Ensaio jornalístico:
Os repórteres Ana Beatriz de Paiva e Daniel Klemba acompanharam a Cia de Fianco durante o espetáculo Épico: de zero a Deus. A peça conta uma história de Dionísio, que acontece na Grécia, com humor e memes que circulam nas redes sociais.
Épico: de zero a Deus é uma produção autoral da Companhia de Fianco, com roteiro e direção de Luane Spak. A obra é uma comédia que faz relação da realidade contemporânea com a mitologia grega. O espetáculo conta as aventuras de Dionísio, filho de Zeus, que se aventura pelo mundo com sua melhor amiga Ambrosia de Nisa em busca de encontrar o Olimpo. A peça presume a superação de obstáculos que um Oráculo coloca nos caminhos de Dionísio até ele se tornar um deus. Conhecido como três vezes nascido, Dionísio é filho de Zeus e de Perséfone, de Sêmele, e há quem diga que ele nasceu do próprio testículo de seu pai. Durante suas aventuras, Dionísio e Ambrosia enfrentam os desafios propostos por sua madrasta Hera, enquanto desbravam o mundo antigo.
Luane Spak, roteirista e diretora da peça Épico, interpretou Hera. Ela esclarece que a história da companhia começou na Escola de artes. “Na escola, escutamos que a arte que gostamos de fazer utiliza o humor, que flerta com o riso fácil não era artístico ou crítico suficiente. E ouvimos que não havia lugar para nós em nenhuma companhia”. Assim, com os artistas ficando de lado, é que há um ano e meio surgiu a “Cia de Fianco”.
Ator de teatro há 4 anos, Matheus Muka conta que iniciou no teatro por dialogar bem com as pessoas e por precisar de um hobby para ocupar a mente. “Durante a semana do espetáculo, procuro escutar músicas. Não consigo ficar quieto. Na hora do espetáculo, meu pensamento é que ensaiei e sei o que fazer”, observa.
A Cia de Fianco também realizará apresentações da peça “Família Adams”, durante o Halloween. Para acompanhar suas produções e vendas de ingressos basta acessar o instagram @ciadefianco.
Texto: Ana Beatriz de Paiva e Daniel Klemba
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Ana Beatriz de Paiva (02,06-07,10-13) e Daniel Klemba (01,03-05,08-09,14)