No último final de semana (19, 20 e 21), a cidade de Ponta Grossa recebeu a segunda edição do Festival de Balonismo, com competições de pilotos profissionais durante os três dias e apresentações para o público no domingo como forma de encerramento. A atração reuniu mais de 20 mil pessoas no Centro de Eventos, superando em número a quantidade de público do primeiro festival, que também aconteceu em Ponta Grossa no ano passado.
O festival teve início na sexta-feira (19), com o primeiro voo às 7 horas. No domingo aconteceu a premiação, Leandro Chemin ficou em primeiro lugar, Lucas Chemin na segunda colocação e Erick Bittencourt completou o pódio. O campeão Leandro Chemin conta o sentimento de vencer a competição. “Foi minha primeira conquista em um evento desse porte, estou muito feliz com meus resultados nas provas”. Leandro pilota balões há 20 anos e afirma que agora vai trabalhar firme para o Campeonato Brasileiro de 2025.
A atração contou com voos competitivos nos períodos da manhã e da noite e o chamado “Night Glow”, em que os pilotos realizam um show noturno com luzes nos balões. Durante o fim de semana, dezenas de balões coloriram os céus de alguns bairros da cidade. O festival também contou com a presença do “maior balão do mundo”, em formato de cegonha, medindo aproximadamente 55 metros de comprimento. O balão foi criado para promover uma campanha contra gravidez precoce pelo médico ginecologista Karam Abou Saab. Os balões com formatos diferentes do padrão são os mais difíceis de controlar, por isso no Brasil há um pequeno número de pilotos especializados para controlá-los.
Texto: Ana Beatriz de Paiva e Daniel Klemba
Revisão: Matheus de Lara
Supervisão: Prof. Ben Hur Demeneck
Fotos: Ana Beatriz de Paiva e Daniel Klemba