O Cine-Teatro Ópera recebeu o espetáculo “Épico: de zero a Deus”, no último domingo (12). A produção autoral da Companhia de Fianco, com roteiro e direção de Luane Spak, contou com casa cheia. A obra é uma comédia que aborda a mitologia grega com doses da realidade contemporânea. O espetáculo conta as aventuras de Dionísio, que viaja pelo mundo antigo para encontrar o Olimpo, na companhia de sua melhor amiga Ambrosia de Nisa. A epopeia presume a superação de obstáculos até se tornar um deus. Dionísio, conhecido como três vezes nascidos, é filho de Zeus e de Perséfone, de Sêmele e há quem diga que ele nasceu do próprio testículo de Zeus. Durante sua trajetória, Dionísio e Ambrosis enfrentam os desafios propostos por sua madrasta Hera, enquanto caminham por todo o mundo antigo.
“Na produção de “Épico: do zero a Deus”, utilizamos piadas do nosso dia a dia e até mesmo coisas em alta na internet”, explica Matheus Muka, ator que deu vida ao personagem principal. A peça teatral traz nela citações de programas de TV como o Fantástico e trends de danças do tiktok que estão em alta.
“Foi um trabalho de muitas mãos, o processo durou nove meses, desde a criação do roteiro às encenações”, lembra Luane Spak, roteirista, diretora e atriz da peça. Ela fala que após o grupo receber o roteiro, cada ator foi livre para criar o jeito de andar, características específicas e gestos de seu personagem. “Somos muitos fãs da Companhia Melhores do Mundo, utilizamos a peça [Hermanoteu na Terra de Godah] como uma inspiração para a nossa apresentação de hoje”, explica Luane.
A Cia de Fianco planeja mais duas apresentações do espetáculo em Ponta Grossa, ainda com datas indefinidas.
Texto: Daniel Klemba
Revisão: Ana Beatriz de Paiva
Supervisão: Muriel Amaral
Fotos: Daniel Klemba