O Festival Gralha Azul de Vivências Literárias ocorreu nos dias 7 e 8 no SESC Estação Saudade e reuniu escritores e leitores em programação voltada para incentivar o hábito da leitura. Para aproximar as crianças do mundo da literatura, houve brincadeiras e atividades interativas.
Na tarde de sexta-feira (7) houve a palestra “Ler é bom... Para quê? Para quem?”, com a professora doutora Suelen Trevizan (UEPG) e mediação de Felipe Ribas, mestrando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para Ribas, que participou da organização do festival, o evento foi bastante aproveitado por professores e funcionários da educação.
Organizado pela ABC Projetos Culturais, o festival apresentou rodas de conversa, palestras, pocket shows, contação de histórias e atividades externas como jogos de realidade virtual, jogos de tabuleiro, oficina tridimensional com massinha e totens interativos. O público também encontrou exposição de artesanato, como as flores feitas em palha de milho por Vanderli Santos. “Criamos nossos produtos de forma original, sempre aprimoramos e pesquisamos novos estilos de artesanato e uma forma de divulgá-lo é no festival”, contextualiza Santos.
Texto e fotos: Celyne Stefani e Karine Santos