O Exército Brasileiro de Ponta Grossa realizou uma das etapas do curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) com a realização de uma ‘guerra simulada’ que ocorreu na manhã desta quinta-feira (5) no Campo de Instruções General Calasans (CIGC) em Itaicoca, distrito da cidade. Para participar do exercício, membros da Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército marcaram presença na ação.
Segundo a Comunicação Social do Exército, o planejamento da ação ocorreu de forma semelhante a uma guerra real. “A ação ocorre quando o país vermelho invade o país azul, por conta de acontecimentos históricos”, explicou a nota, detalhando que houve uma tentativa simulada de intervenção de um órgão internacional na situação, mas sem resultados.
Diante da falta de resolução democrática, os soldados pegaram suas armas para defesa territorial e expulsar o invasor vermelho. A ação, que contou com a participação do 13º Batalhão de Infantaria Blindado, 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e 3º Regimento de Carros de Combate, foi importante para a formação dos capitães alunos.
Durante a ‘guerra simulada’, toda a ação e tática foram acompanhadas por acadêmicos de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e publicidade da Unicesumar, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto os blindados e os pelotões envolvidos na simulação.
Texto: Heryvelton Martins
Fotos: Heryvelton Martins
Edição e Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Publicação: Gabriel Ribeiro