O novo espaço cultural de Ponta Grossa passa a funciona nas instalações da Mansão Villa Hilda
O Museu Municipal Aristides Spósito, inaugurado nesta terça-feira (12) pela Prefeitura Municipal, conta com acervos do antigo Museu Época. O nome deste novo espaço cultural de Ponta Grossa foi dado em homenagem ao fundador e proprietário do Época, museu instalado na cidade em 1922. Ele cuidou do local até a sua morte, em 2016. O espaço era uma residência do século XX, com cozinha, sala de jantar, quarto e outros cômodos. O novo museu está localizado nas instalações da Mansão Villa Hilda, Centro de Ponta Grossa.
Carlos Marino Teixeira, 76 anos, relata ter sido amigo de Aristides Spósito. Teixeira atuou como taxista por mais de 20 anos e ao longo desse tempo deu inúmeras caronas ao dono do Época. “Aristides merece todas as homenagens, por sua luta para preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade. Esse foi um dos maiores presentes que ele deixou à população ponta-grossense.” O ex-taxista parabeniza Ponta Grossa pelos 200 anos e convida todos a visitarem o novo espaço cultural do Município.
A Mansão Vila Hilda é um prédio histórico de Ponta Grossa, construído em 1926 e tombado em 1990 como Patrimônio Histórico do Paraná. O casarão já funcionou como Biblioteca Pública, serviu de sede para a Fundação de Turismo, Fundação de Cultura e, agora, foi reformado pela Secretaria Municipal de Cultura para se transformar na sede do Museu Municipal, com a aquisição de acervos históricos como o do Época.
A abertura do novo museu faz parte da programação de comemoração dos 200 anos de Ponta Grossa. A Mansão Vila Hilda está localizada na rua Júlia Wanderley, 936, e pode ser visitada pelo público gratuitamente de segunda a sexta, das 8h às 18h, com a possibilidade de agendamento de visitas guiadas.
Fotos: Pedro Moro
Texto: João Bobato
Revisor: Ana Beatriz de Paiva
Supervisor: Carlos Alberto de Souza