A mobilização contra o feminicídio no Paraná foi marcada pelo evento Caminhada do Meio-dia, que aconteceu em diversas cidades do Estado, inclusive em Ponta Grossa. No Município, a caminhada foi realizada no sábado passado, tendo como ponto de partida a Praça Barão do Rio Branco e chegada na Estação Saudade. O evento é uma mobilização que integra o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado em memória da advogada Tatiane Spitzner, morta por seu companheiro na madrugada do dia 22 de julho de 2018, no interior do Paraná, em Guarapuava.
O objetivo principal da caminhada é conscientizar a população sobre este grave problema social e manter viva a memória das vítimas de feminicídio no Estado, além de ser uma ação de solidariedade para com as famílias das mulheres que perderam a vida. É também uma luta para pôr fim a violência contra as mulheres.
A Prefeita Elizabeth Schmidt, que participou da caminhada, observa que este é um momento para dar importância à vida das mulheres e lutar para que novos casos de feminicídio não voltem a ocorrer no Município. Trata-se de uma manifestação, um grito contra o feminicídio e de valorização da mulher no meio social. Nós reconhecemos a importância de cada mulher. Cada uma delas está fazendo falta hoje nas suas famílias. Então, nós não queremos que isso se repita na família de ninguém. Por isso, neste Dia Estadual Contra o Feminicídio, chamamos a atenção da população. “Nós somos contra e queremos que todos sejam contra", observa a Prefeita, ao explicar que “aqui na nossa cidade, tivemos, no último ano, dois casos de feminicídios e nós não queremos que haja novos casos. Então esse é “um grito de guerra e nós estamos aqui pra mostrar que somos contra".
A caminhada reuniu bom número de pessoas, vestidas de branco. Na praça, onde começou a caminhada, foram expostos ao público cruzes com nomes de mulheres vítimas de feminicídio. Com falas e gritos de apoio às mulheres, a caminhada passou pelo Calçadão e terminou na Estação Saudade. Durante o trajeto, foram distribuídos panfletos ao público, como forma de contribuir para o combate a esse problema.
Fotos: Nicolly Furman