A 1ª Mostra de Culturas Religiosas, Fé e Devoção de Ponta Grossa! foi aberta nesta segunda-feira (24), no Cine Teatro Ópera, com a realização de reunião de líderes de religiões monoteístas para dialogar sobre a diversidade religiosa no Município. A mostra, realizada em parceria com a URI (Iniciativa de Religiões Unidas), tem por objetivo estabelecer elos e os pontos comuns de religiões monoteístas. O evento faz parte da Celebração dos 200 Anos de Ponta Grossa e terá duração até quinta-feira, com atividades em vários pontos do município. Contará com apresentações musicais, homenagens e exposições religiosas.
Edvino Sicuro, padre da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, do núcleo Santa Maria, entende como um fenômeno da pós-modernidade a reunião entre líderes religiosos e acredita que esse encontro não aconteceria em outros momentos da humanidade. O padre informa que existe harmonia entre as lideranças religiosas, mas explica que há barreiras e preconceitos entre os fiéis de todas as denominações que precisam ser rompidas. “O que nos une é a prática no amor fraterno. Se nós vivenciarmos este amor, estaremos fazendo a vontade de Deus”, completa o sacerdote.
Pai Bruno, líder religioso da Umbanda, ressalta a importância do encontro para trazer à tona os povos e religiões marginalizadas. Trata-se de um grande passo no fortalecimento da comunidade religiosa”. Ele utiliza o conceito “culturalismo”, do sociólogo Jessé Souza, para explicar os preconceitos que ocorrem no meio social contra as religiões de origem africanas ou indígenas.
O encontro contou com a participação de líderes do Catolicismo, Protestantismo, Xamanismo, Umbanda, Candomblé, Hinduísmo, Islamismo, Espiritísmo e Budismo.
Fotos: João Vitor Bobato e Pedro Moro