A Semana de Contação de Histórias, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura na Bibliotoca Pública, reuniu muitas crianças interessadas no mundo da leitura e em conhecer novos autores e obras literárias. A prática de leitura no local ontem, fez parte do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. O objetivo do evento foi incentivar as crianças a ler e a conhecer o mundo e as aventuras de cada personagem criados pelos escritores em suas obras literárias. Alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Ponta Grossa Aristeu Costa Pinto, Orival Carneiro Martins e Othon Mader prestigiaram o evento, acompanhados de seus professores.
A leitura da obra do Sítio do Picapau Amarelo, que relembra a história de Emília, a boneca de pano, uma das personagens mais conhecidas do escritor Monteiro Lobato houve, também, a contação de histórias com a participação do personagem Visconde de Sabugosa de modo lúdico e teatral.
Roslaine Rocio Barbosa, que faz a mediação e integra a equipe de Contação de histórias há mais de 10 anos, incentiva a leitura para todos. Não podemos perder “o hábito da leitura e de manusear livros”. Ela explica: “a gente tem visto que as crianças estão substituindo os livros pelas redes sociais e esta atividade aqui é uma maneira de incentivar a leitura, porque a criança que lê vai se tornar um adulto que lê", observa.
No dia do Livro, comemorado ontem, é também dia de comemorar a Semana Monteiro Lobato, que surgiu em 1952, para homenagear o nascimento do escritor e a contribuição de suas histórias e personagens à literatura e ao folclore brasileiro. O evento tem por finalidade influenciar as crianças a desenvolverem uma rotina no mundo dos livros e fora das redes sociais. A Semana está na 72° edição neste ano e em todas partes do Brasil o feito desse autor é lembrado nas escolas é bibliotecas do país.
Texto: Nicolly Furman e Gabrieli Mendes
Edição: João Bobato
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Giovana Guarneri (01-05) Emilly Paitch (06).