ação destacou a necessidade de fortalecer os laços entre escola e família, com intuito de criar uma rede de apoio para garantir o desenvolvimento integral das crianças neurodivergentes. A professora Theily Milene Camilo, idealizadora do projeto, explica que o objetivo é: “promover a inclusão e criar um ambiente acolhedor para os alunos autistas". Buscamos cada vez mais incluir nossos alunos, criando pontes de empatia e reconhecimento, tanto para as crianças quanto para suas famílias por “.”
Através do grupo Capivara Atípica, a escola convidou Bruno, um artista autista, para apresentar seu trabalho e as crianças realizaram releituras de suas obras. Evelyn Emanuelle Werneck, professora e coordenadora pedagógica na Escola José Bonifácio, participou como voluntária no evento. “Tenho vontade de estar ativa em projetos como esse, onde todos nós vestimos a camisa juntos, onde criamos um ambiente de aprendizado e inclusão. Esse evento traz várias possibilidades de interação e isso é muito importante”, conta a professora.
As atividades realizadas no dia foram diversas como: blitz de conscientização, piquenique inclusivo, exposições artísticas e concursos de desenho. A professora e voluntária Larissa Carla fala que o projeto tem como foco o autismo e a importância de acolher as crianças, que são o público-alvo na cidade. ”O dia foi realmente lindo, pois conseguimos fazer com que as pessoas percebessem a importância em dar atenção a todos, independentemente das suas diferenças”, relata.
O projeto nasceu a partir da escolha da capivara como símbolo da turma Infantil IV B. A história surgiu de uma capivara atípica, habitante do Lago de Olarias que despertou nas crianças reflexões profundas sobre a neurodiversidade e serviu como base para expandir o debate na escola. A realização do evento contou com algumas parcerias: o projeto Capivara Atípica, a Faculdade Unicesumar, a Autarquia de Trânsito e a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa.
Texto: Nicolly Furman, Gabrieli Mendes e Giovana Guarneri
Revisão: Victória Fonseca
Supervisão: Aline Rosso
Fotos: Gabrieli Mendes (01-05)