A Agroleite é uma das feiras mais importantes da América Latina para a pecuária leiteira e por tradição acontece todo ano no Parque Dario Macedo, na cidade de Castro, conhecida como a capital do leite. Durante o festival, os produtores leiteiros disputam prêmios em dinheiro, e o prêmio também dá um grande reconhecimento para os produtores, por exemplo, quem tiver a vaca que mais produz litros de leite ganha a categoria “Produtor de leite”.
Uma das disputas é o grande campeonato da vaca holandesa variedade preta e branca, onde o juiz canadense analisa o bem estar, a forma que o animal anda pela pista, a qualidade leiteira, a colocação dos tetos, o ubre (órgão onde ocorre a produção do leite). Neste ano, a vaca campeã foi a do produtor rural Armando Rabbers.
O médico veterinário Leonardo Zadra, da fazenda, conta o preparo com os animais. “Os animais estavam fechados em um lugar um pouco diferente, para ter um pouco mais de cuidado e preparo. Esse preparo e cuidado já começou 3 meses antes do evento. Onde os animais têm um manejo com uma dieta equilibrada, banho todos os dias, e tratadores cuidando 24 horas por dia. Fora os cuidados com tratamento dos pelos dos animais, são feitas vitaminas, medicações, tudo para ter um bem estar animal”, relata.
O veterinário ressalta que o resultado vem graças a todo o trabalho e esforço de todos os funcionários da fazenda como os tratadores, zootecnistas e médicos veterinários. “A sensação de ter ganhado é de dever comprido e muita felicidade. Pois todo o esforço da equipe valeu a pena para ter esse resultado”, finaliza.
Texto: Luiz Cruz
Revisão: Daniel Klemba
Supervisão: Cândida de Oliveira
Fotos: Luiz Cruz