Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 

Barqueiros carregaram santa pelo Rio Iapó em tradicional procissão na cidade

A 100ª Festa em louvor a padroeira Senhora Sant’Ana reuniu fiéis e devotos nesta quarta-feira (26) em Castro. A festa, que teve sua primeira edição oficial em 1923, contou com a tradicional procissão fluvial pelo Rio Iapó com o andor da padroeira, acompanhada de aproximadamente vinte barcos.

 

O trajeto iniciou em um ponto de coleta de água da Sanepar, localizado no bairro Poço Grande, e percorreu por mais de 1km até a Prainha, onde centenas de pessoas esperavam a procissão.

A fiel Helena Petreski conta que sempre participa da procissão. “Até o ano passado vinha com meu irmão, mas ele faleceu pouco tempo depois. Hoje venho louvar a padroeira e lembrar a memória dele”, relata.

Com o fim da procissão no Iapó, devotos levaram a imagem da Santa até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a missa em louvor à Senhora Sant’Ana. O padre Sandro Brandt coordenou a missa e falou da importância da data. “Quantos patriarcas e ancestrais ajudaram a construir o que presenciamos hoje, os 100 anos da festa de Sant’Ana!”.

A santa é considerada padroeira de Castro desde o século XVIII, quando tropeiros se instalaram na região e construíram uma capela em louvor à avó de Jesus Cristo no centro da cidade, próximo ao rio. Quando Ponta Grossa se emancipou de Castro, há 200 anos, o município manteve a fé na Senhora Sant’Ana

Fotos: Carlos Solek

Capa--CARLO
Foto-2
Foca4
Foto-3
Foto-5
Foto-4
FocaJPG
Foca1
Foca6
Foca

 

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar