De volta aos palcos, o Coletivo Pé na Cova promoveu no último sábado (24), no palco B do Cine Teatro-Ópera, duas sessões do espetáculo Sorria Sofia, baseado na história do filme Divertidamente, adaptado para o contexto ponta-grossense.
A peça narra a história de Sofia, menina de 13 anos, obrigada a lidar com diversas mudanças em sua vida e na vida dos pais. O espetáculo mostra a importância do cuidado com a saúde mental e da importância da conversa para a resolução de conflitos.
Leonardo Lopes, diretor do Pé na Cova, fala que a criação da peça surgiu a partir do filme ‘Divertidamente’. “Queríamos trazer algo novo e não apenas copiar o filme. Assim surgiu a ideia de colocar em uma realidade ponta-grossense e, também, trazer a síndrome da criança boazinha”, conta. O diretor pontua que apresentações teatrais provocam vários tipos de emoções na plateia, diferente daquela proporcionadas no cinema. “A pessoa que vem ao teatro, procura algo diferente do cinema. Pois aqui os atores estão junto à plateia e conseguir trazer a apresentação para uma realidade da cidade, torna ainda mais mágico a experiência para o público”, explica.
O cenário contou com a utilização de materiais recicláveis que representavam as emoções de Sofia segundo o que a menina vivia. Emanuel Pereira foi responsável pela montagem de parte do cenário e conta como ocorreu esse processo. “Eu tinha um material muito escasso, utilizei ripas de madeiras de um antigo espetáculo nosso e materiais que estavam largados na casa do diretor”, revela.
Sorria Sofia retorna ao palco do Opera no próximo sábado (31), em sessões às 15h e às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro pelo valor de R$ 25 reais. A Companhia Pé na Cova já trabalha na produção de nova peça, com estreia planejada para os últimos meses do ano.
Texto: Ana Beatriz de Paiva e Daniel Klemba
Revisão: Gabriel Ribeiro
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Ana Beatriz de Paiva (01-10) e Daniel Klemba (11-20)