O projeto Eletricidade Verde para Audiovisual teve sua penúltima semana de aulas nos dias 15 e 16, no Centro de Criatividade em Ponta Grossa. Oferecido pelo governo federal por meio da lei Paulo Gustavo, lei que tem o intuito de incentivar e reaquecer o setor cultural, o curso tem o propósito de mostrar como funciona e como se trabalha com a rede elétrica da área audiovisual, além de aprofundar conhecimentos na área da eletricidade.
O professor Luiz Maurício Bucholdz, técnico em eletromecânica, trabalha há 27 anos no ramo. “O curso vai permitir que as pessoas melhorem o conhecimento dos equipamentos e das técnicas de audiovisual, pois o conteúdo é focado na parte elétrica e em partes práticas como o cabeamento”, explica.
O curso tem duração de 40 horas distribuídas semanalmente. É gratuito e fiscalizado pelo Governo Estadual. A inscrição no projeto só pode ser realizada por maiores de 18 anos e com o ensino médio completo. O aluno, Reinaldo do Santos, relata que o curso mostra tecnologias da atualidade e os alunos não têm dificuldades para aprender, pois as aulas são bem planejadas e didáticas, tanto na prática, quanto na teoria. “Novos conhecimentos sempre são bem-vindos. É sempre necessário estarmos por dentro das novas tecnologias para assim ter mais chances de entrar no mercado de trabalho”, comentou Reinaldo, relatando como tem sido proveitosa a experiência..
As atividades tiveram início em Ponta Grossa com aulas no período da tarde, às sextas, e no sábado pela manhã e à tarde. Participam do curso as cidades de Londrina, Cascavel, Guarapuava e Paranaguá.
Texto: João Fogaça e Maria Vitória
Revisão: Victória Fonseca
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Matheus de Lara (01-04)
João Fogaça (05-07)
Maria Vitória (08-11)