Na noite do último sábado (30), a esperada Noite de Gala encerrou o festival Setembro em Dança 2023, em Ponta Grossa, com cerimônia de premiação realizada na ‘Cidade da Dança’. Além dos prêmios para as coreografias vencedoras dos gêneros ballet clássico, jazz, dança contemporânea e estilo livre, nas categorias solo, duo e grupo, e subcategorias adulto e juvenil, também foram premiados melhor coreógrafo, figurino, coreografia e bailarino destaque. Os valores da premiação ficaram entre R$900 e R$1.700.
Helena Pavesi, bailarina da Angelus Academia de Dança, foi campeã do ballet clássico na categoria grupo adulto, com a coreografia Masquerade. “Sou muito grata por poder participar do Setembro em Dança e de ser campeã pelo terceiro ano consecutivo. Fico muito feliz que exista um evento como esse na nossa cidade, que estimule a cultura e a arte para a população”, diz. A bailarina tem a expectativa de que nos próximos anos o evento continue sendo realizado. “Fico muito feliz que a nossa cidade, nosso estado tenha um festival como este. E que venham muitos mais Setembro em Dança”, afirma.
O festival teve início no dia 20 de setembro e contou com quatro mostras competitivas, 20 mostras abertas, que aconteceram nos palcos montados no Calçadão, Lago de Olarias e na ‘Cidade da Dança’, ao lado do Conservatório de Música Maestro Paulino. Além disso, diversas oficinas gratuitas e abertas ao público foram ministradas por professores renomados da dança brasileira.
O Setembro em Dança é considerado o maior festival de dança do Paraná. A edição de 2023 marcou os 200 anos de Ponta Grossa e, pela primeira vez, foi aberto para a participação de escolas de dança de outros estados.
Texto: Ana Beatriz de Paiva e Daniel Klemba
Revisão: Mel Pires
Supervisor: Cândida de Oliveira
Fotos: Ana Beatriz de Paiva (01-10) e Daniel Klemba (11-20)