Foto: Mafe Sperafico
O Cine Teatro Ópera foi palco do terceiro encontro de Big Bands em Ponta Grossa, na última quarta-feira (15), ao reunir conjuntos de outros municípios dos Campos Gerais. Ao todo, 20 canções foram interpretadas mesclando no repertório MPB, jazz, rock e temas de jogos eletrônicos.
A integrante da Conserva’s Big Band, Simone Fernandes, ressalta a presença de um público engajado. “Para nós musicistas, a adesão do público é essencial, pois a música instrumental em si, possui menos visibilidade que a música comercial”, explica. Simone, que ingressou na Conserva’s em 2022, afirma que está em processo de aprendizagem ao performar junto de artistas profissionais.
O professor da Big Belas Band, Jean Pscheidt, conta a importância da música em sua vida pessoal e profissional: “A música representa quem eu sou, o modo que me apresento ao mundo”. A banda foi criada em 2011, sendo formada majoritariamente por professores e acadêmicos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar Embap). Além das apresentações em cidades paranaenses, o grupo também realizou a gravação de dois álbuns, Ela Mesma (2017) e Por Ela Mesma II (2020).
Santiago Quesada, musicista e espectador, conta a experiência apreciando as Big Bands do Paraná. “Embora já tenha participado de uma big bands, esta foi a primeira vez ouvindo grupos paranaenses. Certamente voltaria outras vezes”, expõe. Quesada destaca que a sintonia dos integrantes na apresentação conjunta, em que as quatro Big Bands subiram ao palco, foi o que mais lhe encantou durante as apresentações.
A Conserva’s Big Band se prepara para novas apresentações. No dia 24 de novembro, se apresenta no Concerto Big Bands, que ocorre no Cine Teatro Ópera.
Texto: Giulia Neves, João Bobato e Mafe Sperafico
Revisão: Daniel Klemba
Supervisão: Muriel Amaral
Fotos: Giulia Neves (01-05), João Bobato (06-10) e Mafe Sperafico (10-14)