A dança contemporânea foi o gênero presente na segunda mostra competitiva do festival Setembro em Dança 2023. O evento ocorreu na noite desta terça (26) e movimentou o palco da ‘Cidade da Dança’, espaço montado ao lado do Conservatório de Música Maestro Paulino.
A bancada do júri da noite recebeu Fábio Alcântara e Alex Siqueira, de São Paulo, e Márcia Angeli, de Maringá, que também irão ministrar palestras e oficinas. Os dançarinos foram premiados nas categorias solo adulto e juvenil, duo adulto e juvenil e grupo adulto e juvenil. Os vencedores se apresentam novamente no próximo sábado (30), quando acontece a noite de gala e também o encerramento do festival.
Yasmin Del Pozo é bailarina e executou duas coreografias, ‘Intimidade’ em grupo e o solo ‘Aonde Anda Você’, além de ter sido coreógrafa do duo ‘Inversamente Proporcional’. Ela não levou os prêmios para casa, mas conta que participa do evento desde a primeira edição e afirma que é sempre uma experiência maravilhosa. “A gente encontra amigos do mundo artístico, troca experiências, coloca o espírito competitivo em ação e mergulha de cabeça na dança. Ter um festival local é muito bacana porque a troca entre os artistas do município é mais acessível.”, relata.
Além da mostra competitiva de gênero livre, a programação desta quarta (27) conta com cinco oficinas gratuitas: técnico em floorwork, jazz dance, contemporâneo, jazz lyrical e clássico juvenil e as mostras competitivas até o dia 28.
Texto: Ana Beatriz de Paiva e Daniel Klemba
Revisão: Mel Pires
Supervisão: Muriel Amaral
Fotos: Ana Beatriz de Paiva (01-10) e Daniel Klemba (11-20)