Para além da história construída sobre os trilhos dos trens ou de figuras ilustres do meio social, o projeto 200 anos, 200 pessoas pretende trazer à tona pessoas anônimas e parte de suas vivências em comemoração aos 200 anos do município de Ponta Grossa. Ao oferecer essa oportunidade, o projeto de extensão Foca Foto, pertencente ao Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), proporciona a visibilidade de pessoas que nem sempre são reconhecidas no espaço público que contribuíram e continuam a contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento.
Ao longo das próximas semanas, vamos mergulhar nas vidas e nas histórias das pessoas que compõem a singularidade e o pluralismo de Ponta Grossa. De jovens a idosos, de artistas e empreendedores, dos mais diversos modos de ocupação todos têm uma parte fundamental na construção do município.
Cada perfil será uma proposta de visibilidade e reconhecimento às vidas que deram forma à cidade ao longo dos anos. Vamos explorar suas experiências, paixões, realizações e aspirações. Compartilharemos suas fotografias, suas memórias e as maneiras de se fazerem presentes no espaço público.
Esta série de publicações especiais é um convite para todos olharmos as pessoas que habitam e constroem o cotidiano. Celebrar a diversidade da população é uma ação política que não estabelece hierarquias nos modos de representação. Todos são iguais porque são diferentes. Agradecemos a todos que contribuíram para tornar este projeto possível e mal podemos esperar para compartilhar essas incríveis histórias nas redes sociais do Foca Foto.
Obrigado
Equipe Foca Foto