O Cine-Teatro Ópera recebeu pela segunda vez o espetáculo “O Santo e a Porca”, quinta-feira (27). A peça teatral, produzida pelo diretor Kellvyn Dias, contou com casa cheia e divertiu o público presente. A peça foi inspirada na obra de Ariano Suassuna, autor do clássico “Auto da Compadecida”. A obra aborda o tema da avareza, segundo o próprio autor. O texto é uma “imitação nordestina” da peça “Aulularia”.
O evento foi promovido e organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa. A primeira exibição do espetáculo ocorreu no dia 8 de junho e também lotou o teatro. Devido à grande procura, a nova sessão que aconteceu na quinta passada, foi programada para possibilitar que mais pessoas apreciassem a peça.
O diretor e produtor, Kellvyn Dias, fala sobre o possível futuro da peça. Ele explicou que pretende inscrever O Santo e a Porca em outros festivais, porque essa galera tem muito potencial, conta.
A peça narra a história de Euricão Árabe, conhecido como “engole cobra”, um velho avarento devoto de Santo Antônio que guarda suas economias em uma porca de madeira. O protagonista recebe uma carta de Eudoro, dizendo que vai tirar seu bem mais precioso. O velho fica apreensivo e acredita que o homem irá pegar seu dinheiro, mas Eudoro se refere à Margarida, filha de Euricão, pois deseja se casar com ela.
O ator Matheus Muka, integrante do grupo “Cia de fianco”, que deu vida ao personagem “Euricão, engole cobra”, descreve sua trajetória no teatro: “Faz cerca de dois anos que faço teatro, não tenho muitas peças. A maior dificuldade dessa peça foi o sotaque nordestino, por ser muito carregado”, explica o ator.
Em todos os dias de espetáculo, o ingresso era 15 reais e mais um quilo de alimento não perecível. As arrecadações dos alimentos serão destinadas para o projeto “amor e ação”, do Sest Senat, que distribui os alimentos para o Núcleo Regional da Criança de Ponta Grossa, onde várias famílias e crianças em situação de vulnerabilidade recebem ajuda do projeto.
Fotos: Daniel Klemba (01-10) e Matheus de Lara (11-21)