Alunos de canto popular e lírico, do Conservatório Maestro Paulino, participaram da mostra “Do mar vem ecos de amor”. O evento, realizado na sede do conservatório, na última segunda-feira (10) exibiu músicas medievais e canções do período colonial brasileiro. Além da mostra musical, teve apresentação da Cia de Dança de Ponta Grossa e do Coral do município.

A mostra foi dividida em 2 momentos. O primeiro foi realizado na frente do conservatório com oito apresentações musicais,  declamação de poemas e dança. Já o segundo ocorreu no auditório, com a apresentação de sete músicas.

O professor João Luiz Gomes, organizador da Mostra, afirma que o objetivo do evento era divulgar obras desconhecidas do público. Ele explicou que, apesar das dificuldades na preparação do show, o resultado foi positivo. “É gratificante ver os alunos conseguirem aprender as técnicas de canto e expressá-las ao público com gêneros tão diferentes”.

Larissa Sanches é estudante do conservatório há um ano. Ela entende que o evento foi oportuno para aprimorar técnicas e conhecimentos musicais. “É importante para brincarmos com a nossa criatividade. É a partir do desconhecido que conseguimos nos aprimorar na música”, explica.

As próximas exibições estão programadas para acontecer no próximo semestre, mas ainda sem data definida. Novamente, a proposta é contemplar gêneros musicais diferentes para motivar ainda mais a dedicação e a aprendizagem, observa o organizador da Mostra. Ele considera importante a presença do público nesses eventos, especialmente por representar apoio aos artistas e servir para estimular a criação.

Texto: Emanueli Garcia, Giulia Neves, Mafe Sperafico e Naty Stüpp

Revisão: João Bobato

Supervisão: Carlos Alberto de Souza

Fotos: Emanueli Garcia (01-05), Giulia Neves (06-10), Mafe Sperafico(11-15) e Naty Stüpp (16-20)