Com o ritmo acelerado do mundo moderno e as preocupações cotidianas, as pessoas acabam perdendo a noção de tempo. E, por esse motivo, descuidam-se de um dos momentos mais importante do dia, o das refeições. Muitas vezes, preferem comer um lanche rápido, algo que otimize o tempo e que os façam voltar aos afazeres diários rapidamente. Tendo em vista que, normalmente, não há espaço na agenda para preparar uma refeição saudável e completa.
Por este motivo, decidi realizar um ensaio fotográfico, registrando o processo de um restaurante trabalhando para preparar uma refeição adequada e com diversas opções àqueles que não têm como preparar seus alimentos .
Uma das partes mais interessantes foi fotografar as pessoas servindo os pratos e se alimentando. A interação entre funcionários e clientes transmite a essência de um restaurante. Demonstrar esse processo, por ângulos diferentes, e destacar os detalhes, dá relevo à produção fotográfica. Cada fotografia deste ensaio tem um papel na narrativa visual proposta neste trabalho
A dona do Clabonde, restaurante que fotografamos, Jheni, é uma das responsáveis por transformar o estabelecimento em um lugar tranquilo, organizado e eficiente. O espaço está situado em frente à UEPG Central, onde havia um dos restaurantes mais tradicionais de Ponta Grossa, o Costelão. O estabelecimento fechou em junho de 2024, após mais de 10 anos operando. Jheni demonstrou capacidade de assumir o local e transformá-lo em um ambiente aconchegante e de qualidade para servir à comunidade local.
Texto: Emanueli Garcia e Karine Santos
Revisão: Daniel Klemba
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Emanueli Garcia (01 e 02, 09 a 11) e Karine Santos (03 a 08, 12 a 14)