A academia de dança, que comemora 24 anos de existência, monta grande espetáculo na cidade

Um espetáculo memorável, no Cine-Teatro Ópera, nos dias 7 e 8, marcou os 24 anos da Angelus Academia de Dança de Ponta Grossa. A empresa apresentou aos ponta-grossenses a Mostra de Dança 2024, com 126 bailarinos. Os alunos apresentaram coreografias de própria autoria  e outros repertórios conhecidos pelo público. O show trouxe diversidade com bailarinos de todas as grades de formação do ballet clássico, a partir da Baby Class. Além disso, a mostra contou com outros estilos, como dança contemporânea, sapateado, além de coreografias livres.

A diretora da academia, Olinka Dallabona Brustolim, explica o que representa uma mostra de dança. “É uma oportunidade dos alunos criarem suas próprias coreografias, figurinos e música. Durante a mostra de dança, os bailarinos colocam tudo o que mais gostam das aulas no palco, com todas as técnicas e expressões”, explica Olinka.

Gustavo Weber é aluno da academia e pratica ballet clássico, sapateado e dança contemporânea. O bailarino participou do espetáculo e pela primeira vez apresentou o repertório ‘Harlequinade’ e a coreografia livre ‘Duelo Voador’. “Ao criar minha coreografia, eu queria trazer algo diferente. Quando estou no palco, quero passar a minha energia ao público, Tentei fazer a plateia rir com a minha apresentação”. Gustavo conta como entrou na dança. “Minha família me inseriu nessa arte e sempre me apoiou. Acabei entrando na Angelus em 2012 em razão de minha escola ter parceria com a academia. Depois fiquei um tempo afastado, dois anos atrás voltei para me dedicar aquilo que gosto de fazer”.

Bruna Cândido é dançarina desde os três anos e ministra aulas de ballet clássico na Angelus há sete anos. A professora explica que se sente realizada como bailarina nas apresentações e também por ver os alunos trazendo para o palco o que aprendem nas aulas. “É muito gratificante ver a evolução dos alunos, ver eles no palco colocando todos os ensinamentos em prática. É uma emoção muito grande”, conta Bruna.

A Angelus Academia de Dança está programando a realização de outro espetáculo na cidade que deve acontecer no final de ano nos dias 20 e 21 de novembro, no Cine Teatro Ópera. Agora em julho, os bailarinos viajam para Santa Catarina para apresentar a coreografia ‘Revoltados’, selecionada para a mostra aberta do Festival de Dança de Joinville.

Texto: Daniel Klemba e Matheus de Lara

Revisão: Ana Beatriz de Paiva

Supervisão: Carlos Alberto de Souza

Fotos: Daniel Klemba (01-10) e Matheus de Lara (11-20)