A simulação integra a campanha Maio Amarelo
A manhã desta terça-feira (28) foi marcada pela simulação de um acidente de trânsito com vítimas em alusão ao Maio Amarelo. Parte da campanha de conscientização realizada em Ponta Grossa, a atividade ocorreu na rua Bonifácio Vilela, em frente à Praça Barão do Rio Branco, sendo organizada pelas autoridades de trânsito.
No decorrer de toda a encenação, que envolveu três veículos, dois carros e uma moto, diversas pessoas que passavam pelo centro pararam para assistir e se depararam com uma ação educativa relacionada aos acidentes de trânsito.
Na atuação, os motoristas dos carros acabaram feridos, o motoqueiro foi a óbito no local e uma das passageiras ficou extremamente ferida. Quem estava assistindo presenciou ainda os primeiros socorros realizados pelo Corpo de Bombeiros (Siate e ABTR) e até mesmo a aparição de supostos parentes desesperados com a cena. No local, os envolvidos receberam ainda a ilustre presença de um personagem representando a morte que carregava uma placa com frases como “Dirige depois de beber? Te vejo na próxima curva”.
Débora Meyer Levy, funcionária no Detran comentou sobre a simulação. “ somos parte da educação de trânsito é importante fazer parte da prática e da conscientização”, relata.
A rua na qual a ação foi realizada foi fechada no período da noite da última segunda-feira (27) e permaneceu assim pela manhã do dia 28. Diversos agentes de trânsito como a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública Municipal, Polícia Militar (PM), Guarda Municipal, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Superintendência de Trânsito e Transportes, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu e 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) acompanharam as atividades.
Texto: Nicolly Furman e Gabrielli Mendes
Revisão: Daniel Klemba
Supervisão: Cândida de Oliveira
Fotos: Gabrili Mendes (01-04) e Nicolly Furman (05-08)