Com música, gastronomia e fantasias da Idade Média, o Carnafolk teve a primeira edição neste ano
Entre os dias 02 e 03 de março, no Castelo Florença, aconteceu o 1° Carnafolk, uma festa de carnaval com temática medieval. O evento, que atraiu por volta de 500 pessoas, contava com músicas, danças, comidas, jogos e expositores, tudo com o tema daquela época. Além de apresentações musicais, também aconteceu o concurso de trajes que avaliava a melhor caracterização.
Henrique Gutierrez, organizador do evento, participou de eventos do gênero como voluntário ou como expositor em outras cidades e conta de onde surgiu o interesse pela Idade Média. “Desde criança, com filmes, jogos e muita influência do meu pai, eu gostava de cultura medieval”. Após descobrir a existência de feiras medievais, começou a participar como visitante e, com o tempo, ficou interessado em organizar sua própria feira.
Zandy Latyki e Lucas Batistela, vencedores do concurso de trajes como Casal Viking, falam sobre a sua experiência com as feiras medievais. “Faz anos que eu gosto de feiras medievais, já fomos em feiras em Carambeí e aqui em Ponta Grossa, na primeira vez que participamos pensamos que seria legal se caracterizar e aos poucos fomos conseguindo partes do traje”, relata Lucas. Porém, foi a primeira vez que o casal participou do concurso de trajes e afirmam que pretendem voltar na próxima edição também competindo e Lucas diz que gostaria de competir também em outros jogos medievais.
Henrique confirma que ano que vem terá a segunda edição do evento. “Melhorar o que eu errei sempre progredindo, porque ano que vem tem Carnafolk 2 com certeza”. O fundador do evento ainda realça o seu sentimento sobre o engajamento do público. “É fantástica a rapaziada que compra a idéia, que vem caracterizada e que gosta da proposta, é fantástico ver essas pessoas participando com você”.
Texto: Matheus de Lara
Revisão: Gabriel Ribeiro
Supervisão: Muriel Emidio
Fotos: Gabriel Ribeiro